Educação para a cidadania: desenvolvimento e implementação de um projeto multigeracional de sensibilização ambiental para áreas marinhas protegidas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10808 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil Gestão e Sistemas Ambientais |
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Educação para a cidadania: desenvolvimento e implementação de um projeto multigeracional de sensibilização ambiental para áreas marinhas protegidasCidadaniaEducação ambientalProjeto educativoParque Marinho Professor Luiz SaldanhaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil Gestão e Sistemas AmbientaisA importância e complexidade do ambiente marinho e zonas costeiras, e a crescente preocupação com a gestão sustentável dos oceanos conduz à criação e implementação de Áreas Marinhas Protegidas. No entanto, a gestão destas áreas tem sido efetuada com uma fraca, ou inexistente, participação dos atores locais, o que se reconhece ser um obstáculo à sustentabilidade. Neste contexto, torna-se imperativa uma alteração da perspetiva da sociedade e o despertar da consciência crítica dos cidadãos sobre a problemática ambiental. A Educação Ambiental, enquanto processo contínuo no qual os indivíduos e a comunidade adquirem novos conhecimentos, novas competências e novos valores, torna os cidadãos capazes de agir e participar ativamente, garantindo assim o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade, e um reforço dos valores da cidadania ambiental. A Educação para a Cidadania Ambiental é um vetor fundamental para a conservação da natureza e da biodiversidade, promovendo a preservação do ambiente e da natureza pelos cidadãos. Mas para isto acontecer os cidadãos têm de ter conhecimento dos bens naturais que os rodeiam e tomar consciência da importância de se envolverem na sua proteção. Neste sentido, educar não só as novas gerações, mas também as mais antigas, foi um dos focos do Projeto MARGov através da sua componente de Cidadania. Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas nesta componente, que foi estruturada em duas linhas principais de ação: i) Cidadãos pela Sustentabilidade e ii) Educadores e Educandos pela Sustentabilidade. Os resultados alcançados foram muito promissores, nomeadamente com o Projeto Educativo, parte da segunda linha de ação, que envolveu mais de 2000 alunos e professores de todas as idades, encorajando a sua relação com o mar e o reconhecimento e apreciação dos ecossistemas marinhos, promovendo espaços multigeracionais de partilha. O projeto encorajou a participação ativa dos cidadãos na deteção, compreensão e resolução de problemas relacionados com o mar.Faculdade de Ciências e TecnologiaVasconcelos, LiaRUNSilva, Flávia Natacha Zurga2013-12-04T11:54:10Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:45Zoai:run.unl.pt:10362/10808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:44.646580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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