A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13338 |
Resumo: | O turismo em espaço rural representa uma oportunidade para as regiões, ao contribuir para o povoamento através da criação de atividades associadas e para os turistas, ao providenciar uma conexão com a natureza e a cultura endógena. Embora o “conceito de turismo em espaço rural” não seja de fácil definição, o avanço da tecnologia permite a promoção de negócios relativos ao setor, como alojamentos, através de plataformas online: websites, redes sociais e plataformas de reservas. Quando os alojamentos de turismo em espaço rural comunicam a sustentabilidade, uma forma de preservar a cultura e os recursos naturais das áreas rurais, tornam-se mais importantes para a escolha do turista, por representar uma característica importante na escolha de um destino. O presente estudo pretende perceber se as empresas pertencentes ao CAE 55202 - Turismo no Espaço Rural das cinco ART de Portugal comunicam as práticas de sustentabilidade social e ambiental ao nível das redes sociais Facebook e Instagram, websites próprios ou através da plataforma de reservas Booking.com. Os resultados indicam que a ART do Centro é a região de Portugal com maiores índices de sustentabilidade social e ambiental e que a ART da Área Metropolitana de Lisboa a região que representa menores índices de sustentabilidade social e ambiental. De entre os indicadores analisados, identificaram-se mais práticas de sustentabilidade ambiental do que sustentabilidade social. Os websites próprios das empresas efetuam mais comunicação de sustentabilidade social e a plataforma Booking.com efetua mais comunicação de sustentabilidade ambiental. As redes sociais analisadas por este estudo, Facebook e Instagram, possuem os menores índices de comunicações. Embora os turistas procurem alojamentos sustentáveis e ambicionem encontrá-los de forma mais facilitada, os resultados deste estudo demonstram que as regiões analisadas efetuam relativamente pouca comunicação de sustentabilidade. O presente estudo faculta dados de comunicação de sustentabilidade relevantes para as empresas, permitindo que estabeleçam comparações com os concorrentes da sua ART e das outras ART a nível social e ambiental. O estudo permite ainda ser replicado noutras regiões e países, bem como em diferentes espaços temporais. |
id |
RCAP_6cc5af4a99cf2f0bd79907504bb30da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13338 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes SociaisAnálise de ConteúdoComunicação DigitalSustentabilidadeTurismo RuralDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de EmpresasO turismo em espaço rural representa uma oportunidade para as regiões, ao contribuir para o povoamento através da criação de atividades associadas e para os turistas, ao providenciar uma conexão com a natureza e a cultura endógena. Embora o “conceito de turismo em espaço rural” não seja de fácil definição, o avanço da tecnologia permite a promoção de negócios relativos ao setor, como alojamentos, através de plataformas online: websites, redes sociais e plataformas de reservas. Quando os alojamentos de turismo em espaço rural comunicam a sustentabilidade, uma forma de preservar a cultura e os recursos naturais das áreas rurais, tornam-se mais importantes para a escolha do turista, por representar uma característica importante na escolha de um destino. O presente estudo pretende perceber se as empresas pertencentes ao CAE 55202 - Turismo no Espaço Rural das cinco ART de Portugal comunicam as práticas de sustentabilidade social e ambiental ao nível das redes sociais Facebook e Instagram, websites próprios ou através da plataforma de reservas Booking.com. Os resultados indicam que a ART do Centro é a região de Portugal com maiores índices de sustentabilidade social e ambiental e que a ART da Área Metropolitana de Lisboa a região que representa menores índices de sustentabilidade social e ambiental. De entre os indicadores analisados, identificaram-se mais práticas de sustentabilidade ambiental do que sustentabilidade social. Os websites próprios das empresas efetuam mais comunicação de sustentabilidade social e a plataforma Booking.com efetua mais comunicação de sustentabilidade ambiental. As redes sociais analisadas por este estudo, Facebook e Instagram, possuem os menores índices de comunicações. Embora os turistas procurem alojamentos sustentáveis e ambicionem encontrá-los de forma mais facilitada, os resultados deste estudo demonstram que as regiões analisadas efetuam relativamente pouca comunicação de sustentabilidade. O presente estudo faculta dados de comunicação de sustentabilidade relevantes para as empresas, permitindo que estabeleçam comparações com os concorrentes da sua ART e das outras ART a nível social e ambiental. O estudo permite ainda ser replicado noutras regiões e países, bem como em diferentes espaços temporais.Rural tourism represents an opportunity for regions, by contributing to population growth through the creation of associated activities, and for consumers, by providing a connection with nature and the endogenous culture. Although the concept of “rural tourism" is not easily defined, the advancement of technology allows for the promotion of businesses related to the sector, such as accommodations, through online platforms: websites, social networks, and reservation platforms. When rural tourism accommodations communicate sustainability, a way of preserving the culture and natural resources of rural areas, they become more important for the tourist's choice, as it represents an important feature in choosing a destination. The present investigation aims to understand if the portuguese rural tourism businesses communicate sustainable social and environmental practices on social networks, their own websites or through external reservation platforms.Estevão, Cristina Maria SantosAlves, Helena Maria BaptistauBibliorumVaz, Luís Miguel Constantino2023-02-272023-01-302025-01-30T00:00:00Z2023-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13338TID:203288050porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:47.812184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais |
title |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais |
spellingShingle |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais Vaz, Luís Miguel Constantino Análise de Conteúdo Comunicação Digital Sustentabilidade Turismo Rural Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas |
title_short |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais |
title_full |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais |
title_fullStr |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais |
title_full_unstemmed |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais |
title_sort |
A Sustentabilidade nas Empresas de Turismo em Espaço Rural em Portugal: Análise de Conteúdo da Comunicação em Websites e Redes Sociais |
author |
Vaz, Luís Miguel Constantino |
author_facet |
Vaz, Luís Miguel Constantino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estevão, Cristina Maria Santos Alves, Helena Maria Baptista uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Luís Miguel Constantino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Conteúdo Comunicação Digital Sustentabilidade Turismo Rural Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas |
topic |
Análise de Conteúdo Comunicação Digital Sustentabilidade Turismo Rural Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas |
description |
O turismo em espaço rural representa uma oportunidade para as regiões, ao contribuir para o povoamento através da criação de atividades associadas e para os turistas, ao providenciar uma conexão com a natureza e a cultura endógena. Embora o “conceito de turismo em espaço rural” não seja de fácil definição, o avanço da tecnologia permite a promoção de negócios relativos ao setor, como alojamentos, através de plataformas online: websites, redes sociais e plataformas de reservas. Quando os alojamentos de turismo em espaço rural comunicam a sustentabilidade, uma forma de preservar a cultura e os recursos naturais das áreas rurais, tornam-se mais importantes para a escolha do turista, por representar uma característica importante na escolha de um destino. O presente estudo pretende perceber se as empresas pertencentes ao CAE 55202 - Turismo no Espaço Rural das cinco ART de Portugal comunicam as práticas de sustentabilidade social e ambiental ao nível das redes sociais Facebook e Instagram, websites próprios ou através da plataforma de reservas Booking.com. Os resultados indicam que a ART do Centro é a região de Portugal com maiores índices de sustentabilidade social e ambiental e que a ART da Área Metropolitana de Lisboa a região que representa menores índices de sustentabilidade social e ambiental. De entre os indicadores analisados, identificaram-se mais práticas de sustentabilidade ambiental do que sustentabilidade social. Os websites próprios das empresas efetuam mais comunicação de sustentabilidade social e a plataforma Booking.com efetua mais comunicação de sustentabilidade ambiental. As redes sociais analisadas por este estudo, Facebook e Instagram, possuem os menores índices de comunicações. Embora os turistas procurem alojamentos sustentáveis e ambicionem encontrá-los de forma mais facilitada, os resultados deste estudo demonstram que as regiões analisadas efetuam relativamente pouca comunicação de sustentabilidade. O presente estudo faculta dados de comunicação de sustentabilidade relevantes para as empresas, permitindo que estabeleçam comparações com os concorrentes da sua ART e das outras ART a nível social e ambiental. O estudo permite ainda ser replicado noutras regiões e países, bem como em diferentes espaços temporais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-27 2023-01-30 2023-02-27T00:00:00Z 2025-01-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13338 TID:203288050 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13338 |
identifier_str_mv |
TID:203288050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136415969181696 |