Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Arlindo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13928
Resumo: Desde a invenção da bicicleta como meio de transporte até à sua utilização em grande escala, tem aparecido diferentes soluções para as tornar mais seguras e cómodas. Uma das principais formas para conseguir com que sejam cómodas e seguras é integrar um sistema de suspensão. Nos últimos anos, com o aumento da sua utilização, desde o lazer ao desporto de alta competição, acompanhada dos progressos na tecnologia, fez suscitar um grande interesse nos sistemas de suspensão, ativos e semi-ativos, dado que permitem adaptar a sua dureza às condições do terreno e à forma de condução. Este tipo de suspensões permitem melhorar o conforto do passageiro, aumentando a estabilidade e absorção das vibrações transmitidas pelos pneus. Assim sendo, além de aumentar a segurança, desempenho e conforto do ciclista, ajudam a melhorar a estabilidade em todo o tipo de circunstâncias. Desenvolvido em pareceria com investigadores de engenharia mecânica, este projeto tem como principal objetivo desenvolver um protótipo de forma a investigar e aprofundar conhecimentos sobre as suspensões semi-ativas, mais concretamente sobre os amortecedores magneto-reológicos, estudando o seu comportamento e como permitem uma melhoria nas prestações dinâmicas do sistema. Através de vários sensores estrategicamente posicionados, estudou-se o comportamento da nova suspensão (adaptada com um amortecedor magneto-reológico), obtendo uma variedade de dados em diferentes tipos de pisos, declives e velocidades, que permitiram compreender o desempenho do sistema para cada uma das situações. Com a análise dos dados recolhidos com o protótipo completamente montado, e ainda que, com controlo da suspensão em malha aberta, foi possível encontrar os níveis de rigidez adequados para aplicar ao amortecedor em cada uma das situações. Após a realização deste estudo, verificou-se que o controlo em malha aberta não é o mais eficiente, sendo um objetivo de trabalho futuro a realização do controlo em malha fechada, justificando-se um estudo mais aprofundado.
id RCAP_6d2a5fdf831d630c7376adf56d826b19
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-ReológicoAmortecedor MRBicicleta com sensoresAcelerómetroAnálise de confortoLVDT (Transformador Diferencial Variável Linear)Célula de cargaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDesde a invenção da bicicleta como meio de transporte até à sua utilização em grande escala, tem aparecido diferentes soluções para as tornar mais seguras e cómodas. Uma das principais formas para conseguir com que sejam cómodas e seguras é integrar um sistema de suspensão. Nos últimos anos, com o aumento da sua utilização, desde o lazer ao desporto de alta competição, acompanhada dos progressos na tecnologia, fez suscitar um grande interesse nos sistemas de suspensão, ativos e semi-ativos, dado que permitem adaptar a sua dureza às condições do terreno e à forma de condução. Este tipo de suspensões permitem melhorar o conforto do passageiro, aumentando a estabilidade e absorção das vibrações transmitidas pelos pneus. Assim sendo, além de aumentar a segurança, desempenho e conforto do ciclista, ajudam a melhorar a estabilidade em todo o tipo de circunstâncias. Desenvolvido em pareceria com investigadores de engenharia mecânica, este projeto tem como principal objetivo desenvolver um protótipo de forma a investigar e aprofundar conhecimentos sobre as suspensões semi-ativas, mais concretamente sobre os amortecedores magneto-reológicos, estudando o seu comportamento e como permitem uma melhoria nas prestações dinâmicas do sistema. Através de vários sensores estrategicamente posicionados, estudou-se o comportamento da nova suspensão (adaptada com um amortecedor magneto-reológico), obtendo uma variedade de dados em diferentes tipos de pisos, declives e velocidades, que permitiram compreender o desempenho do sistema para cada uma das situações. Com a análise dos dados recolhidos com o protótipo completamente montado, e ainda que, com controlo da suspensão em malha aberta, foi possível encontrar os níveis de rigidez adequados para aplicar ao amortecedor em cada uma das situações. Após a realização deste estudo, verificou-se que o controlo em malha aberta não é o mais eficiente, sendo um objetivo de trabalho futuro a realização do controlo em malha fechada, justificando-se um estudo mais aprofundado.Since the invention of the bicycle as a means of transportation, and given its use on a large scale, different solutions have appeared to make it safer and more comfortable for users. One of the most common approaches applied with the purpose of the bicycle be more comfortable and safe at the same time, is to integrate a suspension system. In the past years with the increase in its use, from recreational to top-level sport, together with the advances in technology, it raised a lot of interest in suspension systems, active and semi-active, as they make possible to adapt its hardness to the ground conditions and cycling style. Such suspensions allow improvement in the rider comfort, increasing the stability and absorption of the vibrations transmitted by the tires. Therefore, in addition to increasing safety, comfort and cycling performance, they help improve stability in all types of circumstances. Developed in partnership with researchers in mechanical engineering, this project aims to develop a prototype to research and increase knowledge of the semi-active suspensions, more particularly on the magneto-rheological dampers, studying their behaviour and how they allow an improvement in the dynamic performance of the system. Through several sensors strategically placed, it is studied the behaviour of the new suspension, obtaining a variety of data in different types of floors, slopes and speeds, which allowed to understand the system’s performance for each situation. With the analysis of the collected data using the prototype fully assembled, even with the suspension control in open loop, it was possible to find the levels of rigidity appropriated to apply to the damper in each situation. After this study it was found that the control in open loop is not the most efficient approach, being proposed as future work to perform the closed loop, being justified a deeper study to be carried out in the future.Gonçalves, JoséBraz-César, M.T.Biblioteca Digital do IPBPascoal, Arlindo2017-01-25T17:23:13Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13928TID:201784416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:53.806999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
title Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
spellingShingle Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
Pascoal, Arlindo
Amortecedor MR
Bicicleta com sensores
Acelerómetro
Análise de conforto
LVDT (Transformador Diferencial Variável Linear)
Célula de carga
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
title_full Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
title_fullStr Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
title_full_unstemmed Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
title_sort Prototipagem e análise do conforto na condução de uma bicicleta equipada com um amortecedor Magneto-Reológico
author Pascoal, Arlindo
author_facet Pascoal, Arlindo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, José
Braz-César, M.T.
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Arlindo
dc.subject.por.fl_str_mv Amortecedor MR
Bicicleta com sensores
Acelerómetro
Análise de conforto
LVDT (Transformador Diferencial Variável Linear)
Célula de carga
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Amortecedor MR
Bicicleta com sensores
Acelerómetro
Análise de conforto
LVDT (Transformador Diferencial Variável Linear)
Célula de carga
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Desde a invenção da bicicleta como meio de transporte até à sua utilização em grande escala, tem aparecido diferentes soluções para as tornar mais seguras e cómodas. Uma das principais formas para conseguir com que sejam cómodas e seguras é integrar um sistema de suspensão. Nos últimos anos, com o aumento da sua utilização, desde o lazer ao desporto de alta competição, acompanhada dos progressos na tecnologia, fez suscitar um grande interesse nos sistemas de suspensão, ativos e semi-ativos, dado que permitem adaptar a sua dureza às condições do terreno e à forma de condução. Este tipo de suspensões permitem melhorar o conforto do passageiro, aumentando a estabilidade e absorção das vibrações transmitidas pelos pneus. Assim sendo, além de aumentar a segurança, desempenho e conforto do ciclista, ajudam a melhorar a estabilidade em todo o tipo de circunstâncias. Desenvolvido em pareceria com investigadores de engenharia mecânica, este projeto tem como principal objetivo desenvolver um protótipo de forma a investigar e aprofundar conhecimentos sobre as suspensões semi-ativas, mais concretamente sobre os amortecedores magneto-reológicos, estudando o seu comportamento e como permitem uma melhoria nas prestações dinâmicas do sistema. Através de vários sensores estrategicamente posicionados, estudou-se o comportamento da nova suspensão (adaptada com um amortecedor magneto-reológico), obtendo uma variedade de dados em diferentes tipos de pisos, declives e velocidades, que permitiram compreender o desempenho do sistema para cada uma das situações. Com a análise dos dados recolhidos com o protótipo completamente montado, e ainda que, com controlo da suspensão em malha aberta, foi possível encontrar os níveis de rigidez adequados para aplicar ao amortecedor em cada uma das situações. Após a realização deste estudo, verificou-se que o controlo em malha aberta não é o mais eficiente, sendo um objetivo de trabalho futuro a realização do controlo em malha fechada, justificando-se um estudo mais aprofundado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-25T17:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13928
TID:201784416
url http://hdl.handle.net/10198/13928
identifier_str_mv TID:201784416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135285299118080