Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Geovana Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9282
Resumo: O processo de envelhecimento, sendo natural à nossa espécie, é caracterizado pelo declínio de diferentes funções cognitivas, como, as funções executivas, que permitem aos indivíduos regularem de forma flexível suas ações, pensamentos e desempenhar comportamentos adaptáveis orientados por objetivos. Por isso, as avaliações que permitam investigar as funções mentais superiores são importantes. Deste modo, muitas provas neuropsicológicas precisam ser validadas para o funcionamento das atividades de vida diária, assim sendo, devem ser complementados com abordagens que captam a capacidade dos indivíduos de realizar tarefas da vida real. E os ambientes de realidade virtual são apresentados como auxiliares potenciais para melhorar ou aumentar a validade ecológica das avaliações neuropsicológicas. O presente estudo teve como principal objetivo comparar o desempenho entre a avaliação tradicional de testes a papel e lápis versus avaliação com recurso a uma plataforma de realidade virtual, bem como a relação entre os testes em uma população sénior. A amostra foi constituída por 18 participantes, 6 do sexo feminino (33,3%) e 12 participantes do sexo masculino (66,7%) com idade média de idade 70,5 anos (DP = 5,36), e com uma média de 6,33 anos de escolaridade (DP = 3,44). Os resultados evidenciaram uma correlação significativa entre o MoCA e o número de acertos na Sapateira (r = 0,545; p = 0,019); entre o tempo da Cozinha (r = -0,551; p = 0,018) com o resultado da FAB; e o tempo da Galeria mais os erros do CTT1 e erros de cor CTT2 (r = 0,0502; p = 0,034). Esses resultados mostraram que um desempenho fraco na SLB está associado a um mau funcionamento cognitivo e a nível do funcionamento do lobo frontal, avaliados respetivamente pelo MoCA, FAB e CTT1 e 2. Conclui-se que os resultados do funcionamento cognitivo global do estudo sugerem que o desempenho em tarefas tendo como recurso as plataformas de realidade virtual com validade ecológicas confirmam ou atestam o desempenho dos testes neuropsicológicos tradicionais, confirmando que a mesma pode ser um grande preditor do funcionamento cognitivo e do funcionamento do lobo frontal.
id RCAP_6cf54eb05a42573fd5a607c9e92b0e65
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população séniorMESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVAPSICOLOGIAAVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICAREALIDADE VIRTUALFUNÇÕES EXECUTIVASPSYCHOLOGYNEUROPSYCHOLOGICAL ASSESSMENTVIRTUAL REALITYEXECUTIVE FUNCTIONSO processo de envelhecimento, sendo natural à nossa espécie, é caracterizado pelo declínio de diferentes funções cognitivas, como, as funções executivas, que permitem aos indivíduos regularem de forma flexível suas ações, pensamentos e desempenhar comportamentos adaptáveis orientados por objetivos. Por isso, as avaliações que permitam investigar as funções mentais superiores são importantes. Deste modo, muitas provas neuropsicológicas precisam ser validadas para o funcionamento das atividades de vida diária, assim sendo, devem ser complementados com abordagens que captam a capacidade dos indivíduos de realizar tarefas da vida real. E os ambientes de realidade virtual são apresentados como auxiliares potenciais para melhorar ou aumentar a validade ecológica das avaliações neuropsicológicas. O presente estudo teve como principal objetivo comparar o desempenho entre a avaliação tradicional de testes a papel e lápis versus avaliação com recurso a uma plataforma de realidade virtual, bem como a relação entre os testes em uma população sénior. A amostra foi constituída por 18 participantes, 6 do sexo feminino (33,3%) e 12 participantes do sexo masculino (66,7%) com idade média de idade 70,5 anos (DP = 5,36), e com uma média de 6,33 anos de escolaridade (DP = 3,44). Os resultados evidenciaram uma correlação significativa entre o MoCA e o número de acertos na Sapateira (r = 0,545; p = 0,019); entre o tempo da Cozinha (r = -0,551; p = 0,018) com o resultado da FAB; e o tempo da Galeria mais os erros do CTT1 e erros de cor CTT2 (r = 0,0502; p = 0,034). Esses resultados mostraram que um desempenho fraco na SLB está associado a um mau funcionamento cognitivo e a nível do funcionamento do lobo frontal, avaliados respetivamente pelo MoCA, FAB e CTT1 e 2. Conclui-se que os resultados do funcionamento cognitivo global do estudo sugerem que o desempenho em tarefas tendo como recurso as plataformas de realidade virtual com validade ecológicas confirmam ou atestam o desempenho dos testes neuropsicológicos tradicionais, confirmando que a mesma pode ser um grande preditor do funcionamento cognitivo e do funcionamento do lobo frontal.The aging process, being natural to our nature, is characterized by the decline of different cognitive functions, such as executive functions, that enable regular control of their actions, thoughts and behaviors previously adaptable to objectives. Therefore, assessments that can investigate how higher mental functions are important. This video is in which are, should be complemented with the working of daily actions, are being must, must be complemented with capacity of individual tasks. And virtual reality environments are presented as emergency candidates to improve or increase the duration of neuropsychological assessment. The main objective of the present study was to compare with the evaluation of tests a paper and pencil versus evaluation using a virtual reality platform, as well as a relationship between the tests in a senior population. The comparison was made by 18 participants, 6 female (33.3%) and 12 male participants (66.7%) with mean age of 70.5 years (SD = 5.36), and with a mean of 6.33 years of schooling (SD = 3.44). The evidences are a significant difference between the MoCA and the number of hits in the Sapateira (r = 0.545; p = 0.019); between the cooking time (r = -0.551, p = 0.018) with the FAB result; The time of the CTT1 and the time of CTT2 (r = 0.0502, p = 0.034). The results found in SLB are associated with a cognitive and frontal malfunction of the frontal lobe, evaluated respectively by MoCA, FAB and CTT1 and 2. The results of the global cognitive functioning of the study suggest that performance each time as a resource such as virtual reality platforms with ecological confirmation or attest the performance of neuropsychological tests, confirming that it may be a great predictor of cognitive functioning and functioning of the frontal lobe.2018-12-20T17:04:06Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9282TID:202106705porMorais, Geovana Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:09.811575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
title Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
spellingShingle Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
Morais, Geovana Marques
MESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA
PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
REALIDADE VIRTUAL
FUNÇÕES EXECUTIVAS
PSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
VIRTUAL REALITY
EXECUTIVE FUNCTIONS
title_short Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
title_full Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
title_fullStr Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
title_full_unstemmed Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
title_sort Estudo comparativo entre a avaliação de funções executivas com recurso a atividades digitais da vida diária e a avaliação por testes clássicos numa população sénior
author Morais, Geovana Marques
author_facet Morais, Geovana Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Geovana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA
PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
REALIDADE VIRTUAL
FUNÇÕES EXECUTIVAS
PSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
VIRTUAL REALITY
EXECUTIVE FUNCTIONS
topic MESTRADO EM CIBERTERAPIA E REABILITAÇÃO NEUROCOGNITIVA
PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
REALIDADE VIRTUAL
FUNÇÕES EXECUTIVAS
PSYCHOLOGY
NEUROPSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
VIRTUAL REALITY
EXECUTIVE FUNCTIONS
description O processo de envelhecimento, sendo natural à nossa espécie, é caracterizado pelo declínio de diferentes funções cognitivas, como, as funções executivas, que permitem aos indivíduos regularem de forma flexível suas ações, pensamentos e desempenhar comportamentos adaptáveis orientados por objetivos. Por isso, as avaliações que permitam investigar as funções mentais superiores são importantes. Deste modo, muitas provas neuropsicológicas precisam ser validadas para o funcionamento das atividades de vida diária, assim sendo, devem ser complementados com abordagens que captam a capacidade dos indivíduos de realizar tarefas da vida real. E os ambientes de realidade virtual são apresentados como auxiliares potenciais para melhorar ou aumentar a validade ecológica das avaliações neuropsicológicas. O presente estudo teve como principal objetivo comparar o desempenho entre a avaliação tradicional de testes a papel e lápis versus avaliação com recurso a uma plataforma de realidade virtual, bem como a relação entre os testes em uma população sénior. A amostra foi constituída por 18 participantes, 6 do sexo feminino (33,3%) e 12 participantes do sexo masculino (66,7%) com idade média de idade 70,5 anos (DP = 5,36), e com uma média de 6,33 anos de escolaridade (DP = 3,44). Os resultados evidenciaram uma correlação significativa entre o MoCA e o número de acertos na Sapateira (r = 0,545; p = 0,019); entre o tempo da Cozinha (r = -0,551; p = 0,018) com o resultado da FAB; e o tempo da Galeria mais os erros do CTT1 e erros de cor CTT2 (r = 0,0502; p = 0,034). Esses resultados mostraram que um desempenho fraco na SLB está associado a um mau funcionamento cognitivo e a nível do funcionamento do lobo frontal, avaliados respetivamente pelo MoCA, FAB e CTT1 e 2. Conclui-se que os resultados do funcionamento cognitivo global do estudo sugerem que o desempenho em tarefas tendo como recurso as plataformas de realidade virtual com validade ecológicas confirmam ou atestam o desempenho dos testes neuropsicológicos tradicionais, confirmando que a mesma pode ser um grande preditor do funcionamento cognitivo e do funcionamento do lobo frontal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20T17:04:06Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9282
TID:202106705
url http://hdl.handle.net/10437/9282
identifier_str_mv TID:202106705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228895444992