Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3158
Resumo: O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento e avaliação psicométrica de um instrumento de avaliação de competências em psicologia (i.e., genéricas, de ensino e de investigação), e comparar a sua expressão em diferentes grupos (i.e., Psicólogos não docentes/investigadores, Psicólogos docentes/investigadores e Docentes/investigadores não Psicólogos). Apesar da valorização recente do como desenvolver competências em psicologia, continuam a ser escassas as diretrizes e meios para a sua avaliação rigorosa ao longo do percurso profissional do psicólogo. Foram recolhidos dados junto a 107 participantes, (59.8% do sexo feminino, M idade = 40.71, DP = 12.2), dos quais 42 eram psicólogos não docentes/investigadores, 31 eram psicólogos docentes/investigadores, e 34 eram docentes/investigadores não psicólogos. Via análise fatorial exploratória, foi possível concluir estarem em avaliação os constructos de Estratégia Profissional e Desenvolvimento Profissional Contínuo enquanto competências genéricas da prática de psicologia, bem como os constructos unidimensionais de Competências de Docência e Competências de Investigação; todas estas medidas se correlacionaram de forma positiva com perceção de autoeficácia e satisfação no trabalho. Os psicólogos docentes/investigadores apresentaram os valores mais elevados de competências genéricas em comparação com psicólogos não docentes/investigadores, bem como de competências de investigação quando comparados a docentes/investigadores não psicólogos. A disponibilização de um instrumento para a avaliação rigorosa de competências em psicologia poderá ser útil a uma avaliação contínua de competências, incluindo aquando do seu desenvolvimento e no que se refere à aprendizagem prática contínua ao longo da carreira do psicólogo, seja em contextos aplicados ou académicos.
id RCAP_6d00ab5ce16c1a157a09b686b210bcb4
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/3158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não PsicólogoCompetênciasPsicologiaDocênciaInvestigaçãoAutoeficáciaSatisfação no TrabalhoPsychologyO presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento e avaliação psicométrica de um instrumento de avaliação de competências em psicologia (i.e., genéricas, de ensino e de investigação), e comparar a sua expressão em diferentes grupos (i.e., Psicólogos não docentes/investigadores, Psicólogos docentes/investigadores e Docentes/investigadores não Psicólogos). Apesar da valorização recente do como desenvolver competências em psicologia, continuam a ser escassas as diretrizes e meios para a sua avaliação rigorosa ao longo do percurso profissional do psicólogo. Foram recolhidos dados junto a 107 participantes, (59.8% do sexo feminino, M idade = 40.71, DP = 12.2), dos quais 42 eram psicólogos não docentes/investigadores, 31 eram psicólogos docentes/investigadores, e 34 eram docentes/investigadores não psicólogos. Via análise fatorial exploratória, foi possível concluir estarem em avaliação os constructos de Estratégia Profissional e Desenvolvimento Profissional Contínuo enquanto competências genéricas da prática de psicologia, bem como os constructos unidimensionais de Competências de Docência e Competências de Investigação; todas estas medidas se correlacionaram de forma positiva com perceção de autoeficácia e satisfação no trabalho. Os psicólogos docentes/investigadores apresentaram os valores mais elevados de competências genéricas em comparação com psicólogos não docentes/investigadores, bem como de competências de investigação quando comparados a docentes/investigadores não psicólogos. A disponibilização de um instrumento para a avaliação rigorosa de competências em psicologia poderá ser útil a uma avaliação contínua de competências, incluindo aquando do seu desenvolvimento e no que se refere à aprendizagem prática contínua ao longo da carreira do psicólogo, seja em contextos aplicados ou académicos.2020-08-17T12:08:31Z2020-08-172020-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158http://hdl.handle.net/11328/3158Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158http://hdl.handle.net/11328/3158TID:202507726porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:07Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:20.313702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
title Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
spellingShingle Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira
Competências
Psicologia
Docência
Investigação
Autoeficácia
Satisfação no Trabalho
Psychology
title_short Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
title_full Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
title_fullStr Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
title_full_unstemmed Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
title_sort Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo
author Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira
author_facet Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Catarina Lopes Couto Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Psicologia
Docência
Investigação
Autoeficácia
Satisfação no Trabalho
Psychology
topic Competências
Psicologia
Docência
Investigação
Autoeficácia
Satisfação no Trabalho
Psychology
description O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento e avaliação psicométrica de um instrumento de avaliação de competências em psicologia (i.e., genéricas, de ensino e de investigação), e comparar a sua expressão em diferentes grupos (i.e., Psicólogos não docentes/investigadores, Psicólogos docentes/investigadores e Docentes/investigadores não Psicólogos). Apesar da valorização recente do como desenvolver competências em psicologia, continuam a ser escassas as diretrizes e meios para a sua avaliação rigorosa ao longo do percurso profissional do psicólogo. Foram recolhidos dados junto a 107 participantes, (59.8% do sexo feminino, M idade = 40.71, DP = 12.2), dos quais 42 eram psicólogos não docentes/investigadores, 31 eram psicólogos docentes/investigadores, e 34 eram docentes/investigadores não psicólogos. Via análise fatorial exploratória, foi possível concluir estarem em avaliação os constructos de Estratégia Profissional e Desenvolvimento Profissional Contínuo enquanto competências genéricas da prática de psicologia, bem como os constructos unidimensionais de Competências de Docência e Competências de Investigação; todas estas medidas se correlacionaram de forma positiva com perceção de autoeficácia e satisfação no trabalho. Os psicólogos docentes/investigadores apresentaram os valores mais elevados de competências genéricas em comparação com psicólogos não docentes/investigadores, bem como de competências de investigação quando comparados a docentes/investigadores não psicólogos. A disponibilização de um instrumento para a avaliação rigorosa de competências em psicologia poderá ser útil a uma avaliação contínua de competências, incluindo aquando do seu desenvolvimento e no que se refere à aprendizagem prática contínua ao longo da carreira do psicólogo, seja em contextos aplicados ou académicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17T12:08:31Z
2020-08-17
2020-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158
http://hdl.handle.net/11328/3158
Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158
http://hdl.handle.net/11328/3158
TID:202507726
identifier_str_mv Fernandes, P. C. L. C. N. (2020). Avaliação de competências em Psicologia: perfil do Psicólogo, Psicólogo Docente e Docente não Psicólogo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3158
TID:202507726
url http://hdl.handle.net/11328/3158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134965220245504