Análise do impacto económico dos eventos turísticos do concelho de Torre de Moncorvo para o desenvolvimento local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Victor
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/24861
Resumo: O turismo é um dos fenómenos mais marcantes e impressivos da nossa época e nenhuma das realizações do século XX terá influenciado tão profunda e extensamente a vida humana como esta atividade. (Cunha, 2013, p.48). “Realmente o turismo conquistou um papel central na economia portuguesa e é hoje líder nas exportações, na sustentabilidade, na inovação e na criação de emprego. Na verdade, contribui, como nenhuma outra atividade, para a correção de assimetrias e para a criação de emprego, sendo já um dos principais motores do desenvolvimento regional em Portugal.” (Turismo de Portugal, 2015, p.5). Um evento é uma ocasião, planeada e organizada com um objetivo específico, que ocorre num horário e local específicos, para um determinado público-alvo. A multiplicidade de fatores inerentes à sua criação e organização leva a infinitas classificações, dividindo-as em categorias, áreas de interesse, tipos de público, periodicidade, programa, objetivos e assim por diante. Devido à capacidade de um evento de gerar novos fluxos de pessoas, eles podem impulsionar economicamente uma rua, um bairro ou uma cidade, tornando-se uma excelente oportunidade para desenvolvimento e promoção local. Os eventos criam oportunidades para a viagem, aumentando o consumo e promovendo o desenvolvimento local, justificando a luta constante, por parte dos municípios, para a captação de receitas para a sua realização. Têm uma importância ímpar enquanto promotores do território, fomentando a participação de outras atividades, atraindo cada vez mais turistas e / ou visitantes para a região. Muitos eventos criam um grande fluxo de pessoas ao longo da vida, mas os seus efeitos podem ser muito mais amplos pela capacidade de estimular informações através da comunicação, colocando o nome e a localização do promotor na mente do público e fornecendo uma imagem positiva sobre o promotor e / ou o destino onde o evento ocorre. Isso motiva o fluxo de novas pessoas para o destino, a fim de participar no evento. No entanto, muitos também são atraídos pelo próprio destino, influenciados pelo aumento de informações na comunicação, intensificando futuras visitas. O Turismo de Portugal (TdP) pretende na sua Estratégia Turismo 2027 “posicionar o turismo interno como fator de competitividade e de alavanca da economia nacional através de eventos que concorram para a promoção turística dos territórios, a valorização das economias locais, dos seus produtos endógenos e das suas histórias e tradições.” (Turismo de Portugal, 2017, p.59). O turismo de eventos surge como uma estratégia para desenvolver turisticamente o concelho de Torre de Moncorvo, identificando este destino como um local aprazível, ponto de encontro cultural e dinâmico, melhorando, assim, a imagem deste território de baixa densidade, mas que pretende ser um território de alta intensidade. Os casos apresentados referem-se ao município de Torre de Moncorvo, que se concentram na Feira Medieval (FM) e no Vinho Sabor Douro (VSD), dois grandes eventos anuais. O objetivo deste estudo é estimar o impacto económico destes dois principais eventos, utilizando dados secundários, através da consulta de bibliografia especializada e de informações disponíveis de diferentes entidades envolvidas, e utilizando dados primários, em abordagem quantitativa, com pesquisas a expositores e visitantes durante a Feira Medieval e durante o Vinho Sabor Douro. No que diz respeito ao impacto económico na região, estima-se que a FM tenha um impacto de 6,3 milhões de euros, enquanto que o VSD tem um impacto de 0,7 milhões de euros. Neste impacto económico, destaca-se a comercialização, em ambos os eventos, da amêndoa coberta e do vinho, adicionalmente do artesanato e azeite, na FM e no VSD, respetivamente. Com este estudo e os resultados alcançados, o promotor poderá elaborar estratégias para a melhoria dos eventos, procurando atrair mais visitantes, aumentando o tempo médio de permanência dos turistas, a sua lealdade ao destino e impulsionando a economia e a criação de emprego local.
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A multiplicidade de fatores inerentes à sua criação e organização leva a infinitas classificações, dividindo-as em categorias, áreas de interesse, tipos de público, periodicidade, programa, objetivos e assim por diante. Devido à capacidade de um evento de gerar novos fluxos de pessoas, eles podem impulsionar economicamente uma rua, um bairro ou uma cidade, tornando-se uma excelente oportunidade para desenvolvimento e promoção local. Os eventos criam oportunidades para a viagem, aumentando o consumo e promovendo o desenvolvimento local, justificando a luta constante, por parte dos municípios, para a captação de receitas para a sua realização. Têm uma importância ímpar enquanto promotores do território, fomentando a participação de outras atividades, atraindo cada vez mais turistas e / ou visitantes para a região. Muitos eventos criam um grande fluxo de pessoas ao longo da vida, mas os seus efeitos podem ser muito mais amplos pela capacidade de estimular informações através da comunicação, colocando o nome e a localização do promotor na mente do público e fornecendo uma imagem positiva sobre o promotor e / ou o destino onde o evento ocorre. Isso motiva o fluxo de novas pessoas para o destino, a fim de participar no evento. No entanto, muitos também são atraídos pelo próprio destino, influenciados pelo aumento de informações na comunicação, intensificando futuras visitas. O Turismo de Portugal (TdP) pretende na sua Estratégia Turismo 2027 “posicionar o turismo interno como fator de competitividade e de alavanca da economia nacional através de eventos que concorram para a promoção turística dos territórios, a valorização das economias locais, dos seus produtos endógenos e das suas histórias e tradições.” (Turismo de Portugal, 2017, p.59). O turismo de eventos surge como uma estratégia para desenvolver turisticamente o concelho de Torre de Moncorvo, identificando este destino como um local aprazível, ponto de encontro cultural e dinâmico, melhorando, assim, a imagem deste território de baixa densidade, mas que pretende ser um território de alta intensidade. Os casos apresentados referem-se ao município de Torre de Moncorvo, que se concentram na Feira Medieval (FM) e no Vinho Sabor Douro (VSD), dois grandes eventos anuais. O objetivo deste estudo é estimar o impacto económico destes dois principais eventos, utilizando dados secundários, através da consulta de bibliografia especializada e de informações disponíveis de diferentes entidades envolvidas, e utilizando dados primários, em abordagem quantitativa, com pesquisas a expositores e visitantes durante a Feira Medieval e durante o Vinho Sabor Douro. No que diz respeito ao impacto económico na região, estima-se que a FM tenha um impacto de 6,3 milhões de euros, enquanto que o VSD tem um impacto de 0,7 milhões de euros. Neste impacto económico, destaca-se a comercialização, em ambos os eventos, da amêndoa coberta e do vinho, adicionalmente do artesanato e azeite, na FM e no VSD, respetivamente. Com este estudo e os resultados alcançados, o promotor poderá elaborar estratégias para a melhoria dos eventos, procurando atrair mais visitantes, aumentando o tempo médio de permanência dos turistas, a sua lealdade ao destino e impulsionando a economia e a criação de emprego local.Tourism is one of the most striking and impressive phenomena of our time and none of the achievements of the 20th century will have influenced human life as deeply and extensively as this activity.” (Cunha, 2013, p.48). “Indeed, tourism has conquered a central role in the Portuguese economy and is today a leader in exports, sustainability, innovation and job creation. In fact, it contributes, like no other activity, to the correction of asymmetries and to the creation of jobs, being already one of the main drivers of regional development in Portugal.” (Turismo de Portugal, 2015, p.5). An event is an occasion, planned and organized with a specific objective, which takes place at a specific time and place, for a specific target audience. The multiplicity of factors inherent to its creation and organization leads to infinite classifications, dividing them into categories, areas of interest, types of audience, periodicity, program, objectives and so on. Due to the ability of an event to generate new flows of people, they can economically boost a street, a neighborhood or a city, making it an excellent opportunity for local development and promotion. These events create opportunities for travel, for consumption and promotion of local development, justifying the constant struggle, on the municipality’s side, to collect revenue for its realization. They have a unique importance as promoters of territory, encouraging the participation of other activities, attracting more and more tourists and / or visitors for the region. Many events create a large flow of people throughout their lives, but their effects can be much broader by the ability to stimulate information through communication, placing the name and location of the promoter in the public's mind and providing a positive image about the promoter and / or the destination where the event takes place. This motivates the flow of new people to the destination in order to participate in the event. However, many are also attracted by the destiny itself, influenced by the increase of disclosure communication, intensifying future visits. The Turismo de Portugal (TdP) intends in its Tourism Strategy 2027 “to position domestic tourism as a factor of competitiveness and leverage of the national economy through events that contribute to the tourism promotion of the territories, the valorization of local economies, their endogenous products and their histories and traditions.” (Turismo de Portugal, 2017, p.59). Event tourism emerges as a strategy to develop the municipality of Torre de Moncorvo in terms of tourism, identifying this destination as a pleasant place, a cultural and dynamic meeting point, thus improving the image of this low-density territory, but which aims to be a high intensity territory. The cases presented refer to the municipality of Torre de Moncorvo, which are concentrated in the Medieval Fair (MF) and the Sabor Douro Wine (SDW), two major annual events. The objective of this study is to estimate the economic impact of these two main events, using secondary data, by consulting specialized bibliography and available information from different entities involved, and using primary data, in a quantitative approach, with surveys of exhibitors and visitors during the Medieval Fair and during the Sabor Douro Wine. Regarding the regional economic impact, MF is estimated to have an impact of 6,3 million euros, while the SDW has an impact of 0,7 million euros. In this economic impact, we highlight the sale, at both events, of covered almonds and wine, in addition to handicrafts and olive oil, on MF and on SDW, respectively. With this study and the results achieved, the promoter will be able to develop strategies to improve events, seeking to attract more visitors, increasing the average length of stay for tourists, their loyalty to the destination and boost the economy and the creation of local jobs.Carvalho, AidaFernandes, JoanaBiblioteca Digital do IPBMoreira, Victor2022-01-24T10:04:19Z202120202021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/24861TID:202893790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:55:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/24861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:43.616891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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