A conceção psicológica das personagens em cinema – O trabalho do ator, do realizador e a influência do espectador na narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Bernardo Ventura Nalha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153594
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo problematizar o processo de construção de personagens, focado essencialmente no trabalho do ator e nos seus desafios enquanto profissional. Tendo como base os trabalhos do ator e do realizador, pretendo compreender a importância do psicológico do ator na construção das suas personagens e de que forma, na atualidade, o lado mais psicológico do cinema (aquele que gera um conflito interno no espectador) tem importância comparado ao cinema que é de fácil leitura visual. Esta questão pode gerar vários debates pois atualmente o cinema não é o mesmo do passado. Ao longo da sua história, sofreu grandes alterações, principalmente a nível tecnológico, que alteraram a forma de criação e atuação. Para chegar a uma conclusão, irei procurar perceber de que modo se chega à verossimilhança da cena, que métodos existem, como devem ser utilizados e de que modo esta mesma verossimilhança afeta o espectador. Com o objetivo de introduzir o tema da personagem no teatro e na literatura como génese da arte cinematográfica, o meu foco estará em autores como Aristóteles, Christian Metz, Joseph Campbell e Christopher Vogler. De seguida, pretendo dar destaque à escola Russa, nomeadamente ao Sistema Stanislavski e às suas adaptações feitas por Vsevolod Meyerhold e Jerzy Grotowski. Lee Strasberg e o Actor’s Studios são também fontes com relevância nesta investigação. De forma a compreender a influência da montagem na criação do ator e da personagem, autores como Lev Kuleshov, Pudovkin, Sergei Eisenstein e Dziga Vertov são referenciais. Para além dos diversos filmes que são exemplificados ao longo desta investigação, em foco estarão duas obras do realizador Stanley Kubrick: “A Clockwork Orange” (1971) e “The Shining” (1980). O objetivo será entender de que forma o realizador construiu as personagens das duas obras e, sendo dois filmes com personagens psicologicamente agressivas, possessivas e que transmitem sensações de ansiedade e terror para o espectador, como foram feitas as construções das mesmas pelos atores e como a tecnologia e as estratégias de realização foram fundamentais para criar este efeito. Foi ainda realizada uma entrevista com um profissional do setor.
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Ao longo da sua história, sofreu grandes alterações, principalmente a nível tecnológico, que alteraram a forma de criação e atuação. Para chegar a uma conclusão, irei procurar perceber de que modo se chega à verossimilhança da cena, que métodos existem, como devem ser utilizados e de que modo esta mesma verossimilhança afeta o espectador. Com o objetivo de introduzir o tema da personagem no teatro e na literatura como génese da arte cinematográfica, o meu foco estará em autores como Aristóteles, Christian Metz, Joseph Campbell e Christopher Vogler. De seguida, pretendo dar destaque à escola Russa, nomeadamente ao Sistema Stanislavski e às suas adaptações feitas por Vsevolod Meyerhold e Jerzy Grotowski. Lee Strasberg e o Actor’s Studios são também fontes com relevância nesta investigação. De forma a compreender a influência da montagem na criação do ator e da personagem, autores como Lev Kuleshov, Pudovkin, Sergei Eisenstein e Dziga Vertov são referenciais. Para além dos diversos filmes que são exemplificados ao longo desta investigação, em foco estarão duas obras do realizador Stanley Kubrick: “A Clockwork Orange” (1971) e “The Shining” (1980). O objetivo será entender de que forma o realizador construiu as personagens das duas obras e, sendo dois filmes com personagens psicologicamente agressivas, possessivas e que transmitem sensações de ansiedade e terror para o espectador, como foram feitas as construções das mesmas pelos atores e como a tecnologia e as estratégias de realização foram fundamentais para criar este efeito. Foi ainda realizada uma entrevista com um profissional do setor.This dissertation aims to problematize the process of character building, focused essentially on the actor's work and his challenges as a professional. Based on the work of the actor and the director, I intend to understand the importance of the psychological side of the actor in the construction of his characters and in what way, nowadays, the more psychological side of cinema (the one that generates an internal conflict in the spectator) has importance compared to cinema which is easy to read visually. This question may generate several debates because today’s cinema is not the same as in the past. Throughout its history, it has undergone great changes, mainly technological, which have altered the way of creation and acting. To reach a conclusion, I will try to understand how the verisimilitude of a scene is reached, what methods exist, how they should be used and how this same verisimilitude affects the spectator. In order to introduce the theme of character in theatre and literature as the genesis of cinematographic art, my focus will be on authors such as Aristotle, Christian Metz, Joseph Campbell and Christopher Vogler. Then, I intend to focus on the Russian school, namely the Stanislavski System and its adaptations by Vsevolod Meyerhold and Jerzy Grotowski. Lee Strasberg and the Actor's Studios are also relevant sources in this research. In order to understand the influence of montage in the creation of the actor and the character, authors like Lev Kuleshov, Pudovkin, Sergei Eisenstein and Dziga Vertov are references. Besides the various films that are exemplified throughout this research, in focus will be two works by the director Stanley Kubrick: "A Clockwork Orange" (1971) and "The Shining" (1980). The objective will be understand how the director constructed the characters of both works and, being two films with psychologically aggressive, possessive characters that transmit feelings of anxiety and terror to the spectator, how they were constructed by the actors and how the technology and the directing strategies were fundamental to create this effect. An interview was also conducted.Veríssimo, Maria Irene Ângelo AparícioRUNGonçalves, Bernardo Ventura Nalha2023-06-05T17:48:49Z2022-10-272022-05-162022-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153594TID:203088026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:06Zoai:run.unl.pt:10362/153594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:20.612180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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