A Satisfação no Trabalho e as Recompensas Salariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melfe, Ana Catarina de Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5716
Resumo: A satisfação no trabalho e as recompensas representam áreas de elevada importância para a Gestão de Recursos Humanos. Pessoas satisfeitas contribuem mais para os objetivos da organização que pessoas insatisfeitas, devendo as recompensas ser geridas de forma integrada e alinhada com a estratégia e os objetivos da organização. Assim, a presente investigação pretende identificar e caracterizar os tipos de recompensas utilizados pelas empresas e a importância para a satisfação, mensurar os níveis de satisfação dos trabalhadores, verificar o impacto das variáveis sociodemográficas na satisfação, e Identificar o efeito dos fatores organizacionais na satisfação: categorias profissionais e dimensão da empresa. Durante o presente estudo recorreu-se a uma investigação quantitativa, cuja amostra foi constituída por 157 trabalhadores de três empresas diferentes, utilizando-se como instrumento de recolha de dados a versão portuguesa do questionário Job Satisfaction Survey (JSS). Em relação à satisfação no trabalho, os resultados relevam que a satisfação no trabalho é influenciada pelos níveis salariais dos trabalhadores e que a dimensão da empresa também influencia a satisfação dos trabalhadores. Em relação às recompensas salariais, verifica-se que apenas são utilizadas as previstas nos contratos coletivos de trabalho dos respetivos setores de atividade, em que a retribuição salarial é composta por: salário base, subsídio de alimentação, diuturnidades e horas extra. Salientando-se a ausência de quaisquer outras formas de retribuição variáveis nas empresas estudadas.
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