A célula – unidade na constituição dos seres vivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/202
Resumo: A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são multicelulares. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos por uma ou mais células. Todas as células provêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulação e transmissão da informação para a geração seguinte. Com a elaboração desta tese de dissertação pretendeu-se aprender um pouco mais sobre a célula e a sua importância na constituição de todos os seres vivos. Procurou-se numa parte inicial, reunir de forma sintética e selectiva informação sobre a célula a nível estrutural e funcional. Numa parte intermédia, dedicada ao estudo da microscopia, fez-se uma breve abordagem da sua história e descreveu-se de forma mais detalhada a constituição e funcionamento do microscópio óptico comum, dado ser o utilizado nos laboratórios das Escolas Preparatórias em Portugal e ao qual os professores de Ciências da Natureza recorrem nas aulas dedicadas à unidade didáctica sobre a célula. No final foram reunidos alguns protocolos práticos de simples realização e adequados a este nível de ensino, de modo a que as aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza possam gerar um maior interesse e motivação, tanto para os alunos como para o professor.
id RCAP_6d409e8ed984c592d0750f4cba343f91
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A célula – unidade na constituição dos seres vivosEnsino das ciências biológicasMotivaçãoA célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são multicelulares. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos por uma ou mais células. Todas as células provêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulação e transmissão da informação para a geração seguinte. Com a elaboração desta tese de dissertação pretendeu-se aprender um pouco mais sobre a célula e a sua importância na constituição de todos os seres vivos. Procurou-se numa parte inicial, reunir de forma sintética e selectiva informação sobre a célula a nível estrutural e funcional. Numa parte intermédia, dedicada ao estudo da microscopia, fez-se uma breve abordagem da sua história e descreveu-se de forma mais detalhada a constituição e funcionamento do microscópio óptico comum, dado ser o utilizado nos laboratórios das Escolas Preparatórias em Portugal e ao qual os professores de Ciências da Natureza recorrem nas aulas dedicadas à unidade didáctica sobre a célula. No final foram reunidos alguns protocolos práticos de simples realização e adequados a este nível de ensino, de modo a que as aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza possam gerar um maior interesse e motivação, tanto para os alunos como para o professor.The cell represents the lower portion of living matter given the ability of independent self-duplication. They are the structural and functional units of living organisms. They can be compared to the bricks of a house. Each brick would be like a cell. Some organisms, such as bacteria, are unicellular (consisting of a single cell). Other organisms, such as humans, are multicellular. The theory of the cell, first developed in 1839 by Jakob Matthias Schleiden and Theodor Schwann, indicates that all organisms are composed of one or more cells. All cells come from existing cells. The vital functions of an organism happen within the cells and they all contain genetic information required for functions of regulation and transmission of information to the next generation. It was the purpose of this dissertation to learn a little more about the cell and its importance in the formation of all living beings. In a first step, there has been an effort to briefly and selectively gather information about the structure and function of the cell. In an intermediate stage, dedicated to the study of microscopy, it was made a brief approach on its history and also a detailed description of the optical common microscope’s constitution and functioning, once it is the one being used at the Portuguese Schools’ laboratories and the one which teachers of Science use in class when teaching about the cell. Finally, some practical protocols of simple achievement and appropriate for this level of education were gathered, so that the practical Science lessons can generate greater interest and motivation, both for students and for the teacher.2010-08-19T16:21:54Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/202porTeixeira, Maria Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:15.771572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A célula – unidade na constituição dos seres vivos
title A célula – unidade na constituição dos seres vivos
spellingShingle A célula – unidade na constituição dos seres vivos
Teixeira, Maria Cristina Ferreira
Ensino das ciências biológicas
Motivação
title_short A célula – unidade na constituição dos seres vivos
title_full A célula – unidade na constituição dos seres vivos
title_fullStr A célula – unidade na constituição dos seres vivos
title_full_unstemmed A célula – unidade na constituição dos seres vivos
title_sort A célula – unidade na constituição dos seres vivos
author Teixeira, Maria Cristina Ferreira
author_facet Teixeira, Maria Cristina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria Cristina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências biológicas
Motivação
topic Ensino das ciências biológicas
Motivação
description A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são multicelulares. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos por uma ou mais células. Todas as células provêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulação e transmissão da informação para a geração seguinte. Com a elaboração desta tese de dissertação pretendeu-se aprender um pouco mais sobre a célula e a sua importância na constituição de todos os seres vivos. Procurou-se numa parte inicial, reunir de forma sintética e selectiva informação sobre a célula a nível estrutural e funcional. Numa parte intermédia, dedicada ao estudo da microscopia, fez-se uma breve abordagem da sua história e descreveu-se de forma mais detalhada a constituição e funcionamento do microscópio óptico comum, dado ser o utilizado nos laboratórios das Escolas Preparatórias em Portugal e ao qual os professores de Ciências da Natureza recorrem nas aulas dedicadas à unidade didáctica sobre a célula. No final foram reunidos alguns protocolos práticos de simples realização e adequados a este nível de ensino, de modo a que as aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza possam gerar um maior interesse e motivação, tanto para os alunos como para o professor.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2010-08-19T16:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/202
url http://hdl.handle.net/10348/202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137128484962304