A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Miranda, Luísa, Almeida, Conceição, Dias, Paulo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/16531
Resumo: O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.
id RCAP_6d066fd2ea90bced7fd929e13e354939
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagemTecnologias da informação e comunicaçãoAmbientes emergentesAmbientes de aprendizagemComunidades de aprendizagemODS::04:Educação de QualidadeO papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Repositório AbertoMorais, CarlosMiranda, LuísaAlmeida, ConceiçãoDias, Paulo2024-09-10T13:35:58Z20012001-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/16531por972-8098-87-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-15T01:46:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-15T01:46:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
spellingShingle A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
Morais, Carlos
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes emergentes
Ambientes de aprendizagem
Comunidades de aprendizagem
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_full A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_fullStr A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_full_unstemmed A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_sort A Web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Almeida, Conceição
Dias, Paulo
author_role author
author2 Miranda, Luísa
Almeida, Conceição
Dias, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Almeida, Conceição
Dias, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes emergentes
Ambientes de aprendizagem
Comunidades de aprendizagem
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes emergentes
Ambientes de aprendizagem
Comunidades de aprendizagem
ODS::04:Educação de Qualidade
description O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
2024-09-10T13:35:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/16531
url http://hdl.handle.net/10400.2/16531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 972-8098-87-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547177676767232