Planeamento de alta e follow-up do doente hepatobiliopancreático submetido a cirurgia :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marlene Isaura Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44509
Resumo: A alta hospitalar é um momento de transição crítica na gestão da saúde dos doentes. A precocidade com que as altas são dadas após cirurgia tende a complicar a sua preparação, devendo os enfermeiros serem capazes de recolher e analisar informação pertinente para uma adequada organização da alta de enfermagem. Os enfermeiros devem ter um papel ativo nas estratégias de transição dos cuidados a fim de aprimorar a preparação da alta e garantir a continuidade dos cuidados no domicílio. Este projeto é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio com Relatório do 12º Curso de Mestrado na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente Enfermagem Oncológica. Pretende dar visibilidade às intervenções autónomas do enfermeiro especialista na capacitação para o autocuidado do doente hepato-bilio-pancreático, constituindo ainda um importante contributo na construção de estratégias de melhoria de cuidados no período perioperatório. A sua finalidade é promover o autocuidado na preparação para a alta do doente hepato-bilio-pancreático submetido a cirurgia, implementar uma consulta de enfermagem de follow-up telefónica e prevenir reinternamentos hospitalares. Neste sentido, pretendo dar resposta à seguinte questão de investigação: “Quais as intervenções de enfermagem que permitem capacitar o doente hepato-bilio pancreático submetido a cirurgia, com vista a uma alta segura para a comunidade?” A metodologia foi sustentada pela pesquisa bibliográfica e a realização dos estágios onde adquiri e consolidei conhecimentos e estratégias adotadas para a implementação da consulta de enfermagem follow-up telefónica. A capacitação do doente para o autocuidado, desde a admissão, período perioperatório e acompanhamento pós-alta revela-se uma intervenção de enfermagem decisiva. A consulta de enfermagem de follow-up telefónica e a avaliação do enfermeiro sobre os problemas ou necessidades identificados mostrou se eficaz na sua resolução. É considerada pertinente nos benefícios que proporciona ao doente e família e no desempenho dos enfermeiros, que assumem um papel dinamizador relativamente ao ensino, à promoção do autocuidado ao longo da preparação para a alta hospitalar e continuidade dos cuidados.
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Pretende dar visibilidade às intervenções autónomas do enfermeiro especialista na capacitação para o autocuidado do doente hepato-bilio-pancreático, constituindo ainda um importante contributo na construção de estratégias de melhoria de cuidados no período perioperatório. A sua finalidade é promover o autocuidado na preparação para a alta do doente hepato-bilio-pancreático submetido a cirurgia, implementar uma consulta de enfermagem de follow-up telefónica e prevenir reinternamentos hospitalares. Neste sentido, pretendo dar resposta à seguinte questão de investigação: “Quais as intervenções de enfermagem que permitem capacitar o doente hepato-bilio pancreático submetido a cirurgia, com vista a uma alta segura para a comunidade?” A metodologia foi sustentada pela pesquisa bibliográfica e a realização dos estágios onde adquiri e consolidei conhecimentos e estratégias adotadas para a implementação da consulta de enfermagem follow-up telefónica. A capacitação do doente para o autocuidado, desde a admissão, período perioperatório e acompanhamento pós-alta revela-se uma intervenção de enfermagem decisiva. A consulta de enfermagem de follow-up telefónica e a avaliação do enfermeiro sobre os problemas ou necessidades identificados mostrou se eficaz na sua resolução. É considerada pertinente nos benefícios que proporciona ao doente e família e no desempenho dos enfermeiros, que assumem um papel dinamizador relativamente ao ensino, à promoção do autocuidado ao longo da preparação para a alta hospitalar e continuidade dos cuidados.Hospital discharge is a time of critical transition in patient health management. The precocity with which discharges are given after surgery tends to complicate their preparation, and nurses should be able to collect and analyse pertinent information for an adequate organization of nursing discharge. Nurses should play an active role in care transition strategies to improve discharge preparation and ensure continuity of care at home. This project is developed within the scope of the curricular unit of internship with report of the 12th Master in Medical Surgery Nursing Specialization, Oncological Nursing branch, for the Nurse Specialist and Master degree title. It intends to give visibility to the autonomous interventions of the specialist nurse in the training for the self-care of the hepatic-bile-pancreatic patient, constituting an important contribution in the construction of strategies to improve care in the perioperative period. The purpose is to promote self-care in preparation for the discharge of hepatic-bile pancreatic patients undergoing surgery, to implement a telephone follow-up nursing consultation and to prevent hospital readmissions. In this sense, I intend to answer the following research question: “What are the nursing interventions that allow training the hepatic- bile- pancreatic patient undergoing surgery, with a view to a safe discharge to the community?” The methodology was supported by bibliographic research and the completion of internships where I acquired and consolidated knowledge and strategies adopted for the implementation of the telephone follow-up nursing consultation. Patient empowerment for self-care, from admission, perioperative period and post discharge follow-up, proves to be a decisive nursing intervention. The telephone follow-up nursing consultation and the nurse's assessment of the identified problems or needs proved to be effective in their resolution. It is considered relevant in the benefits it provides to the patient and family and in the performance of nurses, who assume a dynamic role in terms of teaching, promoting self-care throughout the preparation for hospital discharge and continuity of care.Ferreira, Óscar Manuel RamosRepositório ComumPinto, Marlene Isaura Correia2023-04-11T14:36:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44509TID:203209109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:10:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:11.980011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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