Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Maria Luz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Antunes, Ana P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2960
Resumo: Este estudo procura contribuir para um maior conhecimento das caraterísticas associadas ao desempenho académico excelente através da caraterização de um grupo de alunos do ensino superior, que concluiu a licenciatura com média igual/superior a 13,5 valores. Participaram 40 alunos (22 homens e 18 mulheres), com idades entre 21 e 47 anos, de uma universidade pública portuguesa, de cursos de 3 áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias). Aplicaram-se as Matrizes Progressivas de Raven, o Inventário de Personalidade NEO PI-R e o Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados revelamse, para os alunos com rendimento académico mais elevado, na generalidade, mais elevados, em termos de inteligência geral, nos níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência, e nas dimensões Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural. Estes dados são discutidos e apontam-se linhas para estudos futuros.
id RCAP_6d32ea274cae9f62c6dce9ae6f4f3dc9
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de méritoMérito académicoCaraterísticas psicológicasTraços de personalidadeInteligência geralEnsino superiorAcademic meritPsychological characteristicsPersonality traitsGeneral intelligenceHigher education.Faculdade de Artes e HumanidadesEste estudo procura contribuir para um maior conhecimento das caraterísticas associadas ao desempenho académico excelente através da caraterização de um grupo de alunos do ensino superior, que concluiu a licenciatura com média igual/superior a 13,5 valores. Participaram 40 alunos (22 homens e 18 mulheres), com idades entre 21 e 47 anos, de uma universidade pública portuguesa, de cursos de 3 áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias). Aplicaram-se as Matrizes Progressivas de Raven, o Inventário de Personalidade NEO PI-R e o Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados revelamse, para os alunos com rendimento académico mais elevado, na generalidade, mais elevados, em termos de inteligência geral, nos níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência, e nas dimensões Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural. Estes dados são discutidos e apontam-se linhas para estudos futuros.This study aims to contribute to a better knowledge of the characteristics associated to excellent academic performance through the characterization of a group of higher education students, who completed a degree with an average classification of 13,5 values. A sample of 40 students (22 men and 18 women), aged between 21 and 47 years old, with a degree in one of three areas of knowledge (Arts and Humanities, Health Sciences and Social Sciences, Economics and Technology) completed in a Portuguese public university participated in this study. Raven´s Progressive Matrices, NEO PI-R Personality Inventory and the Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance were applied. The results show, for students with higher academic achievement, generally higher levels of general intelligence, Conscientiousness, Openness to experience, Cognitive-Creative, Motivation and Learning strategies, Persistence, Social Interaction and Cultural Interest. These results are discussed and lines are drawn for future studies.Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de GuadalajaraDigitUMaLourenço, Maria LuzAntunes, Ana P.2020-11-06T13:55:21Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2960porLourenço, M. L.; Antunes, A. P. (2017). Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito. Talincrea, nº 4 (1), pp. 15-28.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:47.891867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
title Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
spellingShingle Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
Lourenço, Maria Luz
Mérito académico
Caraterísticas psicológicas
Traços de personalidade
Inteligência geral
Ensino superior
Academic merit
Psychological characteristics
Personality traits
General intelligence
Higher education
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
title_full Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
title_fullStr Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
title_full_unstemmed Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
title_sort Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito
author Lourenço, Maria Luz
author_facet Lourenço, Maria Luz
Antunes, Ana P.
author_role author
author2 Antunes, Ana P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Maria Luz
Antunes, Ana P.
dc.subject.por.fl_str_mv Mérito académico
Caraterísticas psicológicas
Traços de personalidade
Inteligência geral
Ensino superior
Academic merit
Psychological characteristics
Personality traits
General intelligence
Higher education
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Mérito académico
Caraterísticas psicológicas
Traços de personalidade
Inteligência geral
Ensino superior
Academic merit
Psychological characteristics
Personality traits
General intelligence
Higher education
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Este estudo procura contribuir para um maior conhecimento das caraterísticas associadas ao desempenho académico excelente através da caraterização de um grupo de alunos do ensino superior, que concluiu a licenciatura com média igual/superior a 13,5 valores. Participaram 40 alunos (22 homens e 18 mulheres), com idades entre 21 e 47 anos, de uma universidade pública portuguesa, de cursos de 3 áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias). Aplicaram-se as Matrizes Progressivas de Raven, o Inventário de Personalidade NEO PI-R e o Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados revelamse, para os alunos com rendimento académico mais elevado, na generalidade, mais elevados, em termos de inteligência geral, nos níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência, e nas dimensões Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural. Estes dados são discutidos e apontam-se linhas para estudos futuros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
2020-11-06T13:55:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2960
url http://hdl.handle.net/10400.13/2960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lourenço, M. L.; Antunes, A. P. (2017). Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito. Talincrea, nº 4 (1), pp. 15-28.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajara
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajara
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553478661177344