As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Juliana Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62741
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_6c9300335577ed437e91292d8a3d8d02
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leituraChildren's and youth encyclopedias: contributions to the promotion of books and readingEnciclopédias infanto-juvenisLivroLeituraTextos informativosChildren's and youth encyclopediasBookReadingInformative textsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoDesenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, o presente relatório apresenta o trabalho concretizado em contexto de Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o desenvolvimento de competências ao nível do entendimento e da utilização dos textos informativos. No quadro desta tipologia textual, optou-se por centrar a intervenção na abordagem ao género textual das enciclopédias para a infância e a juventude, com especial incidência empírica no pré-escolar. A constatação de um acervo significativo de referenciais teóricos, referindo as vantagens de se proporem atividades pedagógicas a pré-leitores e leitores iniciais com base nestes textos, esteve, em certa medida, na origem da escolha do tema. Em ambos os cenários educativos, foi possível identificar dificuldades no reconhecimento das funcionalidades, bem como dos aspetos caraterísticos dos livros informativos, em particular, das enciclopédias, que permitem diferenciálos dos demais géneros textuais. Deste modo, ainda que restritas, foram realizadas no 1º Ciclo algumas atividades, no sentido de explorar, explicitamente, a estrutura das enciclopédias e o modo como podem e/ou devem ser utilizadas pelo leitor. No jardim-de-infância, o aparente desinteresse das crianças pela área da leitura ditou que, para além de um conjunto de atividades em torno dos livros informativos, a ação envolvesse, igualmente, a exploração de textos literários. A metodologia utilizada na recolha de dados teve em conta os instrumentos e os princípios da Investigação-Ação.Developed within the scope of Supervised Teaching Practice, this study presents the work developed in the context of Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education, aiming at the development of skills in understanding and using informative texts. In the context of this text typology, we have chosen to focus the intervention on addressing the text genre of encyclopedias for childhood and youth, with special empirical focus on pre-schoolers. The finding of a significant collection of theoretical references, referring to the advantages of proposing pedagogical activities to pre-readers and initial readers based on these texts, led to the choice of the theme. In both educational scenarios, it was possible to identify difficulties in the recognition of the functionalities as well as the characteristic aspects of informative books, in particular, encyclopedias, which allows them to be distinguished from other text genres. Thus, although restricted, some activities were performed in the 1st Cycle, in order to explicitly explore the structure of encyclopedias and how they can and / or should be used by the reader. In kindergarten, children's apparent disinterest in reading dictated that, in addition to a set of activities around informational books, action would also involve the exploration of literary texts. The methodology used for data collection took into account the instruments and principles of Action Research.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoTeixeira, Juliana Martins20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62741por202321100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:51.561392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
Children's and youth encyclopedias: contributions to the promotion of books and reading
title As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
spellingShingle As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
Teixeira, Juliana Martins
Enciclopédias infanto-juvenis
Livro
Leitura
Textos informativos
Children's and youth encyclopedias
Book
Reading
Informative texts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
title_full As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
title_fullStr As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
title_full_unstemmed As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
title_sort As enciclopédias infanto-juvenis: contributos para a promoção do livro e da leitura
author Teixeira, Juliana Martins
author_facet Teixeira, Juliana Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sara Raquel Reis da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Juliana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Enciclopédias infanto-juvenis
Livro
Leitura
Textos informativos
Children's and youth encyclopedias
Book
Reading
Informative texts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Enciclopédias infanto-juvenis
Livro
Leitura
Textos informativos
Children's and youth encyclopedias
Book
Reading
Informative texts
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62741
url http://hdl.handle.net/1822/62741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202321100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132484840980480