"As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Armanda Manuela Martins de Sousa Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12832
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar
id RCAP_6cc3d248c92f7dbb6486302df7ef5301
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"AprendizagensCiências ExperimentaisEstóriasExperimental sciencesStoriesLearningRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II do 2º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e pretende abordar de forma reflexiva a prática levada a cabo ao longo do período de estágio, evidenciando as aprendizagens feitas e as intenções concretizadas, em contexto de Jardim de infância, com um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. É ainda apresentada uma pequena investigação, sobretudo de natureza qualitativa, que dá nome ao relatório, “As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte”. A investigação emergiu de um interesse manifestado pelas crianças, observado durante a PPS II. A metodologia utilizada inclui a investigação-ação, para dar resposta a duas questões: - Promover procedimentos experimentais através de estórias; - Identificar as aprendizagens através das estórias e experiências efetuadas. Durante toda a prática tive a possibilidade de desenvolver uma miscelânea de atividades, tencionando, tanto quanto possível, ir ao encontro do interesse das crianças e conseguir alcançar as intenções junto daquelas, das suas famílias e também da equipa educativa. Importa referir também a importância de todas as aprendizagens efetuadas junto da educadora cooperante. Concretamente acerca da investigação-ação, os resultados apresentados indicam uma orientação no sentido de se pensar que o uso de estórias possibilita a realização de aprendizagens na área das ciências experimentais.ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II of the 2nd. year of the Master's course in Pre-school Education and aims to reflect on the practice carried out during the internship period, highlighting the lessons learned and the intentions achieved, in the context of kindergarten, with a group of twenty-four children aged between 3 years and 6 years. A research, mainly qualitative is also conveyed which gives the report its name, “Experimental sciences in kindergarten: stories as a support”. The research emerged from an interest expressed by the children observed during PPS II. The methodology used included action-research, to answer two questions: - Promote experimental procedures through stories; - Identify the learning through the stories and experiences made. Throughout the practice, I had the possibility to develop a mix of activities, that, as much as possible, met the interests of children and achieve the intentions with the children, their families and also the educational team. It is also important to mention the importance of all the lessons learned from the cooperating kindergarten teacher. Specifically, the results in the action-research methodology presented, demonstrated clues that supports the evidence that the use of stories enables learning in the field of experimental sciences.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLMiranda, Armanda Manuela Martins de Sousa Lopes2021-02-12T10:58:34Z2020-06-232020-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12832TID:202628531por202628531info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:51.068559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
title "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
spellingShingle "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
Miranda, Armanda Manuela Martins de Sousa Lopes
Aprendizagens
Ciências Experimentais
Estórias
Experimental sciences
Stories
Learning
title_short "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
title_full "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
title_fullStr "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
title_full_unstemmed "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
title_sort "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"
author Miranda, Armanda Manuela Martins de Sousa Lopes
author_facet Miranda, Armanda Manuela Martins de Sousa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Armanda Manuela Martins de Sousa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens
Ciências Experimentais
Estórias
Experimental sciences
Stories
Learning
topic Aprendizagens
Ciências Experimentais
Estórias
Experimental sciences
Stories
Learning
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
2020-06-23T00:00:00Z
2021-02-12T10:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12832
TID:202628531
url http://hdl.handle.net/10400.21/12832
identifier_str_mv TID:202628531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202628531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478361497600