Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, M. João
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pereira, José, Rodrigues, Luís
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/14262
Resumo: Os jogos multi-utilizador são aplicações que têm alcançado uma enorme popularidade na Internet. Este crescente interesse leva a que estas aplicações possuam hoje em dia um elevado número de participantes. Isto coloca problemas de escalabilidade e, consequentemente, de desempenho, cuja resolução é determinante para o sucesso destas aplicações. Neste artigo estamos interessados em procurar soluções de middleware para suportar aplicações multi-utilizador em grande-escala. Em particular, estamos interessados em estudar a viabilidade de utilizar protocolos de difusão probabilista para suportar a disseminação de informação em jogos multi-utilizador recorrendo a uma arquitectura entre-pares (peer-to-peer). Para isso, concretizámos a integração de um jogo multi-utilizador comercial, o Flight Simulator 2002 da Microsoft, com um protocolo de difusão probabilista concebido para este fim, o NEEM. O artigo descreve o trabalho realizado e o resultado da avaliação do protótipo desenvolvido
id RCAP_6c8e7c3dc03f3822f7efec5955a0e0b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/14262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémicaDifusão epidémicaarquitectura entre-pares(peer-to-peer), jogos multi-utilizadorOs jogos multi-utilizador são aplicações que têm alcançado uma enorme popularidade na Internet. Este crescente interesse leva a que estas aplicações possuam hoje em dia um elevado número de participantes. Isto coloca problemas de escalabilidade e, consequentemente, de desempenho, cuja resolução é determinante para o sucesso destas aplicações. Neste artigo estamos interessados em procurar soluções de middleware para suportar aplicações multi-utilizador em grande-escala. Em particular, estamos interessados em estudar a viabilidade de utilizar protocolos de difusão probabilista para suportar a disseminação de informação em jogos multi-utilizador recorrendo a uma arquitectura entre-pares (peer-to-peer). Para isso, concretizámos a integração de um jogo multi-utilizador comercial, o Flight Simulator 2002 da Microsoft, com um protocolo de difusão probabilista concebido para este fim, o NEEM. O artigo descreve o trabalho realizado e o resultado da avaliação do protótipo desenvolvidoDepartment of Informatics, University of LisbonRepositório da Universidade de LisboaMonteiro, M. JoãoPereira, JoséRodrigues, Luís2009-02-10T13:11:49Z2003-072003-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/14262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:59:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/14262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:04.741463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
title Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
spellingShingle Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
Monteiro, M. João
Difusão epidémica
arquitectura entre-pares(peer-to-peer), jogos multi-utilizador
title_short Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
title_full Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
title_fullStr Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
title_full_unstemmed Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
title_sort Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica
author Monteiro, M. João
author_facet Monteiro, M. João
Pereira, José
Rodrigues, Luís
author_role author
author2 Pereira, José
Rodrigues, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, M. João
Pereira, José
Rodrigues, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão epidémica
arquitectura entre-pares(peer-to-peer), jogos multi-utilizador
topic Difusão epidémica
arquitectura entre-pares(peer-to-peer), jogos multi-utilizador
description Os jogos multi-utilizador são aplicações que têm alcançado uma enorme popularidade na Internet. Este crescente interesse leva a que estas aplicações possuam hoje em dia um elevado número de participantes. Isto coloca problemas de escalabilidade e, consequentemente, de desempenho, cuja resolução é determinante para o sucesso destas aplicações. Neste artigo estamos interessados em procurar soluções de middleware para suportar aplicações multi-utilizador em grande-escala. Em particular, estamos interessados em estudar a viabilidade de utilizar protocolos de difusão probabilista para suportar a disseminação de informação em jogos multi-utilizador recorrendo a uma arquitectura entre-pares (peer-to-peer). Para isso, concretizámos a integração de um jogo multi-utilizador comercial, o Flight Simulator 2002 da Microsoft, com um protocolo de difusão probabilista concebido para este fim, o NEEM. O artigo descreve o trabalho realizado e o resultado da avaliação do protótipo desenvolvido
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07
2003-07-01T00:00:00Z
2009-02-10T13:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/14262
url http://hdl.handle.net/10451/14262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Informatics, University of Lisbon
publisher.none.fl_str_mv Department of Informatics, University of Lisbon
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134259393331200