A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8136 |
Resumo: | O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa, documento que atualmente orienta o ensino aprendizagem das línguas no espaço europeu, menciona a competência plurilingue e pluricultural como princípio organizador dos curricula de línguas. A ênfase na competência plurilingue e pluricultural, complexa e compósita, pressupõe que um melhor conhecimento de diferentes línguas e culturas contribui para o respeito mútuo e melhor comunicação numa Europa de identidades e culturas múltiplas. Neste contexto, embora se reconheça que “as literaturas nacionais e regionais dão um contributo da maior importância para a herança cultural europeia” e que elas são “um recurso comum e precioso a ser protegido e desenvolvido” (op. cit: 89), acabam por prevalecer no documento os descritores de competências comunicativas que, de pendor mais educativo ou mais linguístico, são sobretudo pragmáticos e funcionais numa abordagem que explicitamente pretende ser “orientada para a ação” (op. cit.: 29). Acresce que, assumindo um programa sociopolítico que pretende potenciar o intercâmbio de pessoas num contexto pan-europeu e a comunicação entre os cidadãos europeus para lá de fronteiras linguísticas e culturais, as novas tecnologias da informação e comunicação são encaradas como um fator a não depreciar. O meu ensaio pretende demonstrar as virtualidades do texto literário para a promoção da competência plurilingue e pluricultural, ao mesmo tempo que considera alguns obstáculos estruturais e conceptuais no ensino da literatura em língua estrangeira, abordando a análise de práticas e fazendo sugestões metodológicas, não ignorando as novas possibilidades que as TIC vieram proporcionar. |
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