MARKETING E COMUNICAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Liliana Isabel Esteves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernández Marcial, Viviana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/13486
Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar a produção científica relativa a Marketing e Comunicação em bibliotecas universitárias e analisar o foco dos estudos aplicados. A metodologia qualitativa compreende a abordagem exploratória mediante revisão da literatura. Dos resultados obtidos destaca-se: a divulgação e promoção crescente dos serviços das bibliotecas universitárias através de ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0; a utilização frequente de redes sociais como meio de Comunicação; a contradição entre os princípios do marketing, que enfatizam a importância do cliente no centro das decisões sobre as estratégias promocionais, e a prática das bibliotecas que colocam nesse centro os gestores de serviços e os profissionais da informação. Conclui-se que o foco dos estudos aplicados se concentra na perspetiva dos profissionais da informação ou das instituições. Considera-se premente uma mudança nas estratégias de Marketing e Comunicação adotadas pelas bibliotecas universitárias e destaca-se como fundamental a identificação das necessidades reais e do perfil informacional do cliente, bem como a avaliação periódica dos resultados das estratégias de Marketing e Comunicação implementadas.
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