Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2504
Resumo: Sabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região centro de Portugal, sobre a utilidade dessas Unidades (entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, as opiniões (questionário) aos pais/encarregados de educação (n=8) dos alunos autistas em estudo, cruzando esses dados (triangulação) com a observação documental, natural (grelhas de registo) e participante realizada aos 8 alunos autistas em estudo sobre o seu desenvolvimento de competências básicas, comunicação e de interação social. Os resultados confirmam a valorização muito positiva dessas unidades de ensino nas escolas e o modo como intervêm os professores desse ensino estruturado.
id RCAP_6cd71df51ad2ca8a54b42605ee535d02
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturadoInclusion of children with autism : from that that room…from me to me in a structured educational unitEscola inclusivaEducação especialUnidades de ensino estruturadoProfessor ensino regularAutismoInclusive schoolSpecial educationStructured teaching unitsRegular education teacherAutismSabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região centro de Portugal, sobre a utilidade dessas Unidades (entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, as opiniões (questionário) aos pais/encarregados de educação (n=8) dos alunos autistas em estudo, cruzando esses dados (triangulação) com a observação documental, natural (grelhas de registo) e participante realizada aos 8 alunos autistas em estudo sobre o seu desenvolvimento de competências básicas, comunicação e de interação social. Os resultados confirmam a valorização muito positiva dessas unidades de ensino nas escolas e o modo como intervêm os professores desse ensino estruturado.Abstract: We know that the inclusive school aims to develop a pedagogy focused on all children, in order to educate them successfully. It is in this context of inclusive educational and especial education related to autistic children that this is descriptive. We obtained information on the one hand, teachers (n = 16) of structured teaching units and class teachers, three groups of School of the central part of Portugal, about the usefulness of these units (semi-structured interviews) and, on the other hand the opinions (questionnaire) to parents/charge of education (n = 8) of autistic students in study, crossing this data (triangulation) with documentary observation, natural (grids of registration) and participant held to 8 autistic students in study on the development of basic skills, communication and social interaction. The results confirm the positive valuation of these units in schools and how involved teachers of structured teaching.Universidade de Sorocaba [Brasil]Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2014-09-22T15:52:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2504porMARTINS, Ernesto (2014) - Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado. Quaestio : Revista de Estudos em Educação. ISSN 2177-5796. Vol. 16, nº 1, p. 87-103.2177-5796info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:19Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:45.943424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
Inclusion of children with autism : from that that room…from me to me in a structured educational unit
title Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
spellingShingle Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
Martins, Ernesto Candeias
Escola inclusiva
Educação especial
Unidades de ensino estruturado
Professor ensino regular
Autismo
Inclusive school
Special education
Structured teaching units
Regular education teacher
Autism
title_short Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
title_full Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
title_fullStr Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
title_sort Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Escola inclusiva
Educação especial
Unidades de ensino estruturado
Professor ensino regular
Autismo
Inclusive school
Special education
Structured teaching units
Regular education teacher
Autism
topic Escola inclusiva
Educação especial
Unidades de ensino estruturado
Professor ensino regular
Autismo
Inclusive school
Special education
Structured teaching units
Regular education teacher
Autism
description Sabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região centro de Portugal, sobre a utilidade dessas Unidades (entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, as opiniões (questionário) aos pais/encarregados de educação (n=8) dos alunos autistas em estudo, cruzando esses dados (triangulação) com a observação documental, natural (grelhas de registo) e participante realizada aos 8 alunos autistas em estudo sobre o seu desenvolvimento de competências básicas, comunicação e de interação social. Os resultados confirmam a valorização muito positiva dessas unidades de ensino nas escolas e o modo como intervêm os professores desse ensino estruturado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-22T15:52:33Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2504
url http://hdl.handle.net/10400.11/2504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto (2014) - Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de ensino estruturado. Quaestio : Revista de Estudos em Educação. ISSN 2177-5796. Vol. 16, nº 1, p. 87-103.
2177-5796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba [Brasil]
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba [Brasil]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130798251573248