Data mining e o seu potencial para a gestão do conhecimento em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3303
Resumo: Data míníng é uma importante ferramenta, disponível, para obter o máximo possível de conhecimentos a partir de informação recolhida por fontes primárias, utilizando instrumentos como questionários, ou a partir de fontes secundárias. Hoje em dia, muitas e diferentes informações são recolhidas nas escolas e organizações, é da maior importância analisá-las de forma apropriada, não apenas através de estatísticas descritivas, mas também por estatística inferencial e investigação multivariada. Este trabalho apresenta sucintamente técnicas de estatística inferencial paramétrica e não paramétrica, descrevendo as condições em que podem ser aplicadas, e também ferramentas de análise multivariada, como análise factorial de componentes principais e agrupamentos em clusters hierárquicos. A Estrutura de Avaliação Comum (Common Assessment Framework - CAF) é um processo de investigação baseada na aplicação de questionários, desenvolvido para as administrações públicas europeias, tendo por objectivo uma auto-análise mais eficiente e implementar acções para introduzir melhorias, no âmbito de uma abordagem de gestão da qualidade total. O objectivo principal deste trabalho consiste na introdução de técnicas que possibilitem a transformação de informação em conhecimento, em educação, pelo que, a título exemplificativo, as técnicas inferenciais e multi variadas apresentadas são aplicados a um conjunto de informações recolhidas pela utilização da CAF em organizações educativas, proporcionando um conjunto complementar de conhecimentos para melhorar e reforçar a implementação de acções, no contexto de uma abordagem de qualidade total.
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