Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4989 |
Resumo: | Nas últimas décadas o entrepreneurship tem vindo a merecer uma crescente atenção por parte de investigadores provenientes de diversas áreas do conhecimento. Pretende-se com este artigo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema de forma a evidenciar as diversas abordagens que daí resultaram. Para tal, discutiu-se o conceito e objecto de estudo do entrepreneurship, propondo-se a utilização do termo “empresarialidade” para designar esta área de estudo. Prossegue-se com a sistematização das diversas abordagens ao tema, particularmente das que se centram sobre o estudo do empresário: a abordagem económica – a primeira a surgir na literatura e que procura explicar a função do empresário na economia; a abordagem pessoal – centrada sobre as questões quem é o empresário e porquê inicia uma empresa; a abordagem comportamental – que procura dar resposta a o que faz o empresário; e a abordagem sócio-cultural – que procura compreender a influência dos factores contextuais que afectam a empresarialidade. |
id |
RCAP_6d3d6f18d7c25ff318862bf86e773aba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4989 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literaturaEntrepreneurshipEmpresarialidadeEmpresárioEntrepreneurNas últimas décadas o entrepreneurship tem vindo a merecer uma crescente atenção por parte de investigadores provenientes de diversas áreas do conhecimento. Pretende-se com este artigo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema de forma a evidenciar as diversas abordagens que daí resultaram. Para tal, discutiu-se o conceito e objecto de estudo do entrepreneurship, propondo-se a utilização do termo “empresarialidade” para designar esta área de estudo. Prossegue-se com a sistematização das diversas abordagens ao tema, particularmente das que se centram sobre o estudo do empresário: a abordagem económica – a primeira a surgir na literatura e que procura explicar a função do empresário na economia; a abordagem pessoal – centrada sobre as questões quem é o empresário e porquê inicia uma empresa; a abordagem comportamental – que procura dar resposta a o que faz o empresário; e a abordagem sócio-cultural – que procura compreender a influência dos factores contextuais que afectam a empresarialidade.In the last decades entrepreneurship has become a subject of growing interest for researchers from different areas of knowledge. This paper presents an extensive bibliographic review which highlights the different approaches to entrepreneurship that result from its interdisciplinary nature. The entrepreneurship concept is discussed and the Portuguese term empresarialidade is proposed to refer to this area of knowledge. Then, the different approaches are presented and analysed, especially those focused on the entrepreneur: the economic approach which is concerned with the explanation of the entrepreneur’s function in the economy; the personal approach – which aims to answering the following questions: “who is the entrepreneur?” and “why does he create a business?”; the behavioural approach – focused on the question “what does the entrepreneur do?”; and the sociocultural approach concerned with the understanding of contextual factors that influence entrepreneurship.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPADinis, AnabelaUssman, Ana Maria2016-10-17T18:34:40Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4989porComportamento Organizacional e Gestão, 12, 95-1140872-9662info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:49.291275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura |
title |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura |
spellingShingle |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura Dinis, Anabela Entrepreneurship Empresarialidade Empresário Entrepreneur |
title_short |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura |
title_full |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura |
title_fullStr |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura |
title_sort |
Empresarialidade e empresário: Revisão da literatura |
author |
Dinis, Anabela |
author_facet |
Dinis, Anabela Ussman, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ussman, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dinis, Anabela Ussman, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrepreneurship Empresarialidade Empresário Entrepreneur |
topic |
Entrepreneurship Empresarialidade Empresário Entrepreneur |
description |
Nas últimas décadas o entrepreneurship tem vindo a merecer uma crescente atenção por parte de investigadores provenientes de diversas áreas do conhecimento. Pretende-se com este artigo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema de forma a evidenciar as diversas abordagens que daí resultaram. Para tal, discutiu-se o conceito e objecto de estudo do entrepreneurship, propondo-se a utilização do termo “empresarialidade” para designar esta área de estudo. Prossegue-se com a sistematização das diversas abordagens ao tema, particularmente das que se centram sobre o estudo do empresário: a abordagem económica – a primeira a surgir na literatura e que procura explicar a função do empresário na economia; a abordagem pessoal – centrada sobre as questões quem é o empresário e porquê inicia uma empresa; a abordagem comportamental – que procura dar resposta a o que faz o empresário; e a abordagem sócio-cultural – que procura compreender a influência dos factores contextuais que afectam a empresarialidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006-01-01T00:00:00Z 2016-10-17T18:34:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4989 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Comportamento Organizacional e Gestão, 12, 95-114 0872-9662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130089272639488 |