Incoincidências de autoras: Fragmentos de um discurso não só amoroso na literatura da Guerra Colonial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/34051 https://doi.org/10.4000/rccs.1083 |
Resumo: | Se a guerra é por excelência o território do androcêntrico, a experiência traumática da guerra e a sua representação pelo olhar feminino enxertar‑se‑ão numa margem periférica, numa orla de deslocação da própria experiência traumática. Deste ponto de vista, o feminino torna-se por excelência um “olhar testemunhal”, sendo a possibilidade sobrevivente, residual, da impossibilidade do testemunho integral diante do evento traumático. Uma deslocação esta que evidencia a não coincidência entre experiência e imagem, própria do testemunho, em que lógos e memória femininos se tornam portadores contundentes de um outro lógos, duma contra‑memória. Os romances de Wanda Ramos e Lídia Jorge são recolocados também na problemática trágica da aporia testemunhal, mostrando como uma reflexão crítica sobre o trágico moderno pode proporcionar uma perspectiva mais compreensiva de uma literatura problemática – pelo seu corpo a corpo com a história – como a da Guerra Colonial. |
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Incoincidências de autoras: Fragmentos de um discurso não só amoroso na literatura da Guerra ColonialMemóriaTragédiaTraumaGuerra colonial portuguesaMulherLiteraturaSe a guerra é por excelência o território do androcêntrico, a experiência traumática da guerra e a sua representação pelo olhar feminino enxertar‑se‑ão numa margem periférica, numa orla de deslocação da própria experiência traumática. Deste ponto de vista, o feminino torna-se por excelência um “olhar testemunhal”, sendo a possibilidade sobrevivente, residual, da impossibilidade do testemunho integral diante do evento traumático. Uma deslocação esta que evidencia a não coincidência entre experiência e imagem, própria do testemunho, em que lógos e memória femininos se tornam portadores contundentes de um outro lógos, duma contra‑memória. Os romances de Wanda Ramos e Lídia Jorge são recolocados também na problemática trágica da aporia testemunhal, mostrando como uma reflexão crítica sobre o trágico moderno pode proporcionar uma perspectiva mais compreensiva de uma literatura problemática – pelo seu corpo a corpo com a história – como a da Guerra Colonial.If war is primarily the territory of the androcentric, the traumatic experience of war and its representation by the feminine eye insert themselves in a peripheral margin, a border of dislocation of the traumatic experience itself. From this point of view, the feminine becomes a “witnessing eye” par excellence, the surviving, residual possibility of the impossibility of fully bearing witness to the traumatic event. This dislocation reveals the non-coincidence between experience and image, characteristic of the testimony, in which feminine logos and memory become trenchant carriers of another logos, a counter-memory. The novels of Wanda Ramos and Lídia Jorge are also resituated in the tragic problematic of the testimonial aporia, showing how a critical reflection on the modern tragic enables a more inclusive view of a problematic literature – because of its struggle with history – such as that of the Colonial War.Si la guerre est par excellence le territoire de l’androcentrique, l’expérience traumatique de la guerre et sa représentation par le regard féminin se grefferont à une marge périphérique, dans une orée de dislocation de l’expérience traumatique elle-même. De ce point de vue, le féminin devient par excellence un “regard témoin”, étant la possibilité survivante, résiduelle, de l’impossibilité du témoin intégral devant le fait traumatique. Cette dislocation révèle la non coincidence entre expérience et image, propre au témoin, dans laquelle logos et mémoire féminins deviennent porteurs blessants d’un autre logos, d’une contre-mémoire. Les romans de Wanda Ramos et de Lídia Jorge sont replacés, de même, dans la problématique tragique de l’aporie de témoignage, montrant comment une réflexion critique sur le tragique moderne peut fournir un point de vue plus compréhensif d’une littérature problématique – par son corps à corps avec l’histoire – comme celle de la Guerre Coloniale.Centro de Estudos Sociais2004-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/34051http://hdl.handle.net/10316/34051https://doi.org/10.4000/rccs.1083por0254-11062182-7435http://rccs.revues.org/1083Vecchi, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-03T12:22:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/34051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:57.745335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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