Relação de pátios escolares com as competências sociais, a frequência de contato com a natureza e a conexão com a natureza das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ronisa Helena Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20510
Resumo: A saúde e o bem-estar de toda a população está profundamente ligada não só ao acesso a sistemas de saúde de qualidade, mas também ao ambiente em que vivemos, ao ar que respiramos, aos alimentos que comemos, ao stress a que somos submetidos e aos hábitos de cada pessoa, entre outros fatores (Herzog, 2013). A realidade das cidades industriais tem vindo a mudar o ambiente em que vivemos nas últimas décadas. De acordo com Aslam e Szczuka (2012), mais de 1.000 milhões de crianças vivem nas cidades por todo o mundo. A velocidade e o estilo de vida em meio urbano tem levado a alterações no lazer e na qualidade de vida do homem. No caso das crianças, em particular, esta alteração de estilos de vida, tem levado a uma desconexão com a natureza, colocando-a em segundo plano. A maior parte das crianças passa o seu tempo fechada, desconectada dos processos naturais que são fatores importantes para o bem estar físico, mental e emocional (Herzog, 2013). A maioria dos tempos livres das crianças é passada em casa, interagindo com novas tecnologias, o que leva à privação do contato com outras crianças e com a natureza (Lopes & Coelho, 2002). Tendo em conta que as escolas são locais onde as crianças passam a maior parte do seu tempo atualmente, é necessário ter em consideração se quando estes espaços têm elementos naturais dentro das áreas escolares comuns (i.e., dos pátios), esses elementos evocam os efeitos positivos que têm vindo a ser associados à natureza nas crianças, como o efeito de restauração psicológica, que, por sua vez, poderão ter efeitos noutras variáveis (em particular, nas competências sociais, frequência de contato com a natureza, e conexão com a natureza).
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