Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14114 |
Resumo: | Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Design de Cena |
id |
RCAP_6d392928d3c7af74e8098c9bf0ad734f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografiaVasco AraújoMetodologias de trabalhoArtes plásticasCenografiaCão SolteiroWork methodologiesVisual artsScenographyRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Design de CenaO presente relatório tem como propósito retratar os projetos de artes plásticas e cenografia acompanhados no decorrer do estágio curricular com Vasco Araújo, com foco nas metodologias do artista e formas de interseção disciplinar por ele utilizadas. Centra-se nos processos de pesquisa, conceção e produção de Araújo, quer nas suas obras plásticas, quer nos projetos de cenografia para a companhia Cão Solteiro. Para apurar os procedimentos do artista neste contexto, o trabalho parte dos projetos nos quais Araújo esteve envolvido entre setembro de 2020 e março de 2021, sendo dedicado a cada um deles um capítulo: 1 - Pathosformel; 2 - Um oásis ao entardecer; 3 - Heading against the wall; 4 - Azul vermelho Azul manteiga; 5 - trabalho de estúdio. Para cada trabalho, é efetuada uma análise formal e temática, que culmina na descrição das metodologias envolvidas na criação. Ademais, reflete-se neste relatório sobre questões inerentes à prática artística e cenográfica de Vasco Araújo, designadamente enquanto criador português. Nessa medida, cada um dos trabalhos analisados suscita questões acerca da realidade artística nacional, relação entre artista e curador, preponderância da cenografia na dramaturgia dos espetáculos, pontos de comunicação entre metodologias de artes plásticas e cenografia, interdisciplinaridade e modos de exposição. De molde a enquadrar as obras de Vasco Araújo nas práticas de artes plásticas e cenografia contemporâneas, o relatório faz-se acompanhar de entrevistas conduzidas não só junto do artista, mas também de alguns membros da companhia com a qual colabora. A par destes textos, o presente trabalho recorre a registo fotográfico e a documentos de trabalho para refletir a dimensão prática dos projetos. Por fim, e considerando que este relatório decorre de um estágio, procura um posicionamento relativamente às práticas observadas, contribuindo para uma formação metodológica e artística que preconiza, no plano pessoal, a interseção disciplinar e mediática.ABSTRACT - The present report means to portray the visual arts and scenography projects followed during the curricular internship with Vasco Araújo, focusing on the artist’s methodologies and the disciplinary intersections by him employed. It centers around Araújo’s research, conception and production processes, both on his visual arts and scenography projects for the theatre company Cão Solteiro. To determine the artist’s procedures in these contexts, the report follows the projects in which Araújo was involved between September 2020 and March 2021, having a chapter dedicated to each one: 1 - Pathosformel; 2 - Um oásis ao entardecer; 3 - Heading against the wall; 4 - Azul vermelho Azul manteiga; 5 - studio work. Each project has a thematic and formal analysis which culminates in the description of the methodologies involved in its creation. Furthermore, in this report matters inherent to Vasco Araújo’s artistic and scenographic practices are reflected upon, namely as a Portuguese creator. In that sense, each of the analyzed projects arises questions about the national artistic reality, the relationship between artist and curator, the scenography’s preponderance in the play’s dramaturgy, the bridges between visual arts and scenography, interdisciplinarity and ways of exhibition. So that it accommodates Vasco Araújo’s works in the visual arts and scenography contemporary practices, the report is accompanied by interviews directed not only to the artist but also to some of the members of the theatre company for which he collaborates. Besides these texts, this report makes use of photographic records and work documents to reflect the practical dimension of the projects. Lastly, and considering the present report as the result of an internship, it seeks to make a stance in relation to the observed practices feeding into a methodological and artistic formation that advocates, on a personal level, the disciplinary and media intersection.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaNogueira, Mariana SáRCIPLVicente, Sara Rodrigues2021-12-27T16:42:26Z2021-12-092021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14114TID:202834433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:58.788346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia |
title |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia |
spellingShingle |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia Vicente, Sara Rodrigues Vasco Araújo Metodologias de trabalho Artes plásticas Cenografia Cão Solteiro Work methodologies Visual arts Scenography |
title_short |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia |
title_full |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia |
title_fullStr |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia |
title_full_unstemmed |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia |
title_sort |
Metodologias de trabalho de Vasco Araújo: artes plásticas e cenografia |
author |
Vicente, Sara Rodrigues |
author_facet |
Vicente, Sara Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Mariana Sá RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Sara Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vasco Araújo Metodologias de trabalho Artes plásticas Cenografia Cão Solteiro Work methodologies Visual arts Scenography |
topic |
Vasco Araújo Metodologias de trabalho Artes plásticas Cenografia Cão Solteiro Work methodologies Visual arts Scenography |
description |
Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Design de Cena |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-27T16:42:26Z 2021-12-09 2021-12-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14114 TID:202834433 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14114 |
identifier_str_mv |
TID:202834433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553324778455040 |