Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43117 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivo compreender a forma como a tríade - sugestão, sedução e persuasão - se manifesta nos elementos visuais dos cartazes político-partidários do Processo Revolucionário em Curso (PREC). A metodologia utilizada nesta investigação diz respeito à Semiótica de Charles Sanders Peirce. Este estudo foi conduzido em dois planos. No plano teórico, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a contextualização histórica do PREC e a comunicação política. No plano metodológico, apresenta se a Semiótica de Peirce, analisando-se os cartazes político partidários na relação signo-objeto, dos pontos de vista qualitativo icónico, singular-indicativo e convencional-simbólico. Com esta investigação conclui-se que, através dos elementos visuais, a componente tríade - sugestão, sedução e persuasão – se manifesta em todos os cartazes político-partidários do PREC analisados. |
id |
RCAP_6d61009b4ea02b00af7f10988a1619b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43117 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PRECSemióticaComunicação políticaSugestãoSeduçãoPersuasãoA presente investigação tem como objetivo compreender a forma como a tríade - sugestão, sedução e persuasão - se manifesta nos elementos visuais dos cartazes político-partidários do Processo Revolucionário em Curso (PREC). A metodologia utilizada nesta investigação diz respeito à Semiótica de Charles Sanders Peirce. Este estudo foi conduzido em dois planos. No plano teórico, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a contextualização histórica do PREC e a comunicação política. No plano metodológico, apresenta se a Semiótica de Peirce, analisando-se os cartazes político partidários na relação signo-objeto, dos pontos de vista qualitativo icónico, singular-indicativo e convencional-simbólico. Com esta investigação conclui-se que, através dos elementos visuais, a componente tríade - sugestão, sedução e persuasão – se manifesta em todos os cartazes político-partidários do PREC analisados.The present investigation aims to investigate the way in which the triad suggestion, seduction and persuasion is manifested in the visual elements of the political-partisan posters of the Processo Revolucionário em Curso (PREC). The methodology used in this investigation concerns Charles Sanders Peirce's Semiotics. This study was conducted in two plans. At the theoretical level, a theoretical framework was prepared on the historical contextualization of PREC and political communication. At the methodological level, Peirce's Semiotics is presented, analyzing the political-partisan posters in the sign-object relationship, from the qualitative-iconic, singular-indicative and conventional-symbolic points of view. With this investigation, it is concluded that, through the visual elements, the triad component - suggestion, seduction and persuasion - is manifested in all the analyzed PREC political posters.Morais, Rodrigo AntunesRosa, CarlosRepositório ComumCarvalho, João Henrique Marcão Garcia de2023-01-11T10:13:39Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43117TID:203157770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:00:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:53.872947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC |
title |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC |
spellingShingle |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC Carvalho, João Henrique Marcão Garcia de Semiótica Comunicação política Sugestão Sedução Persuasão |
title_short |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC |
title_full |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC |
title_fullStr |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC |
title_full_unstemmed |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC |
title_sort |
Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC |
author |
Carvalho, João Henrique Marcão Garcia de |
author_facet |
Carvalho, João Henrique Marcão Garcia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Rodrigo Antunes Rosa, Carlos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, João Henrique Marcão Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Comunicação política Sugestão Sedução Persuasão |
topic |
Semiótica Comunicação política Sugestão Sedução Persuasão |
description |
A presente investigação tem como objetivo compreender a forma como a tríade - sugestão, sedução e persuasão - se manifesta nos elementos visuais dos cartazes político-partidários do Processo Revolucionário em Curso (PREC). A metodologia utilizada nesta investigação diz respeito à Semiótica de Charles Sanders Peirce. Este estudo foi conduzido em dois planos. No plano teórico, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a contextualização histórica do PREC e a comunicação política. No plano metodológico, apresenta se a Semiótica de Peirce, analisando-se os cartazes político partidários na relação signo-objeto, dos pontos de vista qualitativo icónico, singular-indicativo e convencional-simbólico. Com esta investigação conclui-se que, através dos elementos visuais, a componente tríade - sugestão, sedução e persuasão – se manifesta em todos os cartazes político-partidários do PREC analisados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-01-11T10:13:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43117 TID:203157770 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43117 |
identifier_str_mv |
TID:203157770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130764689801216 |