A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/16531 |
Resumo: | O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem. |
id |
RCAP_6d066fd2ea90bced7fd929e13e354939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagemTecnologias da informação e comunicaçãoAmbientes emergentesAmbientes de aprendizagemComunidades de aprendizagemODS::04:Educação de QualidadeO papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Repositório AbertoMorais, CarlosMiranda, LuísaAlmeida, ConceiçãoDias, Paulo2024-09-10T13:35:58Z20012001-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/16531por972-8098-87-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-15T01:46:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-15T01:46:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem |
title |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem |
spellingShingle |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem Morais, Carlos Tecnologias da informação e comunicação Ambientes emergentes Ambientes de aprendizagem Comunidades de aprendizagem ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem |
title_full |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem |
title_fullStr |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem |
title_sort |
A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem |
author |
Morais, Carlos |
author_facet |
Morais, Carlos Miranda, Luísa Almeida, Conceição Dias, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Luísa Almeida, Conceição Dias, Paulo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Carlos Miranda, Luísa Almeida, Conceição Dias, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação Ambientes emergentes Ambientes de aprendizagem Comunidades de aprendizagem ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação Ambientes emergentes Ambientes de aprendizagem Comunidades de aprendizagem ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-01-01T00:00:00Z 2024-09-10T13:35:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/16531 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/16531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
972-8098-87-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547177676767232 |