Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Joana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Íris Martins, Araújo, Alexandra M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3575
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646
Resumo: A competência emocional, um indicador de desenvolvimento positivo na adolescência, constitui um fator explicativo do sucesso académico. Contudo, importa ainda investigar relações entre a competência emocional e variáveis processuais do sucesso académico, incluindo o envolvimento na escola. Este estudo analisa se a competência emocional constitui um recurso pessoal para o envolvimento na escola na adolescência, controlados efeitos do sexo e ano escolar. O Questionário de Competência Emocional e a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola foram respondidos por 303 adolescentes de ambos os sexos (Midade = 16.36), que frequentavam o ensino secundário. Resultados da regressão linear hierárquica múltipla sugerem que a competência emocional explica 34% da variância do envolvimento na escola. Discutem-se implicações para investigação e intervenção psicológica.
id RCAP_6bfba5761f40782a04150eec39ce4743
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/3575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escolaCompetência emocionalDesenvolvimento positivoEnvolvimento na EscolaAdolescênciaA competência emocional, um indicador de desenvolvimento positivo na adolescência, constitui um fator explicativo do sucesso académico. Contudo, importa ainda investigar relações entre a competência emocional e variáveis processuais do sucesso académico, incluindo o envolvimento na escola. Este estudo analisa se a competência emocional constitui um recurso pessoal para o envolvimento na escola na adolescência, controlados efeitos do sexo e ano escolar. O Questionário de Competência Emocional e a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola foram respondidos por 303 adolescentes de ambos os sexos (Midade = 16.36), que frequentavam o ensino secundário. Resultados da regressão linear hierárquica múltipla sugerem que a competência emocional explica 34% da variância do envolvimento na escola. Discutem-se implicações para investigação e intervenção psicológica.2021-07-01T14:45:32Z2021-07-012020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575http://hdl.handle.net/11328/3575Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575http://hdl.handle.net/11328/3575https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646por1982-1247http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, JoanaOliveira, Íris MartinsAraújo, Alexandra M.reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:21Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:38.827099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
title Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
spellingShingle Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
Sampaio, Joana
Competência emocional
Desenvolvimento positivo
Envolvimento na Escola
Adolescência
title_short Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
title_full Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
title_fullStr Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
title_full_unstemmed Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
title_sort Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola
author Sampaio, Joana
author_facet Sampaio, Joana
Oliveira, Íris Martins
Araújo, Alexandra M.
author_role author
author2 Oliveira, Íris Martins
Araújo, Alexandra M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Joana
Oliveira, Íris Martins
Araújo, Alexandra M.
dc.subject.por.fl_str_mv Competência emocional
Desenvolvimento positivo
Envolvimento na Escola
Adolescência
topic Competência emocional
Desenvolvimento positivo
Envolvimento na Escola
Adolescência
description A competência emocional, um indicador de desenvolvimento positivo na adolescência, constitui um fator explicativo do sucesso académico. Contudo, importa ainda investigar relações entre a competência emocional e variáveis processuais do sucesso académico, incluindo o envolvimento na escola. Este estudo analisa se a competência emocional constitui um recurso pessoal para o envolvimento na escola na adolescência, controlados efeitos do sexo e ano escolar. O Questionário de Competência Emocional e a Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola foram respondidos por 303 adolescentes de ambos os sexos (Midade = 16.36), que frequentavam o ensino secundário. Resultados da regressão linear hierárquica múltipla sugerem que a competência emocional explica 34% da variância do envolvimento na escola. Discutem-se implicações para investigação e intervenção psicológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01T00:00:00Z
2021-07-01T14:45:32Z
2021-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575
http://hdl.handle.net/11328/3575
Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575
http://hdl.handle.net/11328/3575
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646
identifier_str_mv Sampaio, J., Oliveira, I. M., & Araújo, A. M. (2020). Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 57-75. doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.27646. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3575
url http://hdl.handle.net/11328/3575
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.27646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-1247
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134980975099904