Bullying escolar : os observadores e o seu papel supremo no término deste fenómeno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5002 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 |
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Bullying escolar : os observadores e o seu papel supremo no término deste fenómenoViolência escolarBullyingObservação do comportamentoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011No nosso dia-a-dia somos alertados para inúmeras situações de violência escolar. A escola desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento do indivíduo, podendo também gerar adversidades intra e interpessoais. Dessa forma, o tema de bullying apresenta-se como um importante fenómeno e, nesse âmbito, este trabalho de investigação, pretende estabelecer o papel dos observadores, considerando-se este como supremo no término de maus-tratos entre iguais. O objectivo deste trabalho de investigação, incluído num projecto colaborativo de prevenção da violência entre pares, visa compreender a influência dos observadores na problemática do bullying escolar. Deste modo, procurou-se explorar reacções, atitudes, a percepção em geral dos observadores face a uma agressão sistemática e compreender os efeitos colaterais que subjazem a este fenómeno naqueles que observam este tipo de agressão. Parte-se do pressuposto que os observadores podem constituir e integrar uma rede firme de combate a esta infâmia e pretende-se compreender se poderão ser indivíduos com os quais se poderá intervir, primeiramente, numa perspectiva preventiva. Metodologicamente, o cariz de dois tipos de resultados, quantitativos e qualitativos, forneceram a esta investigação indicadores indispensáveis. Partiu-se da aplicação do Questionário para o Estudo da Violência entre Pares no 3º Ciclo do Ensino Básico de Freire & Veiga Simão (2005), numa escola do distrito de Lisboa no ano lectivo 2007/8, permitindo seleccionar a amostra de estudo para a realização de entrevistas de “focus-group” no ano lectivo de 2008/9. Os resultados revelaram que os observadores constituem, ainda, uma rede de desamparo, envolvendo-se passivamente no término deste fenómeno, e isso permitiu, equacionar um conjunto de medidas, de forma breve e esboçada, que fossem eficientes, capazes e positivas, de e para o combate de fenómenos agressivos de bullying.In our day-to-day we are alerted for innumerous situations of school violence. The school performs a fundamental role in process of development of the individual, being also able to generate adversities intra and interpersonal. Therefore, the theme bullying is presented as an important subject and this investigation work pretends to establish the role of the bystanders`, as it is considered as supreme to finish these actions of abuse between equals This study aims to determine bystanders` reactions, attitudes and perceptions to school bullying. Therefore, we studied of the bystanders` when confronted with a systematic aggression and, moreover, tried to comprehend the collateral effects of this phenomenon in the ones who observe this type of aggression. Assuming that the bystanders` may compose a firm network of combat to this infamy, we pretend to understand if we will be able to intervene, primary, with these individuals, in a preventive perspective. Methodologically, the two types of results, quantitative and qualitative, have provided to this investigation indispensable indicators. We started with the application of the questionnaire to the study of violence between years of middle school by Freire & Veiga Simão (2005), in a school of Lisbon during the academic year of 2007/8, witch allowed to select sample of students to realize the focus-group interviews during the year 2008/9. The results revealed that the bystanders` act passively before these actions of bullying, constituting a network with no support to stop this issue. This conclusion allowed has to elaborate a group of measures, brief and outlined, that were efficient, capable and positive, to the combat of aggressive actions of bullying.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaGouveia, Sérgio Jorge da Silva2012-01-26T17:35:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:32.330536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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