The relevance of theatre for development in Ghanaian education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baah-Fenning, Emmanuel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29699
Resumo: Este estudo aborda a importância do Teatro para o Desenvolvimento (TfD) na educação do Gana. Analisa a emergência da educação formal no Gana antes da independência, o estabelecimento de estruturas e instituições educativas diferentes que valorizaram aa educação até hoje. Iniciou-se com as mission schools e continuou com os university colleges, universidades, escolas superiores de educação, politécnicos, escolas primárias, junior secondary schools, (agora chamadas junior high schools) e senior high schools que levam ao certificado denominado West African Senior School Certificate Examination (WASSCE). São analisadas contribuições académicas sobre TfD para apoiar o objetivo da investigação. O TfD é apresentado e discutido como um dos módulos relevantes para a educação no Gana, devido à introdução de diversas políticas, encorajadas para valorizar o ensino e aprendizagem como uma forma de aquisição de conhecimento holística, quer nos setores formais quer nos informais. Para isso, este estudo foca-se na Abibigromma, a companhia de teatro residente da School of Performing Arts da Universidade do Gana, analisando projetos de TfD altamente desenvolvidos e apresentados desde a fundação da companhia. A sua história, contexto e contribuição para a educação e para a comunidade do Gana são apresentados e avaliados, seguidos da análise do mais recente do projeto de TfD da companhia. Recebem particular atenção a estética e elementos dos espetáculos que Abibigromma utiliza nos seus projetos TfD e que poderiam ser introduzidos nas instituições de educação formal para valorizar o impacto e aquisição de conhecimento na educação do Gana. A estética e os elementos foram analisados para demonstrar a relevância de TfD na educação do Gana, sendo este o objeto deste estudo. Com base nessas informações, são sugeridos possíveis projetos de investigação nessa área.
id RCAP_6d6fc64b3ad41f26080a7bfb18fcf777
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29699
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The relevance of theatre for development in Ghanaian educationTeatro em educação - GanaEducação - GanaDesenvolvimento comunitário - GanaTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo aborda a importância do Teatro para o Desenvolvimento (TfD) na educação do Gana. Analisa a emergência da educação formal no Gana antes da independência, o estabelecimento de estruturas e instituições educativas diferentes que valorizaram aa educação até hoje. Iniciou-se com as mission schools e continuou com os university colleges, universidades, escolas superiores de educação, politécnicos, escolas primárias, junior secondary schools, (agora chamadas junior high schools) e senior high schools que levam ao certificado denominado West African Senior School Certificate Examination (WASSCE). São analisadas contribuições académicas sobre TfD para apoiar o objetivo da investigação. O TfD é apresentado e discutido como um dos módulos relevantes para a educação no Gana, devido à introdução de diversas políticas, encorajadas para valorizar o ensino e aprendizagem como uma forma de aquisição de conhecimento holística, quer nos setores formais quer nos informais. Para isso, este estudo foca-se na Abibigromma, a companhia de teatro residente da School of Performing Arts da Universidade do Gana, analisando projetos de TfD altamente desenvolvidos e apresentados desde a fundação da companhia. A sua história, contexto e contribuição para a educação e para a comunidade do Gana são apresentados e avaliados, seguidos da análise do mais recente do projeto de TfD da companhia. Recebem particular atenção a estética e elementos dos espetáculos que Abibigromma utiliza nos seus projetos TfD e que poderiam ser introduzidos nas instituições de educação formal para valorizar o impacto e aquisição de conhecimento na educação do Gana. A estética e os elementos foram analisados para demonstrar a relevância de TfD na educação do Gana, sendo este o objeto deste estudo. Com base nessas informações, são sugeridos possíveis projetos de investigação nessa área.This research study looks at the relevance of Theatre for Development (TfD) in Ghanaian Education. It reviews the emergence of formal education in Ghana before independence, the establishment of different educational institutions and structures that have enhanced formal education to date, which began with mission schools, university colleges, full universities, teacher training colleges, polytechnics, primary schools, junior secondary schools, (now known as junior high schools) and senior secondary schools (with its certificate recognised as Senior Secondary School Certificate Examination: SSSCE but now recognised as senior high schools with its certificate recognised as West African Senior School Certificate Examination: WASSCE) Scholarly contributions on TfD are reviewed to support the objectives of the research. TfD is introduced and discussed as one of the relevant modules for Education in Ghana, due to the introduction of diverse policies which are encouraged to enhance teaching and learning as a holistic form of knowledge acquisition both in the formal, as well as the informal sectors in the country. In view of this, the study focuses on Abibigromma, the resident theatre company at the School of Performing Arts University of Ghana for their highly developed TfD projects they have carried out across the country since the company was founded. Their history, background and contribution to schooling and the Ghanaian community are presented and assessed, followed by analysis of the company’s most recent TfD project. Performance aesthetics and features that Abibigromma employs in their TfD projects that could be introduced in the formal educational institution to enhance the impact and acquisition of knowledge in Ghanaian education have received particular attention. The aesthetics and features have been analysed to ascertain the relevance of TfD in Ghanaian education which is the objective of the research study and based on the findings recommendation have been made for future research projects in this field.Greer, David MichaelRepositório da Universidade de LisboaBaah-Fenning, Emmanuel2017-11-13T15:26:11Z2017-07-1720172017-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29699TID:201741296enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:36.492643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The relevance of theatre for development in Ghanaian education
title The relevance of theatre for development in Ghanaian education
spellingShingle The relevance of theatre for development in Ghanaian education
Baah-Fenning, Emmanuel
Teatro em educação - Gana
Educação - Gana
Desenvolvimento comunitário - Gana
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short The relevance of theatre for development in Ghanaian education
title_full The relevance of theatre for development in Ghanaian education
title_fullStr The relevance of theatre for development in Ghanaian education
title_full_unstemmed The relevance of theatre for development in Ghanaian education
title_sort The relevance of theatre for development in Ghanaian education
author Baah-Fenning, Emmanuel
author_facet Baah-Fenning, Emmanuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Greer, David Michael
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baah-Fenning, Emmanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro em educação - Gana
Educação - Gana
Desenvolvimento comunitário - Gana
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teatro em educação - Gana
Educação - Gana
Desenvolvimento comunitário - Gana
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo aborda a importância do Teatro para o Desenvolvimento (TfD) na educação do Gana. Analisa a emergência da educação formal no Gana antes da independência, o estabelecimento de estruturas e instituições educativas diferentes que valorizaram aa educação até hoje. Iniciou-se com as mission schools e continuou com os university colleges, universidades, escolas superiores de educação, politécnicos, escolas primárias, junior secondary schools, (agora chamadas junior high schools) e senior high schools que levam ao certificado denominado West African Senior School Certificate Examination (WASSCE). São analisadas contribuições académicas sobre TfD para apoiar o objetivo da investigação. O TfD é apresentado e discutido como um dos módulos relevantes para a educação no Gana, devido à introdução de diversas políticas, encorajadas para valorizar o ensino e aprendizagem como uma forma de aquisição de conhecimento holística, quer nos setores formais quer nos informais. Para isso, este estudo foca-se na Abibigromma, a companhia de teatro residente da School of Performing Arts da Universidade do Gana, analisando projetos de TfD altamente desenvolvidos e apresentados desde a fundação da companhia. A sua história, contexto e contribuição para a educação e para a comunidade do Gana são apresentados e avaliados, seguidos da análise do mais recente do projeto de TfD da companhia. Recebem particular atenção a estética e elementos dos espetáculos que Abibigromma utiliza nos seus projetos TfD e que poderiam ser introduzidos nas instituições de educação formal para valorizar o impacto e aquisição de conhecimento na educação do Gana. A estética e os elementos foram analisados para demonstrar a relevância de TfD na educação do Gana, sendo este o objeto deste estudo. Com base nessas informações, são sugeridos possíveis projetos de investigação nessa área.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13T15:26:11Z
2017-07-17
2017
2017-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29699
TID:201741296
url http://hdl.handle.net/10451/29699
identifier_str_mv TID:201741296
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134378799923200