As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62741 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_6c9300335577ed437e91292d8a3d8d02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62741 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leituraChildren's and youth encyclopedias: contributions to the promotion of books and readingEnciclopédias infanto-juvenisLivroLeituraTextos informativosChildren's and youth encyclopediasBookReadingInformative textsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoDesenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, o presente relatório apresenta o trabalho concretizado em contexto de Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o desenvolvimento de competências ao nível do entendimento e da utilização dos textos informativos. No quadro desta tipologia textual, optou-se por centrar a intervenção na abordagem ao género textual das enciclopédias para a infância e a juventude, com especial incidência empírica no pré-escolar. A constatação de um acervo significativo de referenciais teóricos, referindo as vantagens de se proporem atividades pedagógicas a pré-leitores e leitores iniciais com base nestes textos, esteve, em certa medida, na origem da escolha do tema. Em ambos os cenários educativos, foi possível identificar dificuldades no reconhecimento das funcionalidades, bem como dos aspetos caraterísticos dos livros informativos, em particular, das enciclopédias, que permitem diferenciálos dos demais géneros textuais. Deste modo, ainda que restritas, foram realizadas no 1º Ciclo algumas atividades, no sentido de explorar, explicitamente, a estrutura das enciclopédias e o modo como podem e/ou devem ser utilizadas pelo leitor. No jardim-de-infância, o aparente desinteresse das crianças pela área da leitura ditou que, para além de um conjunto de atividades em torno dos livros informativos, a ação envolvesse, igualmente, a exploração de textos literários. A metodologia utilizada na recolha de dados teve em conta os instrumentos e os princípios da Investigação-Ação.Developed within the scope of Supervised Teaching Practice, this study presents the work developed in the context of Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education, aiming at the development of skills in understanding and using informative texts. In the context of this text typology, we have chosen to focus the intervention on addressing the text genre of encyclopedias for childhood and youth, with special empirical focus on pre-schoolers. The finding of a significant collection of theoretical references, referring to the advantages of proposing pedagogical activities to pre-readers and initial readers based on these texts, led to the choice of the theme. In both educational scenarios, it was possible to identify difficulties in the recognition of the functionalities as well as the characteristic aspects of informative books, in particular, encyclopedias, which allows them to be distinguished from other text genres. Thus, although restricted, some activities were performed in the 1st Cycle, in order to explicitly explore the structure of encyclopedias and how they can and / or should be used by the reader. In kindergarten, children's apparent disinterest in reading dictated that, in addition to a set of activities around informational books, action would also involve the exploration of literary texts. The methodology used for data collection took into account the instruments and principles of Action Research.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoTeixeira, Juliana Martins20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62741por202321100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:51.561392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura Children's and youth encyclopedias: contributions to the promotion of books and reading |
title |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura |
spellingShingle |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura Teixeira, Juliana Martins Enciclopédias infanto-juvenis Livro Leitura Textos informativos Children's and youth encyclopedias Book Reading Informative texts Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura |
title_full |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura |
title_fullStr |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura |
title_full_unstemmed |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura |
title_sort |
As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura |
author |
Teixeira, Juliana Martins |
author_facet |
Teixeira, Juliana Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sara Raquel Reis da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Juliana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enciclopédias infanto-juvenis Livro Leitura Textos informativos Children's and youth encyclopedias Book Reading Informative texts Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Enciclopédias infanto-juvenis Livro Leitura Textos informativos Children's and youth encyclopedias Book Reading Informative texts Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62741 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202321100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132484840980480 |