Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Eduardo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, José Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83476
Resumo: Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
id RCAP_6d143a1408ddf9423153a047ea131c85
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformaçãoComTextos working papers - N.º 8, 2023Jovens e literaciaNarrativa transmédiaJornalismo transmédiaLiteracia mediáticaDesinformação transmédiaYouth and literaciesTransmedia storytellingTransmedia journalismMedia literacyTransmedia disinformationCiências Sociais::SociologiaEducação de qualidadeOs jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.Young people play an important role in combating misinformation, especially in Brazil, where the population under 30 represents more than 42% of the population. The relationship between young people and the media demands new forms of teaching pedagogy that can promote different levels of literacy. In this sense, school education can be the way to awaken new knowledge about the media in young people, helping them in the processes that affect journalistic information and the fight against misinformation. The convergence between the media allowed the proliferation of narratives that, with the democratization of digital networks and technological devices, began to circulate in a transmedia way. Changing the way information is produced, consumed and mediated. It can be considered, therefore, that the Culture of Convergence (Jenkins, 2019; Scolari, 2013) imposed new realities that cross the use of technologies, the public, the media market, the narratives produced by the media (…), until reaching the education. This research presents some data considered relevant, extracted from the master’s research in Communication Sciences by the University of Minho. The data correspond to research applied face-to-face in Brazilian public schools, with the objective of evaluating the level of literacy on the part of students regarding the average and, consequently, the transmedia readings of information and identification of misinformation.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA-UMinho)Universidade do MinhoFaria, EduardoAndrade, José Gabriel2023-032023-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83476porFaria, Eduardo; Andrade, José Gabriel – Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação. ComTextos [Em linha]. 8 (2023) 1-26. ISSN 2182-7672.2182-767210.21814/1822.83476info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:28:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:57.698771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
ComTextos working papers - N.º 8, 2023
title Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
spellingShingle Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
Faria, Eduardo
Jovens e literacia
Narrativa transmédia
Jornalismo transmédia
Literacia mediática
Desinformação transmédia
Youth and literacies
Transmedia storytelling
Transmedia journalism
Media literacy
Transmedia disinformation
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
title_short Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
title_full Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
title_fullStr Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
title_full_unstemmed Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
title_sort Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
author Faria, Eduardo
author_facet Faria, Eduardo
Andrade, José Gabriel
author_role author
author2 Andrade, José Gabriel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Eduardo
Andrade, José Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens e literacia
Narrativa transmédia
Jornalismo transmédia
Literacia mediática
Desinformação transmédia
Youth and literacies
Transmedia storytelling
Transmedia journalism
Media literacy
Transmedia disinformation
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
topic Jovens e literacia
Narrativa transmédia
Jornalismo transmédia
Literacia mediática
Desinformação transmédia
Youth and literacies
Transmedia storytelling
Transmedia journalism
Media literacy
Transmedia disinformation
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
description Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03
2023-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83476
url https://hdl.handle.net/1822/83476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Faria, Eduardo; Andrade, José Gabriel – Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação. ComTextos [Em linha]. 8 (2023) 1-26. ISSN 2182-7672.
2182-7672
10.21814/1822.83476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA-UMinho)
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA-UMinho)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132357648711680