Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sá, Eliana, Garcia Valcárcel, Ana, Meirinhos, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23906
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de Bacharelado em Administração Pública a distância (ADMP) do PNAP, ofertado por meio do Sistema UAB, em uma universidade pública da região Nordeste, iniciado em 2009. A questão norteadora foi: existem fatores que interferem na mediação pedagógica do tutor online? O objetivo foi identificar os fatores intervenientes e as múltiplas determinações que interferem na mediação pedagógica do tutor. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e de entrevista com os tutores online. Também foram observadas mensagens postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Participaram da pesquisa 11 tutores online, de um universo de 17 tutores que realizaram mediação pedagógica no curso pesquisado, entre 2012 e 2013. O resultado da pesquisa indica que fatores relacionados à qualidade do ensino; à qualidade dos materiais didáticos e materiais de apoio ao aluno; ao AVA; à infraestrutura física, tecnológica e administrativa disponível para os alunos e o grau de aproximação entre o professor e tutor interferem no desempenho do tutor online que atua no processo de ensino-estudo-aprendizagem do aluno da EAD ofertada com o uso da internet. Convém informar que o conteúdo deste artigo foi discutido em várias ocasiões em 2014 e 2015. Porém torna-se relevante retomar a discussão no campo da EAD devido ao momento pandêmico, no qual a mediação pedagógica foi intensificada, pelo fato das aulas presenciais terem sido, abruptamente, substituídas por aulas remotas e essa atividade passou a ser realizada também por professores e por monitores (alunos) selecionados para auxiliarem os professores nas atividades docentes no ensino remoto, semi-presencial ou totalmente online.
id RCAP_6c673b632da4ac9a5db3aa3fbb50d638
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UABEADTutor onlineMediação pedagógicaEste estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de Bacharelado em Administração Pública a distância (ADMP) do PNAP, ofertado por meio do Sistema UAB, em uma universidade pública da região Nordeste, iniciado em 2009. A questão norteadora foi: existem fatores que interferem na mediação pedagógica do tutor online? O objetivo foi identificar os fatores intervenientes e as múltiplas determinações que interferem na mediação pedagógica do tutor. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e de entrevista com os tutores online. Também foram observadas mensagens postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Participaram da pesquisa 11 tutores online, de um universo de 17 tutores que realizaram mediação pedagógica no curso pesquisado, entre 2012 e 2013. O resultado da pesquisa indica que fatores relacionados à qualidade do ensino; à qualidade dos materiais didáticos e materiais de apoio ao aluno; ao AVA; à infraestrutura física, tecnológica e administrativa disponível para os alunos e o grau de aproximação entre o professor e tutor interferem no desempenho do tutor online que atua no processo de ensino-estudo-aprendizagem do aluno da EAD ofertada com o uso da internet. Convém informar que o conteúdo deste artigo foi discutido em várias ocasiões em 2014 e 2015. Porém torna-se relevante retomar a discussão no campo da EAD devido ao momento pandêmico, no qual a mediação pedagógica foi intensificada, pelo fato das aulas presenciais terem sido, abruptamente, substituídas por aulas remotas e essa atividade passou a ser realizada também por professores e por monitores (alunos) selecionados para auxiliarem os professores nas atividades docentes no ensino remoto, semi-presencial ou totalmente online.This study presents the results of a qualitative research on pedagogical factors involved in mediating the tutor : the case of the Bachelor in Public Administration Distance ( ADMP ) of PNAP offered through the UAB in a public university in northeastern Brazil System , initiated in 2009 and was motivated by question: There are factors that influence the mediation of the online tutor ? Their goal was to identify factors that affect the mediation of online tutor. To collect data, a questionnaire was administered and conducted an interview with the online tutors. Messages posted to the Virtual Learning Environment (VLE ) were also observed. Participated in the survey, 11 tutors online that was presents in the course researched, between 2012 and 2013 The research result indicates that the factors related to the quality of education; the quality of instructional materials and learner support materials; the quality of AVA; physical, technological and administrative available to students and the degree of approximation between the teacher and tutor; infrastructure interfere with the performance of the online tutor who works in the process: teaching - study - learning the of virtual student. It should be noted that the content of this article was discussed on several occasions in 2014 and 2015. However, it is relevant to resume the discussion in the field of DE due to the pandemic moment, in which the pedagogical mediation was intensified, due to the fact that the in-person classes were, abruptly, replaced by remote classes and this activity began to be performed also by teachers and monitors (students) selected to assist teachers in teaching activities in remote, semi-present or fully online teachingLatin American Journal of DevelopmentBiblioteca Digital do IPBLima, MariaSá, ElianaGarcia Valcárcel, AnaMeirinhos, Manuel2021-09-15T14:40:00Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23906porLima, Maria; Sá, Eliana; Garcia Valcárcel, Ana; Meirinhos, Manuel (2021). Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB. Latin American Journal of Development. ISSN 2674-9297. 3:5, p. 2913-29282674-929710.46814/lajdv3n5-012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:49.239993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
title Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
spellingShingle Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
Lima, Maria
EAD
Tutor online
Mediação pedagógica
title_short Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
title_full Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
title_fullStr Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
title_full_unstemmed Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
title_sort Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB
author Lima, Maria
author_facet Lima, Maria
Sá, Eliana
Garcia Valcárcel, Ana
Meirinhos, Manuel
author_role author
author2 Sá, Eliana
Garcia Valcárcel, Ana
Meirinhos, Manuel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria
Sá, Eliana
Garcia Valcárcel, Ana
Meirinhos, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
Tutor online
Mediação pedagógica
topic EAD
Tutor online
Mediação pedagógica
description Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de Bacharelado em Administração Pública a distância (ADMP) do PNAP, ofertado por meio do Sistema UAB, em uma universidade pública da região Nordeste, iniciado em 2009. A questão norteadora foi: existem fatores que interferem na mediação pedagógica do tutor online? O objetivo foi identificar os fatores intervenientes e as múltiplas determinações que interferem na mediação pedagógica do tutor. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e de entrevista com os tutores online. Também foram observadas mensagens postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Participaram da pesquisa 11 tutores online, de um universo de 17 tutores que realizaram mediação pedagógica no curso pesquisado, entre 2012 e 2013. O resultado da pesquisa indica que fatores relacionados à qualidade do ensino; à qualidade dos materiais didáticos e materiais de apoio ao aluno; ao AVA; à infraestrutura física, tecnológica e administrativa disponível para os alunos e o grau de aproximação entre o professor e tutor interferem no desempenho do tutor online que atua no processo de ensino-estudo-aprendizagem do aluno da EAD ofertada com o uso da internet. Convém informar que o conteúdo deste artigo foi discutido em várias ocasiões em 2014 e 2015. Porém torna-se relevante retomar a discussão no campo da EAD devido ao momento pandêmico, no qual a mediação pedagógica foi intensificada, pelo fato das aulas presenciais terem sido, abruptamente, substituídas por aulas remotas e essa atividade passou a ser realizada também por professores e por monitores (alunos) selecionados para auxiliarem os professores nas atividades docentes no ensino remoto, semi-presencial ou totalmente online.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15T14:40:00Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23906
url http://hdl.handle.net/10198/23906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Maria; Sá, Eliana; Garcia Valcárcel, Ana; Meirinhos, Manuel (2021). Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em administração pública PNAP/UAB. Latin American Journal of Development. ISSN 2674-9297. 3:5, p. 2913-2928
2674-9297
10.46814/lajdv3n5-012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Development
publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Development
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553121137655808