A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Susana Raquel Antunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29867
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, orientado pela Professora Doutora Maria Cristina Almeida Mello e coorientado pela Professora Doutora Cláudia Raquel Cravo Silva, apresentado ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
id RCAP_6c1a0bdde26b2eab030ee637b81018f9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/29867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latimImaginárioLeituraDidáticaRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, orientado pela Professora Doutora Maria Cristina Almeida Mello e coorientado pela Professora Doutora Cláudia Raquel Cravo Silva, apresentado ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraA empatia que os alunos desenvolvem pelos textos que os fazem redescobrir o mundo feérico, característico da infância, pode ser o início de uma mudança nas práticas de leitura escolares. O presente relatório visa, pois, averiguar se o imaginário, com o seu caráter mágico, favorece o entendimento dos textos. Além de potenciar as capacidades de interpretação e de reflexão dos estudantes, ainda se pretende promover valores como a tolerância, a cidadania e a autonomia de pensamento. A primeira parte deste trabalho compreende uma breve apresentação da realidade socioeducativa da escola onde realizei o estágio curricular e uma reflexão acerca da prática pedagógica supervisionada nas turmas de Português (9.º F) e de Latim (10.º A). De modo a fundamentar teoricamente o estudo que proponho, procedo, na segunda parte, a uma revisão da literatura no domínio do imaginário e da didática da leitura. Esclareço, ainda, o modus operandi das atividades que preparei para cada uma das disciplinas. Finalmente, analiso e discuto os resultados decorrentes das minhas investidas. A taxa de sucesso favorável que obtive confirma que, quando abandonados em territórios irreais, os alunos estabelecem uma relação profícua com o texto.The empathy that the students develop for the texts is what makes them rediscover the fae world, typical from childhood, could be the beginning of a change in school reading habits. This report aims, on this account, examine if the imaginary, with its magical feature, cooperates in the understanding of the texts. More than potentiate the students’ capacities of interpretation and reflexion, its intended the promotion of values like tolerance, citizenship, and the critical thinking. The first part of this task comprises a brief presentation of the socio-educative reality of the school were this curricular internship was accomplished and a reflexion about the supervised pedagogic practice in Portuguese (9.º F) and Latin (10.º A) classes. To theoretically base the proposed study, I proceed, in the second part, a literary revision of the imaginary domain and the reading didactics. I clarify, still, the modus operandi of the activities I prepared for each one of the subjects. At last, I analyze and discuss the course of the results of my attempts. The favorable success rate I obtained confirms that, when abandoned in unreal territories, the students established a profitable relationship with the text.2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29867http://hdl.handle.net/10316/29867TID:201520265porFerreira, Susana Raquel Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:21.296542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
title A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
spellingShingle A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
Ferreira, Susana Raquel Antunes
Imaginário
Leitura
Didática
title_short A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
title_full A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
title_fullStr A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
title_full_unstemmed A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
title_sort A importância do imaginário: propostas didáticas nas aulas de português e de latim
author Ferreira, Susana Raquel Antunes
author_facet Ferreira, Susana Raquel Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Susana Raquel Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Leitura
Didática
topic Imaginário
Leitura
Didática
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, orientado pela Professora Doutora Maria Cristina Almeida Mello e coorientado pela Professora Doutora Cláudia Raquel Cravo Silva, apresentado ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/29867
http://hdl.handle.net/10316/29867
TID:201520265
url http://hdl.handle.net/10316/29867
identifier_str_mv TID:201520265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133705904586752