Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2960 |
Resumo: | Este estudo procura contribuir para um maior conhecimento das caraterísticas associadas ao desempenho académico excelente através da caraterização de um grupo de alunos do ensino superior, que concluiu a licenciatura com média igual/superior a 13,5 valores. Participaram 40 alunos (22 homens e 18 mulheres), com idades entre 21 e 47 anos, de uma universidade pública portuguesa, de cursos de 3 áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias). Aplicaram-se as Matrizes Progressivas de Raven, o Inventário de Personalidade NEO PI-R e o Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados revelamse, para os alunos com rendimento académico mais elevado, na generalidade, mais elevados, em termos de inteligência geral, nos níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência, e nas dimensões Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural. Estes dados são discutidos e apontam-se linhas para estudos futuros. |
id |
RCAP_6d32ea274cae9f62c6dce9ae6f4f3dc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2960 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de méritoMérito académicoCaraterísticas psicológicasTraços de personalidadeInteligência geralEnsino superiorAcademic meritPsychological characteristicsPersonality traitsGeneral intelligenceHigher education.Faculdade de Artes e HumanidadesEste estudo procura contribuir para um maior conhecimento das caraterísticas associadas ao desempenho académico excelente através da caraterização de um grupo de alunos do ensino superior, que concluiu a licenciatura com média igual/superior a 13,5 valores. Participaram 40 alunos (22 homens e 18 mulheres), com idades entre 21 e 47 anos, de uma universidade pública portuguesa, de cursos de 3 áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias). Aplicaram-se as Matrizes Progressivas de Raven, o Inventário de Personalidade NEO PI-R e o Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados revelamse, para os alunos com rendimento académico mais elevado, na generalidade, mais elevados, em termos de inteligência geral, nos níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência, e nas dimensões Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural. Estes dados são discutidos e apontam-se linhas para estudos futuros.This study aims to contribute to a better knowledge of the characteristics associated to excellent academic performance through the characterization of a group of higher education students, who completed a degree with an average classification of 13,5 values. A sample of 40 students (22 men and 18 women), aged between 21 and 47 years old, with a degree in one of three areas of knowledge (Arts and Humanities, Health Sciences and Social Sciences, Economics and Technology) completed in a Portuguese public university participated in this study. Raven´s Progressive Matrices, NEO PI-R Personality Inventory and the Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance were applied. The results show, for students with higher academic achievement, generally higher levels of general intelligence, Conscientiousness, Openness to experience, Cognitive-Creative, Motivation and Learning strategies, Persistence, Social Interaction and Cultural Interest. These results are discussed and lines are drawn for future studies.Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de GuadalajaraDigitUMaLourenço, Maria LuzAntunes, Ana P.2020-11-06T13:55:21Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2960porLourenço, M. L.; Antunes, A. P. (2017). Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito. Talincrea, nº 4 (1), pp. 15-28.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:47.891867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito |
title |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito |
spellingShingle |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito Lourenço, Maria Luz Mérito académico Caraterísticas psicológicas Traços de personalidade Inteligência geral Ensino superior Academic merit Psychological characteristics Personality traits General intelligence Higher education . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito |
title_full |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito |
title_fullStr |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito |
title_full_unstemmed |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito |
title_sort |
Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito |
author |
Lourenço, Maria Luz |
author_facet |
Lourenço, Maria Luz Antunes, Ana P. |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Ana P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Maria Luz Antunes, Ana P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mérito académico Caraterísticas psicológicas Traços de personalidade Inteligência geral Ensino superior Academic merit Psychological characteristics Personality traits General intelligence Higher education . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Mérito académico Caraterísticas psicológicas Traços de personalidade Inteligência geral Ensino superior Academic merit Psychological characteristics Personality traits General intelligence Higher education . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
Este estudo procura contribuir para um maior conhecimento das caraterísticas associadas ao desempenho académico excelente através da caraterização de um grupo de alunos do ensino superior, que concluiu a licenciatura com média igual/superior a 13,5 valores. Participaram 40 alunos (22 homens e 18 mulheres), com idades entre 21 e 47 anos, de uma universidade pública portuguesa, de cursos de 3 áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias). Aplicaram-se as Matrizes Progressivas de Raven, o Inventário de Personalidade NEO PI-R e o Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados revelamse, para os alunos com rendimento académico mais elevado, na generalidade, mais elevados, em termos de inteligência geral, nos níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência, e nas dimensões Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural. Estes dados são discutidos e apontam-se linhas para estudos futuros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z 2020-11-06T13:55:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2960 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lourenço, M. L.; Antunes, A. P. (2017). Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito. Talincrea, nº 4 (1), pp. 15-28. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajara |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajara |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553478661177344 |