O design e o merchandising como ferramentas de dinamização de uma personalidade : o caso de Guerra Junqueiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Sofia Guedes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43954
Resumo: O foco central deste projeto, intitulado O Design e o Merchandising como ferramentas de dinamização de uma personalidade: o caso de Guerra Junqueiro, foi o estudo do design e do merchandising como ferramentas para promover a figura de Guerra Junqueiro, no ano da celebração do centenário da sua morte (1923-2023). Mais do que desenvolver e aprofundar conhecimentos sobre o poeta, esta iniciativa, pretende ser veículo, suscitar curiosidade para a exploração desta figura maior da cultura portuguesa e demonstrar como, por meio de um projeto criativo, é possível agregar valor e conhecimento. Ao reconhecer a importância da aplicação de ferramentas de design e merchandising como foco deste projeto, explorei a interligação dessas práticas como meios de comunicação e promoção numa dimensão que, até então, permaneceu inexplorada. O conceito contemporâneo de marketing é definido enfatizando a importância do design como ferramenta fundamental para a criação de produtos e experiências que atendam às necessidades e desejos dos consumidores. A gestão do design também é abordada, destacando-se a relevância do design management no contexto empresarial e a sua aplicação na construção da identidade de marca. Guerra Junqueiro é analisado como uma marca em si, com a sua própria identidade. De destacar a importância do design thinking como ferramenta para a dinamização da personalidade, considerando a criação de um plano de negócio que envolve a definição de conceitos, modelos de negócio, parcerias estratégicas e a criação de uma identidade visual consistente. Não obstante a marca impressiva do legado junqueiriano, a obra, ação e pensamento de Guerra Junqueiro permanecem relativamente esquecidos. O projeto que agora se apresenta tem como objetivo chamar a atenção para essa questão e incentivar um maior interesse na figura e legado de Guerra Junqueiro, reconhecendo o seu impacto na cultura e literatura portuguesa. O resultado, a criação de uma linha de merchandising e o desenho de um site de referência para promover a figura de Junqueiro como marca.
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Ao reconhecer a importância da aplicação de ferramentas de design e merchandising como foco deste projeto, explorei a interligação dessas práticas como meios de comunicação e promoção numa dimensão que, até então, permaneceu inexplorada. O conceito contemporâneo de marketing é definido enfatizando a importância do design como ferramenta fundamental para a criação de produtos e experiências que atendam às necessidades e desejos dos consumidores. A gestão do design também é abordada, destacando-se a relevância do design management no contexto empresarial e a sua aplicação na construção da identidade de marca. Guerra Junqueiro é analisado como uma marca em si, com a sua própria identidade. De destacar a importância do design thinking como ferramenta para a dinamização da personalidade, considerando a criação de um plano de negócio que envolve a definição de conceitos, modelos de negócio, parcerias estratégicas e a criação de uma identidade visual consistente. Não obstante a marca impressiva do legado junqueiriano, a obra, ação e pensamento de Guerra Junqueiro permanecem relativamente esquecidos. O projeto que agora se apresenta tem como objetivo chamar a atenção para essa questão e incentivar um maior interesse na figura e legado de Guerra Junqueiro, reconhecendo o seu impacto na cultura e literatura portuguesa. O resultado, a criação de uma linha de merchandising e o desenho de um site de referência para promover a figura de Junqueiro como marca.The central focus of this project, entitled O Design e o Merchandising como ferramentas de dinamização de uma personalidade: o caso de Guerra Junqueiro, was the study of design and merchandising as essential tools for promoting the figure of Guerra Junqueiro, during the centenary celebration of his death (1923-2023). More than just developing and deepening knowledge about the poet, this initiative aims to serve as a means to spark curiosity for exploring this significant figure in Portuguese culture and demonstrate how, through a creative project, it is possible to add value and knowledge. By recognizing the importance of applying design and merchandising tools as the focus of this project, I explored the interconnection of these practices as means of communication and promotion in a dimension that had remained unexplored until now. The contemporary concept of marketing is defined by emphasizing the importance of design as a fundamental tool for creating products and experiences that meet the needs and desires of consumers. Design management is also discussed, highlighting the relevance of design management in the business context and its application in brand identity construction. Guerra Junqueiro is analyzed as a brand in itself, with its own identity. It is important to note the significance of design thinking as a tool for revitalizing the personality, considering the creation of a business plan that involves defining concepts, business models, strategic partnerships, and the development of a consistent visual identity. Despite the impressive imprint of the Junqueirian legacy, the work, actions and thoughts of Guerra Junqueiro remain relatively forgotten.This project aims to draw attention to this issue and encourage a greater interest in Guerra Junqueiro's figure and legacy, recognizing his impact on Portuguese culture and literature. The result is the creation of a merchandising line and the development of a reference website to promote Guerra Junqueiro as a brand.Pereira, Henrique ManuelVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Ana Sofia Guedes2024-02-14T13:45:02Z2023-12-152023-102023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43954TID:203450973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T01:32:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:00.926102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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