A utilização de documentos iconográficos no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escoval, Catarina Isabel Sobral
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93779
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_6c6bf6563a9e9fb83649ee9c06d41c40
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de documentos iconográficos no ensino de históriaThe use of iconographic documents in History classesDocumentos IconográficosRemix CulturalEstratégias AtivasEnsino de HistóriaFichas de TrabalhoIconographic DocumentsCultural RemixActive Learning StrategiesTeaching HistoryWorksheetsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe present report was written based on the pedagogic experience that was developed along the 2019/2020 Portuguese scholar year acting as trainee teachers, and the study developed simultaneously among 8th graders about the use of images in history classes. In this report we’ll focus on the importance of images, more exactly on the importance that iconographic documents assume in the teaching of history and what advantages bring to the teaching-learning process. Therefore, we’ll examine in which way this resource can be used in classes, using a active strategy, such as, the Cultural Remix. This way we pretend also analyze the advantages that this strategy can bring to the learning process of the students. In the last section we present, it’ll function as a elaboration and development of a didactic application based tool on the thematic that we proposed to study. This study was focus on a set of images referred to different contents presents through 8th grade history program. Using reference images on each content, we developed worksheets, where there would be work a image and the Cultural Remix strategy, which allowed us to obtain information about the competencies of analysis and interpretation of sources of the students to access the knowledge and progress by the same. From the analysis of the first worksheet we were able to understand that the students showed some difficulties in the analysis of the worksheets, however is important to highlight the progress made by the students in terms of the analysis and interpretation of images, in the second worksheet. Yet, we were not able to finish this study due to the actual COVID-19 pandemic context.O relatório que nos propomos a apresentar baseia-se na experiência pedagógica que desenvolvemos ao longo do ano letivo 2019/2020 enquanto professores estagiários e no estudo sobre a utilização de imagens em que trabalhámos com alunos do 8º ano de escolaridade. Assim, o tema do relatório vai centrar-se na importância das imagens e mais propriamente, na importância que os documentos iconográficos podem assumir no ensino da história e que vantagens podem trazer para o processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, vamos procurar saber de que forma é que este recurso pode ser utilizado em sala de aula recorrendo a uma estratégia ativa, como o Remix Cultural, e pretendemos, ainda, estudar as vantagens que esta estratégia pode trazer para o processo educativo dos alunos. Assim, o estudo procurou incidir num conjunto de imagens referentes a diferentes conteúdos presentes no programa do 8º ano. Partindo das imagens relativas a cada um dos conteúdos elaborámos fichas de trabalho onde seria trabalhada a imagem e a estratégia do Remix Cultural que, nos permitiram recolher informação sobre as competências de análise e interpretação de documentação histórica que os alunos possuíam e nos permitiu compreender o progresso realizado pelos mesmos. Da análise da primeira ficha de trabalho conseguimos compreender que os alunos demonstraram algumas dificuldades na análise destes documentos, contudo devemos destacar os progressos realizados pelos alunos ao nível da análise e interpretação de imagens, na segunda ficha de trabalho. Porém, o estudo não foi finalizado passando a tornar-se um projeto devido ao atual contexto de pandemia.2020-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93779http://hdl.handle.net/10316/93779TID:202674649porEscoval, Catarina Isabel Sobralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:17:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:40.679923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
The use of iconographic documents in History classes
title A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
spellingShingle A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
Escoval, Catarina Isabel Sobral
Documentos Iconográficos
Remix Cultural
Estratégias Ativas
Ensino de História
Fichas de Trabalho
Iconographic Documents
Cultural Remix
Active Learning Strategies
Teaching History
Worksheets
title_short A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
title_full A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
title_fullStr A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
title_full_unstemmed A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
title_sort A utilização de documentos iconográficos no ensino de história
author Escoval, Catarina Isabel Sobral
author_facet Escoval, Catarina Isabel Sobral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escoval, Catarina Isabel Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Documentos Iconográficos
Remix Cultural
Estratégias Ativas
Ensino de História
Fichas de Trabalho
Iconographic Documents
Cultural Remix
Active Learning Strategies
Teaching History
Worksheets
topic Documentos Iconográficos
Remix Cultural
Estratégias Ativas
Ensino de História
Fichas de Trabalho
Iconographic Documents
Cultural Remix
Active Learning Strategies
Teaching History
Worksheets
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93779
http://hdl.handle.net/10316/93779
TID:202674649
url http://hdl.handle.net/10316/93779
identifier_str_mv TID:202674649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022346997760