Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andreia Marta Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9234
Resumo: Os casos de crianças e jovens em risco/perigo dizem respeito a um aspeto que está a aumentar no nosso país e que necessita de ser estudado, não apenas referindo fatores que levam à sinalização de situações pelas entidades competentes e ao processo de intervenção, mas também para perceber os casos de sucesso e insucesso quando os processos já foram cessados, analisando a importância dos fatores de risco e de proteção no pesar de sucesso ou insucesso, sendo este o objetivo principal desta investigação. Neste sentido o estudo insere-se numa investigação quantitativa e qualitativa, sendo que a primeira modalidade se destaca, com o estudo descritivo como opção metodológica. Inicialmente procedeu-se a uma revisão bibliográfica alusiva ao tema, seguida da descrição da metodologia utilizada. A amostra é composta por 25 processos de promoção e proteção de crianças e jovens em risco (e respetivas famílias) já cessados da cidade de Bragança, sendo que consistiu numa amostragem não probabilística. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental de documentos escritos de acesso restrito e confidencial. Os dados recolhidos foram analisados de forma qualitativa através da categorização das questões abertas, presentes na grelha de recolha de dados, recorrendo-se posteriormente ao SPSS, sendo feita, posteriormente, uma análise crítica dos mesmos. Relativamente às principais conclusões do estudo podemos referir que a família, bem como as relações desenvolvidas com a criança são um dos principais fatores para colmatar ou até mesmo solucionar o risco existente. As atitudes e os comportamentos do menor são determinantes para o crescimento e para a mudança da situação à qual a criança estava exposta. A escola é também uma das instituições considerada pelos técnicos como integradora, pois apoia os menores quando a família não os assiste. Desta forma, os fatores protetores parecem ser um elemento chave para o desfecho de processos de promoção e proteção de menores em risco. A intervenção técnica tem o intuito de fortalecer os fatores protetores e eliminar os fatores de risco que fizerem com que o processo surgisse.
id RCAP_6cfe887a7670773def0cb122a9c1d836
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Menores em risco: um estudo dos processos de intervençãoMenores em riscoOs casos de crianças e jovens em risco/perigo dizem respeito a um aspeto que está a aumentar no nosso país e que necessita de ser estudado, não apenas referindo fatores que levam à sinalização de situações pelas entidades competentes e ao processo de intervenção, mas também para perceber os casos de sucesso e insucesso quando os processos já foram cessados, analisando a importância dos fatores de risco e de proteção no pesar de sucesso ou insucesso, sendo este o objetivo principal desta investigação. Neste sentido o estudo insere-se numa investigação quantitativa e qualitativa, sendo que a primeira modalidade se destaca, com o estudo descritivo como opção metodológica. Inicialmente procedeu-se a uma revisão bibliográfica alusiva ao tema, seguida da descrição da metodologia utilizada. A amostra é composta por 25 processos de promoção e proteção de crianças e jovens em risco (e respetivas famílias) já cessados da cidade de Bragança, sendo que consistiu numa amostragem não probabilística. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental de documentos escritos de acesso restrito e confidencial. Os dados recolhidos foram analisados de forma qualitativa através da categorização das questões abertas, presentes na grelha de recolha de dados, recorrendo-se posteriormente ao SPSS, sendo feita, posteriormente, uma análise crítica dos mesmos. Relativamente às principais conclusões do estudo podemos referir que a família, bem como as relações desenvolvidas com a criança são um dos principais fatores para colmatar ou até mesmo solucionar o risco existente. As atitudes e os comportamentos do menor são determinantes para o crescimento e para a mudança da situação à qual a criança estava exposta. A escola é também uma das instituições considerada pelos técnicos como integradora, pois apoia os menores quando a família não os assiste. Desta forma, os fatores protetores parecem ser um elemento chave para o desfecho de processos de promoção e proteção de menores em risco. A intervenção técnica tem o intuito de fortalecer os fatores protetores e eliminar os fatores de risco que fizerem com que o processo surgisse.The cases of children and young people at risk/in danger relate to an aspect that is increasing in our country and needs to be studied, not only referring to factors that lead to signalling situations by the authorities and to a resolution process, but also for understanding the success and failure of terminated cases. Analysing the importance of risk factors and protection and the weight they exert on the success or failure of a case is the main objective of this investigation. In this sense the study is part of a quantitative and qualitative investigation, where the first part is highlighted with the descriptive study as the methodological option. Bibliographic research on the subject was initially conducted, followed by a description of the methodology used. The sample comprised 25 closed cases of promotion and protection of children and young people at risk (and their respective families) from the city of Bragança, and consisted of a non-probabilistic sample. The technique of data collection used was the documentary analysis of restricted and confidential written documents. The data collected was qualitatively analysed by categorizing the open questions present on the data collection grid. A critical analysis of the data was later conducted using SPSS software. Regarding the main conclusions of the study, we can state that family as well as the relationships developed with the child are one of the main factors that can correct or even resolve an existing risk. The attitudes and behaviours of the minor are, understandably, crucial to the growth and change of the situation to which the child was exposed. School is also one of the institutions considered by experts as an integrator because supports the minors when family does not assist them. Thus, protection factors seem to be a key element to resolve cases of promotion and protection of minors at risk. Technical intervention has the intention of strengthening protection factors and eliminating the risk factors that originated the case.Bergano, SofiaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Andreia Marta Fernandes2014-01-31T11:13:02Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9234TID:201989565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.154410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
title Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
spellingShingle Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
Gonçalves, Andreia Marta Fernandes
Menores em risco
title_short Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
title_full Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
title_fullStr Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
title_full_unstemmed Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
title_sort Menores em risco: um estudo dos processos de intervenção
author Gonçalves, Andreia Marta Fernandes
author_facet Gonçalves, Andreia Marta Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergano, Sofia
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Andreia Marta Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Menores em risco
topic Menores em risco
description Os casos de crianças e jovens em risco/perigo dizem respeito a um aspeto que está a aumentar no nosso país e que necessita de ser estudado, não apenas referindo fatores que levam à sinalização de situações pelas entidades competentes e ao processo de intervenção, mas também para perceber os casos de sucesso e insucesso quando os processos já foram cessados, analisando a importância dos fatores de risco e de proteção no pesar de sucesso ou insucesso, sendo este o objetivo principal desta investigação. Neste sentido o estudo insere-se numa investigação quantitativa e qualitativa, sendo que a primeira modalidade se destaca, com o estudo descritivo como opção metodológica. Inicialmente procedeu-se a uma revisão bibliográfica alusiva ao tema, seguida da descrição da metodologia utilizada. A amostra é composta por 25 processos de promoção e proteção de crianças e jovens em risco (e respetivas famílias) já cessados da cidade de Bragança, sendo que consistiu numa amostragem não probabilística. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental de documentos escritos de acesso restrito e confidencial. Os dados recolhidos foram analisados de forma qualitativa através da categorização das questões abertas, presentes na grelha de recolha de dados, recorrendo-se posteriormente ao SPSS, sendo feita, posteriormente, uma análise crítica dos mesmos. Relativamente às principais conclusões do estudo podemos referir que a família, bem como as relações desenvolvidas com a criança são um dos principais fatores para colmatar ou até mesmo solucionar o risco existente. As atitudes e os comportamentos do menor são determinantes para o crescimento e para a mudança da situação à qual a criança estava exposta. A escola é também uma das instituições considerada pelos técnicos como integradora, pois apoia os menores quando a família não os assiste. Desta forma, os fatores protetores parecem ser um elemento chave para o desfecho de processos de promoção e proteção de menores em risco. A intervenção técnica tem o intuito de fortalecer os fatores protetores e eliminar os fatores de risco que fizerem com que o processo surgisse.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-31T11:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9234
TID:201989565
url http://hdl.handle.net/10198/9234
identifier_str_mv TID:201989565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135233078984704