Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2504 |
Resumo: | Sabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região centro de Portugal, sobre a utilidade dessas Unidades (entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, as opiniões (questionário) aos pais/encarregados de educação (n=8) dos alunos autistas em estudo, cruzando esses dados (triangulação) com a observação documental, natural (grelhas de registo) e participante realizada aos 8 alunos autistas em estudo sobre o seu desenvolvimento de competências básicas, comunicação e de interação social. Os resultados confirmam a valorização muito positiva dessas unidades de ensino nas escolas e o modo como intervêm os professores desse ensino estruturado. |
id |
RCAP_6cd71df51ad2ca8a54b42605ee535d02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturadoInclusion of children with autism : from that that room…from me to me in a structured educational unitEscola inclusivaEducação especialUnidades de ensino estruturadoProfessor ensino regularAutismoInclusive schoolSpecial educationStructured teaching unitsRegular education teacherAutismSabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região centro de Portugal, sobre a utilidade dessas Unidades (entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, as opiniões (questionário) aos pais/encarregados de educação (n=8) dos alunos autistas em estudo, cruzando esses dados (triangulação) com a observação documental, natural (grelhas de registo) e participante realizada aos 8 alunos autistas em estudo sobre o seu desenvolvimento de competências básicas, comunicação e de interação social. Os resultados confirmam a valorização muito positiva dessas unidades de ensino nas escolas e o modo como intervêm os professores desse ensino estruturado.Abstract: We know that the inclusive school aims to develop a pedagogy focused on all children, in order to educate them successfully. It is in this context of inclusive educational and especial education related to autistic children that this is descriptive. We obtained information on the one hand, teachers (n = 16) of structured teaching units and class teachers, three groups of School of the central part of Portugal, about the usefulness of these units (semi-structured interviews) and, on the other hand the opinions (questionnaire) to parents/charge of education (n = 8) of autistic students in study, crossing this data (triangulation) with documentary observation, natural (grids of registration) and participant held to 8 autistic students in study on the development of basic skills, communication and social interaction. The results confirm the positive valuation of these units in schools and how involved teachers of structured teaching.Universidade de Sorocaba [Brasil]Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2014-09-22T15:52:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2504porMARTINS, Ernesto (2014) - Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado. Quaestio : Revista de Estudos em Educação. ISSN 2177-5796. Vol. 16, nº 1, p. 87-103.2177-5796info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:19Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:45.943424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado Inclusion of children with autism : from that that room…from me to me in a structured educational unit |
title |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado |
spellingShingle |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado Martins, Ernesto Candeias Escola inclusiva Educação especial Unidades de ensino estruturado Professor ensino regular Autismo Inclusive school Special education Structured teaching units Regular education teacher Autism |
title_short |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado |
title_full |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado |
title_fullStr |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado |
title_full_unstemmed |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado |
title_sort |
Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola inclusiva Educação especial Unidades de ensino estruturado Professor ensino regular Autismo Inclusive school Special education Structured teaching units Regular education teacher Autism |
topic |
Escola inclusiva Educação especial Unidades de ensino estruturado Professor ensino regular Autismo Inclusive school Special education Structured teaching units Regular education teacher Autism |
description |
Sabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região centro de Portugal, sobre a utilidade dessas Unidades (entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, as opiniões (questionário) aos pais/encarregados de educação (n=8) dos alunos autistas em estudo, cruzando esses dados (triangulação) com a observação documental, natural (grelhas de registo) e participante realizada aos 8 alunos autistas em estudo sobre o seu desenvolvimento de competências básicas, comunicação e de interação social. Os resultados confirmam a valorização muito positiva dessas unidades de ensino nas escolas e o modo como intervêm os professores desse ensino estruturado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-22T15:52:33Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2504 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto (2014) - Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado. Quaestio : Revista de Estudos em Educação. ISSN 2177-5796. Vol. 16, nº 1, p. 87-103. 2177-5796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Sorocaba [Brasil] |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Sorocaba [Brasil] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130798251573248 |