Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedras, Celestina M. G.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandez, Helena, Lança, Rui, Valín, I., Da Silva, Elisa Maria De Jesus, Silva, Maria Rafaela, Lopes, G., Rosa, H., Ribeiro, A., Granja-Martins, Fernando M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/9133
Resumo: A nova cultura da água visa a conservação dos recursos naturais e o aumento do rendimento produtivo da água nos espaços verdes públicos e privados. Estes espaços assumem uma relevância no bem-estar e na qualidade de vida das populações urbanas. No entanto, o aumento da área verde em climas mediterrâneos estará inevitavelmente associado ao aumento do consumo em água. A rega surge com a finalidade de fazer face às necessidades hídricas das plantas em função das caraterísticas climáticas da região. Esta situação é mais relevante quando a escolha das plantas não recai sobre as autóctones e a água para a rega tem origem na rede de distribuição de água potável. Nos últimos anos, alguns municípios em Portugal têm vindo a implementar a instalação de dois tipos distintos de contadores de água: consumo doméstico e rega. Assim, garante-se água para rega com tarifário de menor custo, visto não incluir tratamento de água residual. Desde 2012, que a vila de São Brás de Alportel implementou este sistema de rega para os jardins privados. O presente trabalho tem como objetivos o estudo da evolução dos consumos de água na rega dos espaços verdes privados que aderiram a este sistema e a monitorização da rega nos espaços verdes públicos, para uma gestão sustentável da água. A monitorização será realizada pela avaliação da qualidade dos espaços verdes através da deteção remota, integrada com a informação dos dados climáticos e dos consumos de água.
id RCAP_6d4029919106df01667ed103050fc0f6
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanosDeteção remotaEspaços verdesConsumos em águaUso eficiente da águaA nova cultura da água visa a conservação dos recursos naturais e o aumento do rendimento produtivo da água nos espaços verdes públicos e privados. Estes espaços assumem uma relevância no bem-estar e na qualidade de vida das populações urbanas. No entanto, o aumento da área verde em climas mediterrâneos estará inevitavelmente associado ao aumento do consumo em água. A rega surge com a finalidade de fazer face às necessidades hídricas das plantas em função das caraterísticas climáticas da região. Esta situação é mais relevante quando a escolha das plantas não recai sobre as autóctones e a água para a rega tem origem na rede de distribuição de água potável. Nos últimos anos, alguns municípios em Portugal têm vindo a implementar a instalação de dois tipos distintos de contadores de água: consumo doméstico e rega. Assim, garante-se água para rega com tarifário de menor custo, visto não incluir tratamento de água residual. Desde 2012, que a vila de São Brás de Alportel implementou este sistema de rega para os jardins privados. O presente trabalho tem como objetivos o estudo da evolução dos consumos de água na rega dos espaços verdes privados que aderiram a este sistema e a monitorização da rega nos espaços verdes públicos, para uma gestão sustentável da água. A monitorização será realizada pela avaliação da qualidade dos espaços verdes através da deteção remota, integrada com a informação dos dados climáticos e dos consumos de água.CEGOTSapientiaPedras, Celestina M. G.Fernandez, HelenaLança, RuiValín, I.Da Silva, Elisa Maria De JesusSilva, Maria RafaelaLopes, G.Rosa, H.Ribeiro, A.Granja-Martins, Fernando M.2017-04-03T15:15:52Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9133por978-989-20-6860-2AUT: CPE00762; HFE01128; RLA01366; ESI01302;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:20:30Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:06.958990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
title Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
spellingShingle Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
Pedras, Celestina M. G.
Deteção remota
Espaços verdes
Consumos em água
Uso eficiente da água
title_short Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
title_full Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
title_fullStr Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
title_full_unstemmed Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
title_sort Deteção remota aplicada à rega dos espaços verdes urbanos
author Pedras, Celestina M. G.
author_facet Pedras, Celestina M. G.
Fernandez, Helena
Lança, Rui
Valín, I.
Da Silva, Elisa Maria De Jesus
Silva, Maria Rafaela
Lopes, G.
Rosa, H.
Ribeiro, A.
Granja-Martins, Fernando M.
author_role author
author2 Fernandez, Helena
Lança, Rui
Valín, I.
Da Silva, Elisa Maria De Jesus
Silva, Maria Rafaela
Lopes, G.
Rosa, H.
Ribeiro, A.
Granja-Martins, Fernando M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedras, Celestina M. G.
Fernandez, Helena
Lança, Rui
Valín, I.
Da Silva, Elisa Maria De Jesus
Silva, Maria Rafaela
Lopes, G.
Rosa, H.
Ribeiro, A.
Granja-Martins, Fernando M.
dc.subject.por.fl_str_mv Deteção remota
Espaços verdes
Consumos em água
Uso eficiente da água
topic Deteção remota
Espaços verdes
Consumos em água
Uso eficiente da água
description A nova cultura da água visa a conservação dos recursos naturais e o aumento do rendimento produtivo da água nos espaços verdes públicos e privados. Estes espaços assumem uma relevância no bem-estar e na qualidade de vida das populações urbanas. No entanto, o aumento da área verde em climas mediterrâneos estará inevitavelmente associado ao aumento do consumo em água. A rega surge com a finalidade de fazer face às necessidades hídricas das plantas em função das caraterísticas climáticas da região. Esta situação é mais relevante quando a escolha das plantas não recai sobre as autóctones e a água para a rega tem origem na rede de distribuição de água potável. Nos últimos anos, alguns municípios em Portugal têm vindo a implementar a instalação de dois tipos distintos de contadores de água: consumo doméstico e rega. Assim, garante-se água para rega com tarifário de menor custo, visto não incluir tratamento de água residual. Desde 2012, que a vila de São Brás de Alportel implementou este sistema de rega para os jardins privados. O presente trabalho tem como objetivos o estudo da evolução dos consumos de água na rega dos espaços verdes privados que aderiram a este sistema e a monitorização da rega nos espaços verdes públicos, para uma gestão sustentável da água. A monitorização será realizada pela avaliação da qualidade dos espaços verdes através da deteção remota, integrada com a informação dos dados climáticos e dos consumos de água.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-04-03T15:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/9133
url http://hdl.handle.net/10400.1/9133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-20-6860-2
AUT: CPE00762; HFE01128; RLA01366; ESI01302;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEGOT
publisher.none.fl_str_mv CEGOT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133238971596800