Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Neuza Brito de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cardoso, Margarida G. M. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1282
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.
id RCAP_6ce48366118de4ee5654baa03255b023
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalhoData miningAgrupamentoSegmentaçãoRetalhoClusteringSegmentationRetailO presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.The present study concerns the utilization of the Two-Step incremental clustering procedure to identify homogenous clusters of retail points that support the distribution network of frozen food products. The work is aimed to segment the retail points’ iverse, in order to support the marketing and sales’ decision making. The segmentation is based on information stored in a data warehouse that includes stores characteristics and sales performances of each retail point. The results obtained allowed the identification of 4 clusters which profile was identified and evaluated using hypothesis tests.Universidade AbertaRepositório AbertoJesus, Neuza Brito deCardoso, Margarida G. M. S.2009-02-27T16:03:20Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1282porJesus, Neuza Brito de; Cardoso, Margarida G. M. S. - Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº2 (2007), p. 26-381646-6330https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.59info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:10.201877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
title Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
spellingShingle Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
Jesus, Neuza Brito de
Data mining
Agrupamento
Segmentação
Retalho
Clustering
Segmentation
Retail
title_short Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
title_full Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
title_fullStr Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
title_full_unstemmed Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
title_sort Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho
author Jesus, Neuza Brito de
author_facet Jesus, Neuza Brito de
Cardoso, Margarida G. M. S.
author_role author
author2 Cardoso, Margarida G. M. S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Neuza Brito de
Cardoso, Margarida G. M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Data mining
Agrupamento
Segmentação
Retalho
Clustering
Segmentation
Retail
topic Data mining
Agrupamento
Segmentação
Retalho
Clustering
Segmentation
Retail
description O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-02-27T16:03:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1282
url http://hdl.handle.net/10400.2/1282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jesus, Neuza Brito de; Cardoso, Margarida G. M. S. - Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330. Ano 2, vol. 2, nº2 (2007), p. 26-38
1646-6330
https://doi.org/10.34627/rcc.v2i0.59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134998161260544