A importância da música no desenvolvimento:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41583 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está divido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado a parte de todo o relatório da Prática de Ensino Supervisionada, uma pequena introdução sobre a escola onde foi realizado o estágio, revisão das planificações criadas pela docente e por fim, uma análise e reflexão de todo este projeto e aprendizagem. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulada “A Importância da Música no Desenvolvimento – um enfoque nos processos relacionados com o comportamento”. Esta temática surgiu devido a uma aluna que acompanhou no estabelecimento da Prática de Ensino Supervisionada, que demonstrou comportamentos incorretos para a sala de aula. A mestranda já tinha curiosidade em saber mais sobre as influências e valências positivas da música para as crianças. Conjugou-se então este tema com os vários tipos de comportamento. A aprendizagem da música tem imensos benefícios tanto para idades mais novas como mais velhas, sendo que para quem começa numa tenra idade consegue ter benefícios a nível motor, cerebral, intelectuais e emocionais. A musicoterapia fala exatamente sobre de como a música consegue ajudar todos os tipos de pessoas. Além de toda esta parte de investigação, esta experiência fez a mestranda pensar na sua docência de forma muito mais organizada, planeada, pensada e realizada de uma forma muito mais analisada. Ter de avaliar aula a aula (da aluna em específico), criar tipos de metodologias diferentes, ajudou a entender de uma forma muito mais concreta o quão importante é cada aula e a forma como nos adaptamos conforme a necessidade e até personalidade de cada aluno. |
id |
RCAP_6d6de024778748aa1f08089a8526481c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41583 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da música no desenvolvimento:um enfoque nos processos relacionados com o comportamentoMúsicaEnsino da músicaPrática individualFlautaDistúrbios comportamentaisBenefíciosAprendizagem musicalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está divido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado a parte de todo o relatório da Prática de Ensino Supervisionada, uma pequena introdução sobre a escola onde foi realizado o estágio, revisão das planificações criadas pela docente e por fim, uma análise e reflexão de todo este projeto e aprendizagem. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulada “A Importância da Música no Desenvolvimento – um enfoque nos processos relacionados com o comportamento”. Esta temática surgiu devido a uma aluna que acompanhou no estabelecimento da Prática de Ensino Supervisionada, que demonstrou comportamentos incorretos para a sala de aula. A mestranda já tinha curiosidade em saber mais sobre as influências e valências positivas da música para as crianças. Conjugou-se então este tema com os vários tipos de comportamento. A aprendizagem da música tem imensos benefícios tanto para idades mais novas como mais velhas, sendo que para quem começa numa tenra idade consegue ter benefícios a nível motor, cerebral, intelectuais e emocionais. A musicoterapia fala exatamente sobre de como a música consegue ajudar todos os tipos de pessoas. Além de toda esta parte de investigação, esta experiência fez a mestranda pensar na sua docência de forma muito mais organizada, planeada, pensada e realizada de uma forma muito mais analisada. Ter de avaliar aula a aula (da aluna em específico), criar tipos de metodologias diferentes, ajudou a entender de uma forma muito mais concreta o quão importante é cada aula e a forma como nos adaptamos conforme a necessidade e até personalidade de cada aluno.Pereira, Ana LeonorRepositório ComumMarquez, Alexandra2022-08-09T10:45:32Z2022-04-272022-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41583TID:203050762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:25.393754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da música no desenvolvimento: um enfoque nos processos relacionados com o comportamento |
title |
A importância da música no desenvolvimento: |
spellingShingle |
A importância da música no desenvolvimento: Marquez, Alexandra Música Ensino da música Prática individual Flauta Distúrbios comportamentais Benefícios Aprendizagem musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância da música no desenvolvimento: |
title_full |
A importância da música no desenvolvimento: |
title_fullStr |
A importância da música no desenvolvimento: |
title_full_unstemmed |
A importância da música no desenvolvimento: |
title_sort |
A importância da música no desenvolvimento: |
author |
Marquez, Alexandra |
author_facet |
Marquez, Alexandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Leonor Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquez, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Ensino da música Prática individual Flauta Distúrbios comportamentais Benefícios Aprendizagem musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Música Ensino da música Prática individual Flauta Distúrbios comportamentais Benefícios Aprendizagem musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está divido em duas partes principais. Na primeira parte será apresentado a parte de todo o relatório da Prática de Ensino Supervisionada, uma pequena introdução sobre a escola onde foi realizado o estágio, revisão das planificações criadas pela docente e por fim, uma análise e reflexão de todo este projeto e aprendizagem. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulada “A Importância da Música no Desenvolvimento – um enfoque nos processos relacionados com o comportamento”. Esta temática surgiu devido a uma aluna que acompanhou no estabelecimento da Prática de Ensino Supervisionada, que demonstrou comportamentos incorretos para a sala de aula. A mestranda já tinha curiosidade em saber mais sobre as influências e valências positivas da música para as crianças. Conjugou-se então este tema com os vários tipos de comportamento. A aprendizagem da música tem imensos benefícios tanto para idades mais novas como mais velhas, sendo que para quem começa numa tenra idade consegue ter benefícios a nível motor, cerebral, intelectuais e emocionais. A musicoterapia fala exatamente sobre de como a música consegue ajudar todos os tipos de pessoas. Além de toda esta parte de investigação, esta experiência fez a mestranda pensar na sua docência de forma muito mais organizada, planeada, pensada e realizada de uma forma muito mais analisada. Ter de avaliar aula a aula (da aluna em específico), criar tipos de metodologias diferentes, ajudou a entender de uma forma muito mais concreta o quão importante é cada aula e a forma como nos adaptamos conforme a necessidade e até personalidade de cada aluno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-09T10:45:32Z 2022-04-27 2022-04-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41583 TID:203050762 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41583 |
identifier_str_mv |
TID:203050762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918127648768 |