Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1282 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses. |
id |
RCAP_6ce48366118de4ee5654baa03255b023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1282 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalhoData miningAgrupamentoSegmentaçãoRetalhoClusteringSegmentationRetailO presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.The present study concerns the utilization of the Two-Step incremental clustering procedure to identify homogenous clusters of retail points that support the distribution network of frozen food products. The work is aimed to segment the retail points’ iverse, in order to support the marketing and sales’ decision making. The segmentation is based on information stored in a data warehouse that includes stores characteristics and sales performances of each retail point. The results obtained allowed the identification of 4 clusters which profile was identified and evaluated using hypothesis tests.Universidade AbertaRepositório AbertoJesus, Neuza Brito deCardoso, Margarida G. M. S.2009-02-27T16:03:20Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1282porJesus, Neuza Brito de; Cardoso, Margarida G. M. S. - Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº2 (2007), p. 26-381646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.59info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:10.201877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho |
title |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho |
spellingShingle |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho Jesus, Neuza Brito de Data mining Agrupamento Segmentação Retalho Clustering Segmentation Retail |
title_short |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho |
title_full |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho |
title_fullStr |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho |
title_full_unstemmed |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho |
title_sort |
Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho |
author |
Jesus, Neuza Brito de |
author_facet |
Jesus, Neuza Brito de Cardoso, Margarida G. M. S. |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Margarida G. M. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Neuza Brito de Cardoso, Margarida G. M. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Data mining Agrupamento Segmentação Retalho Clustering Segmentation Retail |
topic |
Data mining Agrupamento Segmentação Retalho Clustering Segmentation Retail |
description |
O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2009-02-27T16:03:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1282 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jesus, Neuza Brito de; Cardoso, Margarida G. M. S. - Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº2 (2007), p. 26-38 1646-6330 https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134998161260544 |