Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morganho, Patrícia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Felizardo, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4231
Resumo: As famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) estão sujeitas a níveis de stress mais elevados, inerentes às especificidades e carácter permanente da problemática. Este estudo pretende compreender as principais preocupações, prioridades e recursos das famílias, servindo de base a um programa de educação parental que permita capacitá-las a nível emocional e (in)formativo, melhorando a relação com a criança/jovem. Aplicou-se um plano de investigação de natureza exploratória e descritiva, com recolha transversal de dados, recorrendo a uma entrevista semiestruturada, Inventário de Necessidades da Família, Índice de Stress Parental e um questionário sociodemográfico. A amostra é de conveniência e composta por 11 cuidadores de crianças com PEA de um Agrupamento de Escolas de referência no Ensino Estruturado do Autismo do concelho da Figueira da Foz, abrangendo desde o nível pré-escolar ao ensino secundário. Concluiu-se que as principais necessidades destas famílias são de apoio (in)formativo, familiar e social, verificando-se uma parca rede de suporte informal e uma lacuna a nível de suporte formal específico para PEA no concelho. Regista-se ainda uma preocupação com o futuro, transversal a todas as faixas etárias das crianças/jovens e níveis de stress superiores aos valores normativos, à exceção do que se refere ao ajustamento emocional e afetivo da criança/jovem.
id RCAP_6c31e5a0a6bb4fd5ad33c02c48009e25
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.necessidades das famíliasstress parentaleducação parentalperturbações do espectro do autismoAs famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) estão sujeitas a níveis de stress mais elevados, inerentes às especificidades e carácter permanente da problemática. Este estudo pretende compreender as principais preocupações, prioridades e recursos das famílias, servindo de base a um programa de educação parental que permita capacitá-las a nível emocional e (in)formativo, melhorando a relação com a criança/jovem. Aplicou-se um plano de investigação de natureza exploratória e descritiva, com recolha transversal de dados, recorrendo a uma entrevista semiestruturada, Inventário de Necessidades da Família, Índice de Stress Parental e um questionário sociodemográfico. A amostra é de conveniência e composta por 11 cuidadores de crianças com PEA de um Agrupamento de Escolas de referência no Ensino Estruturado do Autismo do concelho da Figueira da Foz, abrangendo desde o nível pré-escolar ao ensino secundário. Concluiu-se que as principais necessidades destas famílias são de apoio (in)formativo, familiar e social, verificando-se uma parca rede de suporte informal e uma lacuna a nível de suporte formal específico para PEA no concelho. Regista-se ainda uma preocupação com o futuro, transversal a todas as faixas etárias das crianças/jovens e níveis de stress superiores aos valores normativos, à exceção do que se refere ao ajustamento emocional e afetivo da criança/jovem.Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMorganho, PatríciaFelizardo, Sara2017-01-31T10:37:15Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4231por978-989-8797-08-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:57.122158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
title Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
spellingShingle Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
Morganho, Patrícia
necessidades das famílias
stress parental
educação parental
perturbações do espectro do autismo
title_short Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
title_full Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
title_fullStr Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
title_full_unstemmed Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
title_sort Todos diferentes, todos pais: um programa de educação parental para famílias de crianças com autismo.
author Morganho, Patrícia
author_facet Morganho, Patrícia
Felizardo, Sara
author_role author
author2 Felizardo, Sara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Morganho, Patrícia
Felizardo, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades das famílias
stress parental
educação parental
perturbações do espectro do autismo
topic necessidades das famílias
stress parental
educação parental
perturbações do espectro do autismo
description As famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) estão sujeitas a níveis de stress mais elevados, inerentes às especificidades e carácter permanente da problemática. Este estudo pretende compreender as principais preocupações, prioridades e recursos das famílias, servindo de base a um programa de educação parental que permita capacitá-las a nível emocional e (in)formativo, melhorando a relação com a criança/jovem. Aplicou-se um plano de investigação de natureza exploratória e descritiva, com recolha transversal de dados, recorrendo a uma entrevista semiestruturada, Inventário de Necessidades da Família, Índice de Stress Parental e um questionário sociodemográfico. A amostra é de conveniência e composta por 11 cuidadores de crianças com PEA de um Agrupamento de Escolas de referência no Ensino Estruturado do Autismo do concelho da Figueira da Foz, abrangendo desde o nível pré-escolar ao ensino secundário. Concluiu-se que as principais necessidades destas famílias são de apoio (in)formativo, familiar e social, verificando-se uma parca rede de suporte informal e uma lacuna a nível de suporte formal específico para PEA no concelho. Regista-se ainda uma preocupação com o futuro, transversal a todas as faixas etárias das crianças/jovens e níveis de stress superiores aos valores normativos, à exceção do que se refere ao ajustamento emocional e afetivo da criança/jovem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-31T10:37:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4231
url http://hdl.handle.net/10400.19/4231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8797-08-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
publisher.none.fl_str_mv Edição Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130897770872832