Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5468
Resumo: A identidade de uma região ou comunidade reflecte a sua história e os seus valores. A perda da diversidade e especificidade cultural resultante dos fenómenos associados à globalização, nomeadamente de usos e costumes, origina uma uniformização de práticas que tem levado, de forma irreversível, à extinção de micro-culturas regionais e consequentemente do valor das suas peculiaridades tradicionais. Entre as consequências negativas resultantes de uma sociedade amplamente globalizada destacamos a individualização, a uniformização e a afirmação autoritária de valores. Os membros mais jovens das comunidades, mais expostos e permeáveis aos fenómenos de aculturação, crescem de acordo com um sistema standardizado, que acentua a perda da consciência de grupo. No mercado lúdico para a infância, deparamo-nos cada vez mais com propostas homogéneas que não revelam hábitos e vivências locais. Esta realidade fomenta o desaparecimento de práticas e valores culturais que muitas vezes estruturavam e reforçavam a identidade local. Urge pois, inverter a situação, afirmando a riqueza social e cultural de cada povo e de cada região, promovendo e estimulando junto das crianças, grupo etário predisposto para aprender com os mais velhos, a participação, a recuperação da memória local e o sentimento de pertença. O crescimento dos níveis de poluição mundial surge como outra consequência nefasta do processo de globalização. O incremento do desperdício de embalagens reforça a importância da relação entre embalagem e produto - muitas propostas apresentam embalagens com ciclos de vida útil completamente desfasados do ciclo que vida útil dos produtos que contêm. Dada a sua inevitabilidade e o facto de se assumir de forma crescente como um elemento indispensável na esfera de valor de um produto, a embalagem exige uma consideração atenta e transversal. Ao projectar uma embalagem é necessário promover a sustentabilidade através da optimização no uso de materiais e da aproximação do tempo de vida útil da embalagem ao do produto. Assim, a responsabilidade passa, por avaliar todas as dimensões do produto (entre as quais a embalagem) e optimizá-las para que se transformem em mais-valias e mantenham requisitos que a definam como uma solução sustentável.
id RCAP_6c8c0d859f6b12e0f3c929b24867b624
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produtoJogosTradiçãoMemóriaIdentidade culturalCriançaEmbalagemA identidade de uma região ou comunidade reflecte a sua história e os seus valores. A perda da diversidade e especificidade cultural resultante dos fenómenos associados à globalização, nomeadamente de usos e costumes, origina uma uniformização de práticas que tem levado, de forma irreversível, à extinção de micro-culturas regionais e consequentemente do valor das suas peculiaridades tradicionais. Entre as consequências negativas resultantes de uma sociedade amplamente globalizada destacamos a individualização, a uniformização e a afirmação autoritária de valores. Os membros mais jovens das comunidades, mais expostos e permeáveis aos fenómenos de aculturação, crescem de acordo com um sistema standardizado, que acentua a perda da consciência de grupo. No mercado lúdico para a infância, deparamo-nos cada vez mais com propostas homogéneas que não revelam hábitos e vivências locais. Esta realidade fomenta o desaparecimento de práticas e valores culturais que muitas vezes estruturavam e reforçavam a identidade local. Urge pois, inverter a situação, afirmando a riqueza social e cultural de cada povo e de cada região, promovendo e estimulando junto das crianças, grupo etário predisposto para aprender com os mais velhos, a participação, a recuperação da memória local e o sentimento de pertença. O crescimento dos níveis de poluição mundial surge como outra consequência nefasta do processo de globalização. O incremento do desperdício de embalagens reforça a importância da relação entre embalagem e produto - muitas propostas apresentam embalagens com ciclos de vida útil completamente desfasados do ciclo que vida útil dos produtos que contêm. Dada a sua inevitabilidade e o facto de se assumir de forma crescente como um elemento indispensável na esfera de valor de um produto, a embalagem exige uma consideração atenta e transversal. Ao projectar uma embalagem é necessário promover a sustentabilidade através da optimização no uso de materiais e da aproximação do tempo de vida útil da embalagem ao do produto. Assim, a responsabilidade passa, por avaliar todas as dimensões do produto (entre as quais a embalagem) e optimizá-las para que se transformem em mais-valias e mantenham requisitos que a definam como uma solução sustentável.Repositório ComumRibeiro, Joana2014-01-29T14:55:51Z2014-01-292014-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5468201002108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:49.625498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
title Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
spellingShingle Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
Ribeiro, Joana
Jogos
Tradição
Memória
Identidade cultural
Criança
Embalagem
title_short Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
title_full Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
title_fullStr Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
title_full_unstemmed Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
title_sort Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto
author Ribeiro, Joana
author_facet Ribeiro, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Tradição
Memória
Identidade cultural
Criança
Embalagem
topic Jogos
Tradição
Memória
Identidade cultural
Criança
Embalagem
description A identidade de uma região ou comunidade reflecte a sua história e os seus valores. A perda da diversidade e especificidade cultural resultante dos fenómenos associados à globalização, nomeadamente de usos e costumes, origina uma uniformização de práticas que tem levado, de forma irreversível, à extinção de micro-culturas regionais e consequentemente do valor das suas peculiaridades tradicionais. Entre as consequências negativas resultantes de uma sociedade amplamente globalizada destacamos a individualização, a uniformização e a afirmação autoritária de valores. Os membros mais jovens das comunidades, mais expostos e permeáveis aos fenómenos de aculturação, crescem de acordo com um sistema standardizado, que acentua a perda da consciência de grupo. No mercado lúdico para a infância, deparamo-nos cada vez mais com propostas homogéneas que não revelam hábitos e vivências locais. Esta realidade fomenta o desaparecimento de práticas e valores culturais que muitas vezes estruturavam e reforçavam a identidade local. Urge pois, inverter a situação, afirmando a riqueza social e cultural de cada povo e de cada região, promovendo e estimulando junto das crianças, grupo etário predisposto para aprender com os mais velhos, a participação, a recuperação da memória local e o sentimento de pertença. O crescimento dos níveis de poluição mundial surge como outra consequência nefasta do processo de globalização. O incremento do desperdício de embalagens reforça a importância da relação entre embalagem e produto - muitas propostas apresentam embalagens com ciclos de vida útil completamente desfasados do ciclo que vida útil dos produtos que contêm. Dada a sua inevitabilidade e o facto de se assumir de forma crescente como um elemento indispensável na esfera de valor de um produto, a embalagem exige uma consideração atenta e transversal. Ao projectar uma embalagem é necessário promover a sustentabilidade através da optimização no uso de materiais e da aproximação do tempo de vida útil da embalagem ao do produto. Assim, a responsabilidade passa, por avaliar todas as dimensões do produto (entre as quais a embalagem) e optimizá-las para que se transformem em mais-valias e mantenham requisitos que a definam como uma solução sustentável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-29T14:55:51Z
2014-01-29
2014-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5468
201002108
url http://hdl.handle.net/10400.26/5468
identifier_str_mv 201002108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130673704861696