Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3158 |
Resumo: | O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento e avaliação psicométrica de um instrumento de avaliação de competências em psicologia (i.e., genéricas, de ensino e de investigação), e comparar a sua expressão em diferentes grupos (i.e., Psicólogos não docentes/investigadores, Psicólogos docentes/investigadores e Docentes/investigadores não Psicólogos). Apesar da valorização recente do como desenvolver competências em psicologia, continuam a ser escassas as diretrizes e meios para a sua avaliação rigorosa ao longo do percurso profissional do psicólogo. Foram recolhidos dados junto a 107 participantes, (59.8% do sexo feminino, M idade = 40.71, DP = 12.2), dos quais 42 eram psicólogos não docentes/investigadores, 31 eram psicólogos docentes/investigadores, e 34 eram docentes/investigadores não psicólogos. Via análise fatorial exploratória, foi possível concluir estarem em avaliação os constructos de Estratégia Profissional e Desenvolvimento Profissional Contínuo enquanto competências genéricas da prática de psicologia, bem como os constructos unidimensionais de Competências de Docência e Competências de Investigação; todas estas medidas se correlacionaram de forma positiva com perceção de autoeficácia e satisfação no trabalho. Os psicólogos docentes/investigadores apresentaram os valores mais elevados de competências genéricas em comparação com psicólogos não docentes/investigadores, bem como de competências de investigação quando comparados a docentes/investigadores não psicólogos. A disponibilização de um instrumento para a avaliação rigorosa de competências em psicologia poderá ser útil a uma avaliação contínua de competências, incluindo aquando do seu desenvolvimento e no que se refere à aprendizagem prática contínua ao longo da carreira do psicólogo, seja em contextos aplicados ou académicos. |
id |
RCAP_6d00ab5ce16c1a157a09b686b210bcb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/3158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não PsicólogoCompetênciasPsicologiaDocênciaInvestigaçãoAutoeficáciaSatisfação no TrabalhoPsychologyO presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento e avaliação psicométrica de um instrumento de avaliação de competências em psicologia (i.e., genéricas, de ensino e de investigação), e comparar a sua expressão em diferentes grupos (i.e., Psicólogos não docentes/investigadores, Psicólogos docentes/investigadores e Docentes/investigadores não Psicólogos). Apesar da valorização recente do como desenvolver competências em psicologia, continuam a ser escassas as diretrizes e meios para a sua avaliação rigorosa ao longo do percurso profissional do psicólogo. Foram recolhidos dados junto a 107 participantes, (59.8% do sexo feminino, M idade = 40.71, DP = 12.2), dos quais 42 eram psicólogos não docentes/investigadores, 31 eram psicólogos docentes/investigadores, e 34 eram docentes/investigadores não psicólogos. Via análise fatorial exploratória, foi possível concluir estarem em avaliação os constructos de Estratégia Profissional e Desenvolvimento Profissional Contínuo enquanto competências genéricas da prática de psicologia, bem como os constructos unidimensionais de Competências de Docência e Competências de Investigação; todas estas medidas se correlacionaram de forma positiva com perceção de autoeficácia e satisfação no trabalho. Os psicólogos docentes/investigadores apresentaram os valores mais elevados de competências genéricas em comparação com psicólogos não docentes/investigadores, bem como de competências de investigação quando comparados a docentes/investigadores não psicólogos. A disponibilização de um instrumento para a avaliação rigorosa de competências em psicologia poderá ser útil a uma avaliação contínua de competências, incluindo aquando do seu desenvolvimento e no que se refere à aprendizagem prática contínua ao longo da carreira do psicólogo, seja em contextos aplicados ou académicos.2020-08-17T12:08:31Z2020-08-172020-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158http://hdl.handle.net/11328/3158Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158http://hdl.handle.net/11328/3158TID:202507726porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:07Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:20.313702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo |
title |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo |
spellingShingle |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira Competências Psicologia Docência Investigação Autoeficácia Satisfação no Trabalho Psychology |
title_short |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo |
title_full |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo |
title_fullStr |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo |
title_full_unstemmed |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo |
title_sort |
Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo |
author |
Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira |
author_facet |
Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Psicologia Docência Investigação Autoeficácia Satisfação no Trabalho Psychology |
topic |
Competências Psicologia Docência Investigação Autoeficácia Satisfação no Trabalho Psychology |
description |
O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento e avaliação psicométrica de um instrumento de avaliação de competências em psicologia (i.e., genéricas, de ensino e de investigação), e comparar a sua expressão em diferentes grupos (i.e., Psicólogos não docentes/investigadores, Psicólogos docentes/investigadores e Docentes/investigadores não Psicólogos). Apesar da valorização recente do como desenvolver competências em psicologia, continuam a ser escassas as diretrizes e meios para a sua avaliação rigorosa ao longo do percurso profissional do psicólogo. Foram recolhidos dados junto a 107 participantes, (59.8% do sexo feminino, M idade = 40.71, DP = 12.2), dos quais 42 eram psicólogos não docentes/investigadores, 31 eram psicólogos docentes/investigadores, e 34 eram docentes/investigadores não psicólogos. Via análise fatorial exploratória, foi possível concluir estarem em avaliação os constructos de Estratégia Profissional e Desenvolvimento Profissional Contínuo enquanto competências genéricas da prática de psicologia, bem como os constructos unidimensionais de Competências de Docência e Competências de Investigação; todas estas medidas se correlacionaram de forma positiva com perceção de autoeficácia e satisfação no trabalho. Os psicólogos docentes/investigadores apresentaram os valores mais elevados de competências genéricas em comparação com psicólogos não docentes/investigadores, bem como de competências de investigação quando comparados a docentes/investigadores não psicólogos. A disponibilização de um instrumento para a avaliação rigorosa de competências em psicologia poderá ser útil a uma avaliação contínua de competências, incluindo aquando do seu desenvolvimento e no que se refere à aprendizagem prática contínua ao longo da carreira do psicólogo, seja em contextos aplicados ou académicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17T12:08:31Z 2020-08-17 2020-07-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158 http://hdl.handle.net/11328/3158 Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158 http://hdl.handle.net/11328/3158 TID:202507726 |
identifier_str_mv |
Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158 TID:202507726 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/3158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134965220245504 |