A célula – unidade na constituição dos seres vivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/202 |
Resumo: | A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são multicelulares. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos por uma ou mais células. Todas as células provêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulação e transmissão da informação para a geração seguinte. Com a elaboração desta tese de dissertação pretendeu-se aprender um pouco mais sobre a célula e a sua importância na constituição de todos os seres vivos. Procurou-se numa parte inicial, reunir de forma sintética e selectiva informação sobre a célula a nível estrutural e funcional. Numa parte intermédia, dedicada ao estudo da microscopia, fez-se uma breve abordagem da sua história e descreveu-se de forma mais detalhada a constituição e funcionamento do microscópio óptico comum, dado ser o utilizado nos laboratórios das Escolas Preparatórias em Portugal e ao qual os professores de Ciências da Natureza recorrem nas aulas dedicadas à unidade didáctica sobre a célula. No final foram reunidos alguns protocolos práticos de simples realização e adequados a este nível de ensino, de modo a que as aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza possam gerar um maior interesse e motivação, tanto para os alunos como para o professor. |
id |
RCAP_6d409e8ed984c592d0750f4cba343f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/202 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A célula – unidade na constituição dos seres vivosEnsino das ciências biológicasMotivaçãoA célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são multicelulares. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos por uma ou mais células. Todas as células provêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulação e transmissão da informação para a geração seguinte. Com a elaboração desta tese de dissertação pretendeu-se aprender um pouco mais sobre a célula e a sua importância na constituição de todos os seres vivos. Procurou-se numa parte inicial, reunir de forma sintética e selectiva informação sobre a célula a nível estrutural e funcional. Numa parte intermédia, dedicada ao estudo da microscopia, fez-se uma breve abordagem da sua história e descreveu-se de forma mais detalhada a constituição e funcionamento do microscópio óptico comum, dado ser o utilizado nos laboratórios das Escolas Preparatórias em Portugal e ao qual os professores de Ciências da Natureza recorrem nas aulas dedicadas à unidade didáctica sobre a célula. No final foram reunidos alguns protocolos práticos de simples realização e adequados a este nível de ensino, de modo a que as aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza possam gerar um maior interesse e motivação, tanto para os alunos como para o professor.The cell represents the lower portion of living matter given the ability of independent self-duplication. They are the structural and functional units of living organisms. They can be compared to the bricks of a house. Each brick would be like a cell. Some organisms, such as bacteria, are unicellular (consisting of a single cell). Other organisms, such as humans, are multicellular. The theory of the cell, first developed in 1839 by Jakob Matthias Schleiden and Theodor Schwann, indicates that all organisms are composed of one or more cells. All cells come from existing cells. The vital functions of an organism happen within the cells and they all contain genetic information required for functions of regulation and transmission of information to the next generation. It was the purpose of this dissertation to learn a little more about the cell and its importance in the formation of all living beings. In a first step, there has been an effort to briefly and selectively gather information about the structure and function of the cell. In an intermediate stage, dedicated to the study of microscopy, it was made a brief approach on its history and also a detailed description of the optical common microscope’s constitution and functioning, once it is the one being used at the Portuguese Schools’ laboratories and the one which teachers of Science use in class when teaching about the cell. Finally, some practical protocols of simple achievement and appropriate for this level of education were gathered, so that the practical Science lessons can generate greater interest and motivation, both for students and for the teacher.2010-08-19T16:21:54Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/202porTeixeira, Maria Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:15.771572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos |
title |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos |
spellingShingle |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos Teixeira, Maria Cristina Ferreira Ensino das ciências biológicas Motivação |
title_short |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos |
title_full |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos |
title_fullStr |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos |
title_full_unstemmed |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos |
title_sort |
A célula – unidade na constituição dos seres vivos |
author |
Teixeira, Maria Cristina Ferreira |
author_facet |
Teixeira, Maria Cristina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Cristina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências biológicas Motivação |
topic |
Ensino das ciências biológicas Motivação |
description |
A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são multicelulares. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1839 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos por uma ou mais células. Todas as células provêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulação e transmissão da informação para a geração seguinte. Com a elaboração desta tese de dissertação pretendeu-se aprender um pouco mais sobre a célula e a sua importância na constituição de todos os seres vivos. Procurou-se numa parte inicial, reunir de forma sintética e selectiva informação sobre a célula a nível estrutural e funcional. Numa parte intermédia, dedicada ao estudo da microscopia, fez-se uma breve abordagem da sua história e descreveu-se de forma mais detalhada a constituição e funcionamento do microscópio óptico comum, dado ser o utilizado nos laboratórios das Escolas Preparatórias em Portugal e ao qual os professores de Ciências da Natureza recorrem nas aulas dedicadas à unidade didáctica sobre a célula. No final foram reunidos alguns protocolos práticos de simples realização e adequados a este nível de ensino, de modo a que as aulas práticas da disciplina de Ciências da Natureza possam gerar um maior interesse e motivação, tanto para os alunos como para o professor. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2010-08-19T16:21:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/202 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137128484962304 |