Metodologia das Actividades Práticas de Campo no Ensino das Geociências na Formação Inicial de Professores: Uma Experiência em Pinhel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Macedo, Regêncio, Pinto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4868
Resumo: Este trabalho pretende precisamente dar conta de uma experiência metodológica inovadora, no âmbito da formação inicial de professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, levada a cabo nos dias 29 de Abril a 1 de Maio de 1999 no âmbito da disciplina de Didáctica da Geologia I e II que é leccionada no 4.º ano do Ramo de Geologia do Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia na Universidade de Évora. Na primeira parte do trabalho procuraremos contextualizar a importância do campo no ensino-aprendizagem das Ciências da Terra. Num segundo momento, descreveremos a metodologia empregue bem como a geologia da região a estudar. Procuraremos ainda, numa terceira fase, apurar que tipo de aprendizagens, dificuldades e sentimentos se geraram e, por último, teceremos algumas considerações entre os resultados obtidos nesta actividade e as propostas da investigação em didáctica das ciências e lançar alguns encalces de trabalhos futuros.
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