O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.17731 |
Resumo: | O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade. |
id |
RCAP_6cc4ed75d485851d085e062f2f36c3db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativoEl docente y su influencia en la adaptación del estudiante a la Universidad: Un estudio cualitativoO docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativoArtigosO docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.University professors directly and indirectly influence students’ adjustment to higher education. This study investigated how professors understand their influence over the process of students’ university adjustment. We interviewed 16 professors from Brazilian public and private universities. A qualitative analysis over the interviews’ transcriptions was conducted with descriptive coding and generation of categories. We organized the categories in three groups: professor-student relationship, professors’ attitudes and dispositions, and professors’ teaching style and didactics. The discussion section provides an interpretation concerning friendship between professor and student, professor empathy, and reflexive practice on teaching. We discuss these topics in the context of professors’ influence over student adjustment to university.El docente universitario participa directa e indirectamente de la adaptación del estudiante a la enseñanza superior. El presente estudio investigó cómo el profesor comprende su influencia sobre el proceso de adaptación estudiantil a la universidad. Se entrevistaron a 16 docentes de universidades públicas y privadas brasileñas. Se realizó un análisis cualitativo sobre las transcripciones de las entrevistas mediante codificación descriptiva y creación de categorías. Las categorías fueron organizadas en tres grupos: relación profesor-alumno, posturas y disposiciones del docente, y estilo y didáctica docente. En la discusión, se abordan las cuestiones de la amistad entre alumnos y docentes, la empatía docente, y la práctica reflexiva en la docencia. Estas cuestiones se abordan en el contexto de la influencia del profesor sobre la adaptación de los estudiantes a la universidad.-Instituto de Educação - Universidade do Minho2021-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.17731por2183-04520871-9187Basso, Fabíola de Cássia ReghelinSouza, Luciana Karine deDias, Ana Cristina Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:26Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:18.857379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo El docente y su influencia en la adaptación del estudiante a la Universidad: Un estudio cualitativo O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
spellingShingle |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo Basso, Fabíola de Cássia Reghelin Artigos |
title_short |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_full |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_fullStr |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_full_unstemmed |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
title_sort |
O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo |
author |
Basso, Fabíola de Cássia Reghelin |
author_facet |
Basso, Fabíola de Cássia Reghelin Souza, Luciana Karine de Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Luciana Karine de Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Fabíola de Cássia Reghelin Souza, Luciana Karine de Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.17731 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.17731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130228972322816 |