Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3575 https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646 |
Resumo: | A competência emocional, um indicador de desenvolvimento positivo na adolescência, constitui um fator explicativo do sucesso académico. Contudo, importa ainda investigar relações entre a competência emocional e variáveis processuais do sucesso académico, incluindo o envolvimento na escola. Este estudo analisa se a competência emocional constitui um recurso pessoal para o envolvimento na escola na adolescência, controlados efeitos do sexo e ano escolar. O Questionário de Competência Emocional e a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola foram respondidos por 303 adolescentes de ambos os sexos (Midade = 16.36), que frequentavam o ensino secundário. Resultados da regressão linear hierárquica múltipla sugerem que a competência emocional explica 34% da variância do envolvimento na escola. Discutem-se implicações para investigação e intervenção psicológica. |
id |
RCAP_6bfba5761f40782a04150eec39ce4743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/3575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escolaCompetência emocionalDesenvolvimento positivoEnvolvimento na EscolaAdolescênciaA competência emocional, um indicador de desenvolvimento positivo na adolescência, constitui um fator explicativo do sucesso académico. Contudo, importa ainda investigar relações entre a competência emocional e variáveis processuais do sucesso académico, incluindo o envolvimento na escola. Este estudo analisa se a competência emocional constitui um recurso pessoal para o envolvimento na escola na adolescência, controlados efeitos do sexo e ano escolar. O Questionário de Competência Emocional e a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola foram respondidos por 303 adolescentes de ambos os sexos (Midade = 16.36), que frequentavam o ensino secundário. Resultados da regressão linear hierárquica múltipla sugerem que a competência emocional explica 34% da variância do envolvimento na escola. Discutem-se implicações para investigação e intervenção psicológica.2021-07-01T14:45:32Z2021-07-012020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575http://hdl.handle.net/11328/3575Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575http://hdl.handle.net/11328/3575https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646por1982-1247http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, JoanaOliveira, Íris MartinsAraújo, Alexandra M.reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:21Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:38.827099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola |
title |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola |
spellingShingle |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola Sampaio, Joana Competência emocional Desenvolvimento positivo Envolvimento na Escola Adolescência |
title_short |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola |
title_full |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola |
title_fullStr |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola |
title_full_unstemmed |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola |
title_sort |
Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola |
author |
Sampaio, Joana |
author_facet |
Sampaio, Joana Oliveira, Íris Martins Araújo, Alexandra M. |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Íris Martins Araújo, Alexandra M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Joana Oliveira, Íris Martins Araújo, Alexandra M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência emocional Desenvolvimento positivo Envolvimento na Escola Adolescência |
topic |
Competência emocional Desenvolvimento positivo Envolvimento na Escola Adolescência |
description |
A competência emocional, um indicador de desenvolvimento positivo na adolescência, constitui um fator explicativo do sucesso académico. Contudo, importa ainda investigar relações entre a competência emocional e variáveis processuais do sucesso académico, incluindo o envolvimento na escola. Este estudo analisa se a competência emocional constitui um recurso pessoal para o envolvimento na escola na adolescência, controlados efeitos do sexo e ano escolar. O Questionário de Competência Emocional e a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola foram respondidos por 303 adolescentes de ambos os sexos (Midade = 16.36), que frequentavam o ensino secundário. Resultados da regressão linear hierárquica múltipla sugerem que a competência emocional explica 34% da variância do envolvimento na escola. Discutem-se implicações para investigação e intervenção psicológica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01T00:00:00Z 2021-07-01T14:45:32Z 2021-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575 http://hdl.handle.net/11328/3575 Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575 http://hdl.handle.net/11328/3575 https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646 |
identifier_str_mv |
Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/3575 https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-1247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134980975099904 |