Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Soraia Henriques, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4458
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
id RCAP_6c264a4557a89c0e1d1181ea7b1d4f57
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimentoMusicoterapiaCrianças com deficiência - Assistência em instituições - Portugal - FátimaMusicoterapia - Prática profissionalCentro de Reabilitação e Integração de Fátima (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018Exame público realizado em 28 de Fevereiro de 2019O presente relatório de estágio tem como propósito determinar o impacto de uma intervenção em musicoterapia com uma população de crianças com perturbações do neurodesenvolvimento, pretendendo documentar e compreender os benefícios da utilização da música enquanto ferramenta terapêutica. Para tal, foi selecionada uma amostra de quinze crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos com vários diagnósticos, englobando patologias de etiologia desconhecida, metabólicas e genéticas que afetam o sistema nervoso central, causando compromisso ao nível da sensorialidade, motricidade e cognição. As crianças beneficiaram de sessões de musicoterapia com frequência semanal utilizando-se uma metodologia de intervenção individual e/ou em grupo. Foi utilizada uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, com a apresentação de dois estudos de caso. Os resultados obtidos, por intermédio de diferentes métodos de recolha de dados – observação participante, análise documental e instrumentos de avaliação qualitativa – sugerem que a intervenção musicoterapêutica foi eficaz na estimulação de competências comunicativas, emocionais e relacionais. Pode concluir-se que a musicoterapia constitui uma opção terapêutica viável na intervenção com uma população de crianças com perturbações do neurodesenvolvimento.The purpose of this placement report is to determine the impact of music therapy intervention on a group of children with neurodevelopmental disorders while aiming to document and understand the benefits of using music as a therapeutic tool. For this purpose, a group of fifteen children between 6 and 18 years of age was selected, with diagnoses encompassing pathologies of unknown etiology as well as metabolic and genetic diseases that affect the central nervous system, thus undermining the sensorial, motor and cognition levels. The children were engaged in weekly music therapy sessions using individual and/or group intervention methodology. A research methodology of qualitative nature was applied, with the presentation of two case studies. The results obtained through different methods of data collection such as participant observation, documentary analysis and qualitative evaluation instruments, suggest that the intervention of music therapy was effective in stimulating communicative, emotional and relational skills. It’s possible to conclude that music therapy is a viable therapeutic option in children with neurodevelopmental disorders.2019-03-08T17:36:10Z2019-03-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4458http://hdl.handle.net/11067/4458TID:202190587porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, Soraia Henriques, 1990-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:36Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:45.040616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
title Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
spellingShingle Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
Vicente, Soraia Henriques, 1990-
Musicoterapia
Crianças com deficiência - Assistência em instituições - Portugal - Fátima
Musicoterapia - Prática profissional
Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
title_short Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
title_full Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
title_fullStr Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
title_full_unstemmed Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
title_sort Até onde a música levar : musicoterapia em crianças com perturbação do neurodesenvolvimento
author Vicente, Soraia Henriques, 1990-
author_facet Vicente, Soraia Henriques, 1990-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Soraia Henriques, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Musicoterapia
Crianças com deficiência - Assistência em instituições - Portugal - Fátima
Musicoterapia - Prática profissional
Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
topic Musicoterapia
Crianças com deficiência - Assistência em instituições - Portugal - Fátima
Musicoterapia - Prática profissional
Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
description Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-08T17:36:10Z
2019-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4458
http://hdl.handle.net/11067/4458
TID:202190587
url http://hdl.handle.net/11067/4458
identifier_str_mv TID:202190587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136748151767040