Relação de pátios escolares com as competências sociais, a frequência de contato com a natureza e a conexão com a natureza das crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20510 |
Resumo: | A saúde e o bem-estar de toda a população está profundamente ligada não só ao acesso a sistemas de saúde de qualidade, mas também ao ambiente em que vivemos, ao ar que respiramos, aos alimentos que comemos, ao stress a que somos submetidos e aos hábitos de cada pessoa, entre outros fatores (Herzog, 2013). A realidade das cidades industriais tem vindo a mudar o ambiente em que vivemos nas últimas décadas. De acordo com Aslam e Szczuka (2012), mais de 1.000 milhões de crianças vivem nas cidades por todo o mundo. A velocidade e o estilo de vida em meio urbano tem levado a alterações no lazer e na qualidade de vida do homem. No caso das crianças, em particular, esta alteração de estilos de vida, tem levado a uma desconexão com a natureza, colocando-a em segundo plano. A maior parte das crianças passa o seu tempo fechada, desconectada dos processos naturais que são fatores importantes para o bem estar físico, mental e emocional (Herzog, 2013). A maioria dos tempos livres das crianças é passada em casa, interagindo com novas tecnologias, o que leva à privação do contato com outras crianças e com a natureza (Lopes & Coelho, 2002). Tendo em conta que as escolas são locais onde as crianças passam a maior parte do seu tempo atualmente, é necessário ter em consideração se quando estes espaços têm elementos naturais dentro das áreas escolares comuns (i.e., dos pátios), esses elementos evocam os efeitos positivos que têm vindo a ser associados à natureza nas crianças, como o efeito de restauração psicológica, que, por sua vez, poderão ter efeitos noutras variáveis (em particular, nas competências sociais, frequência de contato com a natureza, e conexão com a natureza). |
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Relação de pátios escolares com as competências sociais, a frequência de contato com a natureza e a conexão com a natureza das criançasPátios escolaresRestauraçãoCompetências sociaisContato com a naturezaSchool patiosRestorationSocial skillsContact with natureA saúde e o bem-estar de toda a população está profundamente ligada não só ao acesso a sistemas de saúde de qualidade, mas também ao ambiente em que vivemos, ao ar que respiramos, aos alimentos que comemos, ao stress a que somos submetidos e aos hábitos de cada pessoa, entre outros fatores (Herzog, 2013). A realidade das cidades industriais tem vindo a mudar o ambiente em que vivemos nas últimas décadas. De acordo com Aslam e Szczuka (2012), mais de 1.000 milhões de crianças vivem nas cidades por todo o mundo. A velocidade e o estilo de vida em meio urbano tem levado a alterações no lazer e na qualidade de vida do homem. No caso das crianças, em particular, esta alteração de estilos de vida, tem levado a uma desconexão com a natureza, colocando-a em segundo plano. A maior parte das crianças passa o seu tempo fechada, desconectada dos processos naturais que são fatores importantes para o bem estar físico, mental e emocional (Herzog, 2013). A maioria dos tempos livres das crianças é passada em casa, interagindo com novas tecnologias, o que leva à privação do contato com outras crianças e com a natureza (Lopes & Coelho, 2002). Tendo em conta que as escolas são locais onde as crianças passam a maior parte do seu tempo atualmente, é necessário ter em consideração se quando estes espaços têm elementos naturais dentro das áreas escolares comuns (i.e., dos pátios), esses elementos evocam os efeitos positivos que têm vindo a ser associados à natureza nas crianças, como o efeito de restauração psicológica, que, por sua vez, poderão ter efeitos noutras variáveis (em particular, nas competências sociais, frequência de contato com a natureza, e conexão com a natureza).The health and well-being of the entire population is deeply linked not only to the possibility to access quality health systems, but also to the environment in which we live: the air we breathe, the food we eat, the stress we are subjected to, to our habits, among other factors (Herzog, 2013). However, the reality of modern cities has changed this landscape in recent decades. According to Aslam and Szczuka (2012), more than 1,000 million children live in cities around the world. The speed and lifestyle in urban areas has led to changes in leisure and quality of life of the human being. In the case of children in particular, this change in lifestyles has led to disconnect from nature, putting it in the background. Most children spend their time in a close environment, disconnected from natural processes that are important factors for physical, mental and emotional well-being (Herzog, 2013). Most children's free time is spent at home interacting with new technologies, which leads to deprivation of contact with other children and nature (Lopes & Coelho, 2002). Given that schools are places where children spend most of their time today, it is necessary to consider whether these spaces have natural elements within shared school areas (i.e, courtyards). These are elements that evoke the positive effects that have been associated with effects of nature in children, such as psychological restoration, which in turn may affect other variables (in particular, social skills, frequency of contact with nature, and connection with nature).2020-06-19T10:18:20Z2020-03-19T00:00:00Z2020-03-192019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20510TID:202486486porDias, Ronisa Helena Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:52.577736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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