Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Agostinho Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/856
Resumo: O tema nuclear do presente artigo é o das relações entre trabalho, pobreza e margi- nalização social nas sociedades ocidentais contemporâneas. Organiza-se em duas partes: na primeira discutem-se as mutações que o trabalho tem conhecido, sobretudo nas últimas quatro décadas, tanto ao nível da sua centralidade social e cultural, como do seu valor simbólico e poder estruturante dos percursos biográficos; na segunda, a sua relação com a pobreza e a marginalização social. Ainda que se insista na manu- tenção do papel tradicional do trabalho, os dados de variadas investigações mostram que as transformações em curso constituem, em si mesmas, mecanismos de apro- fundamento das desigualdades e de clivagens sociais.
id RCAP_6cde99fc2b2229e5ce50784bb0065899
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.Mutações do trabalhoPobrezaMarginalidade social avançadaMutations in laborPovertyAdvanced social marginalityO tema nuclear do presente artigo é o das relações entre trabalho, pobreza e margi- nalização social nas sociedades ocidentais contemporâneas. Organiza-se em duas partes: na primeira discutem-se as mutações que o trabalho tem conhecido, sobretudo nas últimas quatro décadas, tanto ao nível da sua centralidade social e cultural, como do seu valor simbólico e poder estruturante dos percursos biográficos; na segunda, a sua relação com a pobreza e a marginalização social. Ainda que se insista na manu- tenção do papel tradicional do trabalho, os dados de variadas investigações mostram que as transformações em curso constituem, em si mesmas, mecanismos de apro- fundamento das desigualdades e de clivagens sociais.This article’s main theme is the relation between labor, poverty and social marginalization in western contemporary societies. It is organized in two parts: the first discusses the mutations that labor has suffered, especially on the last four decades, both in terms of its social and cultural centrality, as its symbolic value and structuring power of biographic paths; the second part, its relation to poverty and social marginalization. Even if one insists on maintaining the traditional role of work, the data from various investigations show that these changes consist on deepening inequalities and social cleavages.2014-07-28T11:25:19Z2014-07-282014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/856http://hdl.handle.net/11328/856porSilvestre, A.R., & Fernandes, L. (2014). Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXVII, 27-44.Silvestre, Agostinho RodriguesFernandes, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:57Zoai:repositorio.upt.pt:11328/856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:43.959326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
title Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
spellingShingle Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
Silvestre, Agostinho Rodrigues
Mutações do trabalho
Pobreza
Marginalidade social avançada
Mutations in labor
Poverty
Advanced social marginality
title_short Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
title_full Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
title_fullStr Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
title_full_unstemmed Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
title_sort Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos.
author Silvestre, Agostinho Rodrigues
author_facet Silvestre, Agostinho Rodrigues
Fernandes, Luís
author_role author
author2 Fernandes, Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Agostinho Rodrigues
Fernandes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Mutações do trabalho
Pobreza
Marginalidade social avançada
Mutations in labor
Poverty
Advanced social marginality
topic Mutações do trabalho
Pobreza
Marginalidade social avançada
Mutations in labor
Poverty
Advanced social marginality
description O tema nuclear do presente artigo é o das relações entre trabalho, pobreza e margi- nalização social nas sociedades ocidentais contemporâneas. Organiza-se em duas partes: na primeira discutem-se as mutações que o trabalho tem conhecido, sobretudo nas últimas quatro décadas, tanto ao nível da sua centralidade social e cultural, como do seu valor simbólico e poder estruturante dos percursos biográficos; na segunda, a sua relação com a pobreza e a marginalização social. Ainda que se insista na manu- tenção do papel tradicional do trabalho, os dados de variadas investigações mostram que as transformações em curso constituem, em si mesmas, mecanismos de apro- fundamento das desigualdades e de clivagens sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28T11:25:19Z
2014-07-28
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/856
http://hdl.handle.net/11328/856
url http://hdl.handle.net/11328/856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silvestre, A.R., & Fernandes, L. (2014). Trabalho e processos de marginalização social no século XXI: aproximações teóricas e dados estatísticos. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXVII, 27-44.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134957931593728