Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4231 |
Resumo: | As famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) estão sujeitas a níveis de stress mais elevados, inerentes às especificidades e carácter permanente da problemática. Este estudo pretende compreender as principais preocupações, prioridades e recursos das famílias, servindo de base a um programa de educação parental que permita capacitá-las a nível emocional e (in)formativo, melhorando a relação com a criança/jovem. Aplicou-se um plano de investigação de natureza exploratória e descritiva, com recolha transversal de dados, recorrendo a uma entrevista semiestruturada, Inventário de Necessidades da Família, Índice de Stress Parental e um questionário sociodemográfico. A amostra é de conveniência e composta por 11 cuidadores de crianças com PEA de um Agrupamento de Escolas de referência no Ensino Estruturado do Autismo do concelho da Figueira da Foz, abrangendo desde o nível pré-escolar ao ensino secundário. Concluiu-se que as principais necessidades destas famílias são de apoio (in)formativo, familiar e social, verificando-se uma parca rede de suporte informal e uma lacuna a nível de suporte formal específico para PEA no concelho. Regista-se ainda uma preocupação com o futuro, transversal a todas as faixas etárias das crianças/jovens e níveis de stress superiores aos valores normativos, à exceção do que se refere ao ajustamento emocional e afetivo da criança/jovem. |
id |
RCAP_6c31e5a0a6bb4fd5ad33c02c48009e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4231 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.necessidades das famíliasstress parentaleducação parentalperturbações do espectro do autismoAs famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) estão sujeitas a níveis de stress mais elevados, inerentes às especificidades e carácter permanente da problemática. Este estudo pretende compreender as principais preocupações, prioridades e recursos das famílias, servindo de base a um programa de educação parental que permita capacitá-las a nível emocional e (in)formativo, melhorando a relação com a criança/jovem. Aplicou-se um plano de investigação de natureza exploratória e descritiva, com recolha transversal de dados, recorrendo a uma entrevista semiestruturada, Inventário de Necessidades da Família, Índice de Stress Parental e um questionário sociodemográfico. A amostra é de conveniência e composta por 11 cuidadores de crianças com PEA de um Agrupamento de Escolas de referência no Ensino Estruturado do Autismo do concelho da Figueira da Foz, abrangendo desde o nível pré-escolar ao ensino secundário. Concluiu-se que as principais necessidades destas famílias são de apoio (in)formativo, familiar e social, verificando-se uma parca rede de suporte informal e uma lacuna a nível de suporte formal específico para PEA no concelho. Regista-se ainda uma preocupação com o futuro, transversal a todas as faixas etárias das crianças/jovens e níveis de stress superiores aos valores normativos, à exceção do que se refere ao ajustamento emocional e afetivo da criança/jovem.Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMorganho, PatríciaFelizardo, Sara2017-01-31T10:37:15Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4231por978-989-8797-08-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:57.122158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. |
title |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. |
spellingShingle |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. Morganho, Patrícia necessidades das famílias stress parental educação parental perturbações do espectro do autismo |
title_short |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. |
title_full |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. |
title_fullStr |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. |
title_full_unstemmed |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. |
title_sort |
Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo. |
author |
Morganho, Patrícia |
author_facet |
Morganho, Patrícia Felizardo, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Felizardo, Sara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morganho, Patrícia Felizardo, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
necessidades das famílias stress parental educação parental perturbações do espectro do autismo |
topic |
necessidades das famílias stress parental educação parental perturbações do espectro do autismo |
description |
As famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) estão sujeitas a níveis de stress mais elevados, inerentes às especificidades e carácter permanente da problemática. Este estudo pretende compreender as principais preocupações, prioridades e recursos das famílias, servindo de base a um programa de educação parental que permita capacitá-las a nível emocional e (in)formativo, melhorando a relação com a criança/jovem. Aplicou-se um plano de investigação de natureza exploratória e descritiva, com recolha transversal de dados, recorrendo a uma entrevista semiestruturada, Inventário de Necessidades da Família, Índice de Stress Parental e um questionário sociodemográfico. A amostra é de conveniência e composta por 11 cuidadores de crianças com PEA de um Agrupamento de Escolas de referência no Ensino Estruturado do Autismo do concelho da Figueira da Foz, abrangendo desde o nível pré-escolar ao ensino secundário. Concluiu-se que as principais necessidades destas famílias são de apoio (in)formativo, familiar e social, verificando-se uma parca rede de suporte informal e uma lacuna a nível de suporte formal específico para PEA no concelho. Regista-se ainda uma preocupação com o futuro, transversal a todas as faixas etárias das crianças/jovens e níveis de stress superiores aos valores normativos, à exceção do que se refere ao ajustamento emocional e afetivo da criança/jovem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-31T10:37:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4231 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8797-08-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. |
publisher.none.fl_str_mv |
Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130897770872832 |