Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Valeriya
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15870
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridadeEstratégias de cálculo mentalAdiçãoSubtraçãoMental calculation strategiesAdditionSubtractionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Quanto à estrutura, esta subdivide-se em duas partes: uma primeira, na qual se procede à descrição e análise, de modo reflexivo das práticas desenvolvidas em contexto de estágio no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e uma segunda que contempla a apresentação do estudo desenvolvido no âmbito do estágio de intervenção do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) relativo às estratégias de cálculo mental (CM) de operações de adição e subtração utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade, sendo motivado pela questão-problema: Quais as estratégias de adição e subtração de CM utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade e de que forma estas evoluem com base na observação do desempenho dos alunos nas atividades (rotina) de cálculo mental? O presente estudo, de cariz qualitativo, foi realizado com base na metodologia: estudo do caso, que contou com a participação de quatro alunos (uma aluna do sexo feminino e três alunos do sexo masculino) da turma do 3.º ano de escolaridade, alvo do estágio de intervenção. Inicialmente os alunos recorreram maioritariamente ao algoritmo para resolver operações de adição e subtração. Por sua vez, no final do estudo foi possível constatar que a estratégia de CM predominantemente adotada pelos alunos foi a estratégia 1010, tendo-se verificado uma ténue alteração ao nível das estratégias utilizadas por parte dos alunos, que no decurso do estudo começaram a usar as estratégias N10 e 10´s. Em síntese, é importante frisar, que o cálculo mental, tal como a Matemática, se encontram presentes em todas as áreas da nossa vida, sendo importante dinamizar, ao longo das aulas rotinas de cálculo mental, de modo a proporcionar aos alunos caminhos de desenvolvimento da sua capacidade mental, ao nível da abstração de conceitos.ABSTRACT This report was carried out within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II taught in the 2nd year of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, at Lisbon Higher School of Education. As for the structure, it is subdivided into two parts: a first, in which we proceed to the description and analysis, in a reflective way, of the practices developed in the context of an internship in the 1st and 2nd cycle of Basic Education, and a second which includes the presentation of the study developed within the scope of the intervention stage of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) on the strategies of mental calculation (CM) of addition and subtraction operations used by students of the 3rd year of schooling, being motivated by the problem question: What are the strategies of addition and subtraction of MC used by students of the 3rd year of schooling and how they evolve based on the observation of the students' performance in the activities (routine) of mental calculation? The present study, of a qualitative nature, was carried out based on the methodology: case study, which had the participation of four students (one female student and three male students) from the 3rd year of schooling, target of the intervention stage. Initially the students mostly resorted to the algorithm to solve addition and subtraction operations. In turn, at the end of the study, it was possible to verify that the CM strategy predominantly adopted by the students was the 1010 strategy, with a slight change in the strategies used by the students, who in the course of the study began to use the N10 and 10's strategies. In summary, it is important to emphasize that mental calculus, like Mathematics, is present in all areas of our lives, and it is important to dynamize mental calculus routines throughout the classes, in order to provide students with paths of development. of their mental capacity, at the level of abstraction of concepts.Caseiro, AnaRCIPLGonçalves, Valeriya2023-04-03T10:45:58Z2022-07-132022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15870TID:203189060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:28.058316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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