Formação profissional a distância: o caso de uma intervenção pedagógica em empresa de formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13107 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se na unidade curricular de Estágio do 2º ano do Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL) da Universidade Aberta de Portugal e tem como objetivo a intervenção numa instituição que desenvolva a sua atividade na modalidade de Educação a Distância, mais concretamente a metodologia de eLearning. Por outro lado, tratou-se de um estágio remunerado. O mesmo está dividido em três partes: a primeira parte, o enquadramento teórico abordando a definição de Educação a Distância (EAD) e eLearning, as gerações de EaD, a pedagogia em eLearning e são também apresentados dois modelos que sustentam a intervenção efetuada no estágio: o modelo de e-moderação de Salmon (2004) e modelo de avaliação de Kirkpatrick (2006). Na segunda parte, efetua-se a caracterização da instituição de acolhimento do estágio, o Centro de Instrução Técnica - CIT, descrevemos a sua evolução desde a criação até aos dias de hoje e apresentamos ainda, as atividades implementadas no estágio, desde as iniciais negociadas com a direção de forma a cumprirem os requisitos da certificação DGERT, e aquelas se considerou também pertinentes nomeadamente: o desenvolvimento de um sistema simplificado de avaliação de qualidade (conceção dos questionários de feedback e avaliação da satisfação dos formandos e formadores), o desenvolvimento de um modelo pedagógico para os cursos alicerçado no modelo de emoderação, bem como, a transição para a plataforma de um curso, a elaboração de uma Check-list de boas-vindas aos formandos, a metodologia para os guias do formando e elaboração dos tutoriais de apoio à navegação do Moodle através do estabelecimento de um protocolo com uma escola profissional. No final, fazemos um balanço positivo e afirmar que o CIT obteve resultados promissores apesar de existirem algumas áreas a aprofundar e melhorar, no que concerne, por exemplo, à implementação de um design instrucional. E a terceira parte corresponde à análise da intervenção e implementação do estágio. das atividades desenvolvidas ao longo do mesmo e o seu impacto através de uma análise SWOT e a reflexão do estagiário, seguindo uma lógica de contribuir para que esta empresa possa ser uma entidade certificada pela DGERT na modalidade de EaD e os requisitos que deve cumprir para a sua manutenção. Culminando com uma reflexão sobre a sobre as limitações sentidas a nível organizacional, pedagógico e pessoal e sugerindo algumas pistas de melhorias para o futuro. |
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Formação profissional a distância: o caso de uma intervenção pedagógica em empresa de formaçãoCentro de Instrução TécnicaEducação a distânciaElearningFormação profissionalDistance educationeLearningCenter of Technical InstructionODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO presente trabalho insere-se na unidade curricular de Estágio do 2º ano do Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL) da Universidade Aberta de Portugal e tem como objetivo a intervenção numa instituição que desenvolva a sua atividade na modalidade de Educação a Distância, mais concretamente a metodologia de eLearning. Por outro lado, tratou-se de um estágio remunerado. O mesmo está dividido em três partes: a primeira parte, o enquadramento teórico abordando a definição de Educação a Distância (EAD) e eLearning, as gerações de EaD, a pedagogia em eLearning e são também apresentados dois modelos que sustentam a intervenção efetuada no estágio: o modelo de e-moderação de Salmon (2004) e modelo de avaliação de Kirkpatrick (2006). Na segunda parte, efetua-se a caracterização da instituição de acolhimento do estágio, o Centro de Instrução Técnica - CIT, descrevemos a sua evolução desde a criação até aos dias de hoje e apresentamos ainda, as atividades implementadas no estágio, desde as iniciais negociadas com a direção de forma a cumprirem os requisitos da certificação DGERT, e aquelas se considerou também pertinentes nomeadamente: o desenvolvimento de um sistema simplificado de avaliação de qualidade (conceção dos questionários de feedback e avaliação da satisfação dos formandos e formadores), o desenvolvimento de um modelo pedagógico para os cursos alicerçado no modelo de emoderação, bem como, a transição para a plataforma de um curso, a elaboração de uma Check-list de boas-vindas aos formandos, a metodologia para os guias do formando e elaboração dos tutoriais de apoio à navegação do Moodle através do estabelecimento de um protocolo com uma escola profissional. No final, fazemos um balanço positivo e afirmar que o CIT obteve resultados promissores apesar de existirem algumas áreas a aprofundar e melhorar, no que concerne, por exemplo, à implementação de um design instrucional. E a terceira parte corresponde à análise da intervenção e implementação do estágio. das atividades desenvolvidas ao longo do mesmo e o seu impacto através de uma análise SWOT e a reflexão do estagiário, seguindo uma lógica de contribuir para que esta empresa possa ser uma entidade certificada pela DGERT na modalidade de EaD e os requisitos que deve cumprir para a sua manutenção. Culminando com uma reflexão sobre a sobre as limitações sentidas a nível organizacional, pedagógico e pessoal e sugerindo algumas pistas de melhorias para o futuro.This work is part of the Internship course of the 2nd year of the Master in eLearning Pedagogy (mPeL) of the Universidade Aberta de Portugal and its objective is the intervention in an institution that develops its activity in the Distance Education modality, more specifically the eLearning methodology. On the other hand, this was a paid internship. It is divided into three parts: the first part is the theoretical framework addressing the definition of DE and eLearning, the generations of DE, eLearning pedagogy, and two models that support the intervention carried out are also presented: Salmon's e-Moderation model (2004) and Kirkpatrick's evaluation model (2006). In the second part, we characterize the institution where the internship was carried out, the Technical Training Center - CIT, we describe its evolution since its creation until today and we also present the activities implemented during the internship, from the initial ones negotiated with the management in order to meet the requirements of DGERT certification, and those considered pertinent, namely the development of a simplified system of quality evaluation (design of feedback questionnaires and evaluation of the satisfaction of trainees and trainers), the development of a pedagogical model for the courses based on the e-moderation model, as well as, the transition to the platform of a course, the welcome Check-list, the methodology for the trainee guides and preparation of tutorials to support navigation of Moodle through the protocol with a professional school. In the end, we can make a positive balance and affirm that CIT has achieved promising results, although there are some areas to be deepened and improved, regarding, for example, the implementation of instructional design. And the third part corresponds to the analysis of the intervention and implementation of the internship. of the activities developed throughout the internship and their impact through a SWOT analysis and the trainee's reflection, following a logic of contributing so that this company can be a DGERT certified entity in the DELE modality and the requirements it must meet for its maintenance. Culminating with a reflection on the limitations felt at the organizational, pedagogical and personal levels and suggesting some improvement clues for the future.A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Morgado, LinaCardoso, PaulaRepositório AbertoCavaco, Miguel Ângelo Silva2022-10-242023-01-102025-10-24T00:00:00Z2022-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13107TID:203185765porCavaco, Miguel Ângelo Silva - Formação profissional a distância [Em linha]: o caso de uma intervenção pedagógica em empresa de formação.[S.l.]: [s.n.], 2022. 196 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:14.076097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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