A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Rosa Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8136
Resumo: O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa, documento que atualmente orienta o ensino aprendizagem das línguas no espaço europeu, menciona a competência plurilingue e pluricultural como princípio organizador dos curricula de línguas. A ênfase na competência plurilingue e pluricultural, complexa e compósita, pressupõe que um melhor conhecimento de diferentes línguas e culturas contribui para o respeito mútuo e melhor comunicação numa Europa de identidades e culturas múltiplas. Neste contexto, embora se reconheça que “as literaturas nacionais e regionais dão um contributo da maior importância para a herança cultural europeia” e que elas são “um recurso comum e precioso a ser protegido e desenvolvido” (op. cit: 89), acabam por prevalecer no documento os descritores de competências comunicativas que, de pendor mais educativo ou mais linguístico, são sobretudo pragmáticos e funcionais numa abordagem que explicitamente pretende ser “orientada para a ação” (op. cit.: 29). Acresce que, assumindo um programa sociopolítico que pretende potenciar o intercâmbio de pessoas num contexto pan-europeu e a comunicação entre os cidadãos europeus para lá de fronteiras linguísticas e culturais, as novas tecnologias da informação e comunicação são encaradas como um fator a não depreciar. O meu ensaio pretende demonstrar as virtualidades do texto literário para a promoção da competência plurilingue e pluricultural, ao mesmo tempo que considera alguns obstáculos estruturais e conceptuais no ensino da literatura em língua estrangeira, abordando a análise de práticas e fazendo sugestões metodológicas, não ignorando as novas possibilidades que as TIC vieram proporcionar.
id RCAP_6c0a694c5c441db274de4c4d39224487
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura na aula de língua estrangeira e a competência interculturalLínguas estrangeirasLiteraturaNovas tecnologiasCompetência interculturalO Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa, documento que atualmente orienta o ensino aprendizagem das línguas no espaço europeu, menciona a competência plurilingue e pluricultural como princípio organizador dos curricula de línguas. A ênfase na competência plurilingue e pluricultural, complexa e compósita, pressupõe que um melhor conhecimento de diferentes línguas e culturas contribui para o respeito mútuo e melhor comunicação numa Europa de identidades e culturas múltiplas. Neste contexto, embora se reconheça que “as literaturas nacionais e regionais dão um contributo da maior importância para a herança cultural europeia” e que elas são “um recurso comum e precioso a ser protegido e desenvolvido” (op. cit: 89), acabam por prevalecer no documento os descritores de competências comunicativas que, de pendor mais educativo ou mais linguístico, são sobretudo pragmáticos e funcionais numa abordagem que explicitamente pretende ser “orientada para a ação” (op. cit.: 29). Acresce que, assumindo um programa sociopolítico que pretende potenciar o intercâmbio de pessoas num contexto pan-europeu e a comunicação entre os cidadãos europeus para lá de fronteiras linguísticas e culturais, as novas tecnologias da informação e comunicação são encaradas como um fator a não depreciar. O meu ensaio pretende demonstrar as virtualidades do texto literário para a promoção da competência plurilingue e pluricultural, ao mesmo tempo que considera alguns obstáculos estruturais e conceptuais no ensino da literatura em língua estrangeira, abordando a análise de práticas e fazendo sugestões metodológicas, não ignorando as novas possibilidades que as TIC vieram proporcionar.Universidade de CoimbraRepositório AbertoSequeira, Rosa Maria2019-05-02T14:38:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8136porSequeira, Rosa Maria - A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural. "Revista de Estudos Literários" [Em linha]. ISSN 2182-1526 (Online) 2183-847X (Print). Vol. 3 (2013), 20 p.2182-1526 (Print)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:29:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:15.382735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
title A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
spellingShingle A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
Sequeira, Rosa Maria
Línguas estrangeiras
Literatura
Novas tecnologias
Competência intercultural
title_short A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
title_full A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
title_fullStr A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
title_full_unstemmed A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
title_sort A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
author Sequeira, Rosa Maria
author_facet Sequeira, Rosa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequeira, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas estrangeiras
Literatura
Novas tecnologias
Competência intercultural
topic Línguas estrangeiras
Literatura
Novas tecnologias
Competência intercultural
description O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa, documento que atualmente orienta o ensino aprendizagem das línguas no espaço europeu, menciona a competência plurilingue e pluricultural como princípio organizador dos curricula de línguas. A ênfase na competência plurilingue e pluricultural, complexa e compósita, pressupõe que um melhor conhecimento de diferentes línguas e culturas contribui para o respeito mútuo e melhor comunicação numa Europa de identidades e culturas múltiplas. Neste contexto, embora se reconheça que “as literaturas nacionais e regionais dão um contributo da maior importância para a herança cultural europeia” e que elas são “um recurso comum e precioso a ser protegido e desenvolvido” (op. cit: 89), acabam por prevalecer no documento os descritores de competências comunicativas que, de pendor mais educativo ou mais linguístico, são sobretudo pragmáticos e funcionais numa abordagem que explicitamente pretende ser “orientada para a ação” (op. cit.: 29). Acresce que, assumindo um programa sociopolítico que pretende potenciar o intercâmbio de pessoas num contexto pan-europeu e a comunicação entre os cidadãos europeus para lá de fronteiras linguísticas e culturais, as novas tecnologias da informação e comunicação são encaradas como um fator a não depreciar. O meu ensaio pretende demonstrar as virtualidades do texto literário para a promoção da competência plurilingue e pluricultural, ao mesmo tempo que considera alguns obstáculos estruturais e conceptuais no ensino da literatura em língua estrangeira, abordando a análise de práticas e fazendo sugestões metodológicas, não ignorando as novas possibilidades que as TIC vieram proporcionar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2019-05-02T14:38:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8136
url http://hdl.handle.net/10400.2/8136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sequeira, Rosa Maria - A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural. "Revista de Estudos Literários" [Em linha]. ISSN 2182-1526 (Online) 2183-847X (Print). Vol. 3 (2013), 20 p.
2182-1526 (Print)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135061658828800