The relevance of theatre for development in Ghanaian education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29699 |
Resumo: | Este estudo aborda a importância do Teatro para o Desenvolvimento (TfD) na educação do Gana. Analisa a emergência da educação formal no Gana antes da independência, o estabelecimento de estruturas e instituições educativas diferentes que valorizaram aa educação até hoje. Iniciou-se com as mission schools e continuou com os university colleges, universidades, escolas superiores de educação, politécnicos, escolas primárias, junior secondary schools, (agora chamadas junior high schools) e senior high schools que levam ao certificado denominado West African Senior School Certificate Examination (WASSCE). São analisadas contribuições académicas sobre TfD para apoiar o objetivo da investigação. O TfD é apresentado e discutido como um dos módulos relevantes para a educação no Gana, devido à introdução de diversas políticas, encorajadas para valorizar o ensino e aprendizagem como uma forma de aquisição de conhecimento holística, quer nos setores formais quer nos informais. Para isso, este estudo foca-se na Abibigromma, a companhia de teatro residente da School of Performing Arts da Universidade do Gana, analisando projetos de TfD altamente desenvolvidos e apresentados desde a fundação da companhia. A sua história, contexto e contribuição para a educação e para a comunidade do Gana são apresentados e avaliados, seguidos da análise do mais recente do projeto de TfD da companhia. Recebem particular atenção a estética e elementos dos espetáculos que Abibigromma utiliza nos seus projetos TfD e que poderiam ser introduzidos nas instituições de educação formal para valorizar o impacto e aquisição de conhecimento na educação do Gana. A estética e os elementos foram analisados para demonstrar a relevância de TfD na educação do Gana, sendo este o objeto deste estudo. Com base nessas informações, são sugeridos possíveis projetos de investigação nessa área. |
id |
RCAP_6d6fc64b3ad41f26080a7bfb18fcf777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29699 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The relevance of theatre for development in Ghanaian educationTeatro em educação - GanaEducação - GanaDesenvolvimento comunitário - GanaTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo aborda a importância do Teatro para o Desenvolvimento (TfD) na educação do Gana. Analisa a emergência da educação formal no Gana antes da independência, o estabelecimento de estruturas e instituições educativas diferentes que valorizaram aa educação até hoje. Iniciou-se com as mission schools e continuou com os university colleges, universidades, escolas superiores de educação, politécnicos, escolas primárias, junior secondary schools, (agora chamadas junior high schools) e senior high schools que levam ao certificado denominado West African Senior School Certificate Examination (WASSCE). São analisadas contribuições académicas sobre TfD para apoiar o objetivo da investigação. O TfD é apresentado e discutido como um dos módulos relevantes para a educação no Gana, devido à introdução de diversas políticas, encorajadas para valorizar o ensino e aprendizagem como uma forma de aquisição de conhecimento holística, quer nos setores formais quer nos informais. Para isso, este estudo foca-se na Abibigromma, a companhia de teatro residente da School of Performing Arts da Universidade do Gana, analisando projetos de TfD altamente desenvolvidos e apresentados desde a fundação da companhia. A sua história, contexto e contribuição para a educação e para a comunidade do Gana são apresentados e avaliados, seguidos da análise do mais recente do projeto de TfD da companhia. Recebem particular atenção a estética e elementos dos espetáculos que Abibigromma utiliza nos seus projetos TfD e que poderiam ser introduzidos nas instituições de educação formal para valorizar o impacto e aquisição de conhecimento na educação do Gana. A estética e os elementos foram analisados para demonstrar a relevância de TfD na educação do Gana, sendo este o objeto deste estudo. Com base nessas informações, são sugeridos possíveis projetos de investigação nessa área.This research study looks at the relevance of Theatre for Development (TfD) in Ghanaian Education. It reviews the emergence of formal education in Ghana before independence, the establishment of different educational institutions and structures that have enhanced formal education to date, which began with mission schools, university colleges, full universities, teacher training colleges, polytechnics, primary schools, junior secondary schools, (now known as junior high schools) and senior secondary schools (with its certificate recognised as Senior Secondary School Certificate Examination: SSSCE but now recognised as senior high schools with its certificate recognised as West African Senior School Certificate Examination: WASSCE) Scholarly contributions on TfD are reviewed to support the objectives of the research. TfD is introduced and discussed as one of the relevant modules for Education in Ghana, due to the introduction of diverse policies which are encouraged to enhance teaching and learning as a holistic form of knowledge acquisition both in the formal, as well as the informal sectors in the country. In view of this, the study focuses on Abibigromma, the resident theatre company at the School of Performing Arts University of Ghana for their highly developed TfD projects they have carried out across the country since the company was founded. Their history, background and contribution to schooling and the Ghanaian community are presented and assessed, followed by analysis of the company’s most recent TfD project. Performance aesthetics and features that Abibigromma employs in their TfD projects that could be introduced in the formal educational institution to enhance the impact and acquisition of knowledge in Ghanaian education have received particular attention. The aesthetics and features have been analysed to ascertain the relevance of TfD in Ghanaian education which is the objective of the research study and based on the findings recommendation have been made for future research projects in this field.Greer, David MichaelRepositório da Universidade de LisboaBaah-Fenning, Emmanuel2017-11-13T15:26:11Z2017-07-1720172017-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29699TID:201741296enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:36.492643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education |
title |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education |
spellingShingle |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education Baah-Fenning, Emmanuel Teatro em educação - Gana Educação - Gana Desenvolvimento comunitário - Gana Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education |
title_full |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education |
title_fullStr |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education |
title_full_unstemmed |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education |
title_sort |
The relevance of theatre for development in Ghanaian education |
author |
Baah-Fenning, Emmanuel |
author_facet |
Baah-Fenning, Emmanuel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Greer, David Michael Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baah-Fenning, Emmanuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro em educação - Gana Educação - Gana Desenvolvimento comunitário - Gana Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Teatro em educação - Gana Educação - Gana Desenvolvimento comunitário - Gana Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo aborda a importância do Teatro para o Desenvolvimento (TfD) na educação do Gana. Analisa a emergência da educação formal no Gana antes da independência, o estabelecimento de estruturas e instituições educativas diferentes que valorizaram aa educação até hoje. Iniciou-se com as mission schools e continuou com os university colleges, universidades, escolas superiores de educação, politécnicos, escolas primárias, junior secondary schools, (agora chamadas junior high schools) e senior high schools que levam ao certificado denominado West African Senior School Certificate Examination (WASSCE). São analisadas contribuições académicas sobre TfD para apoiar o objetivo da investigação. O TfD é apresentado e discutido como um dos módulos relevantes para a educação no Gana, devido à introdução de diversas políticas, encorajadas para valorizar o ensino e aprendizagem como uma forma de aquisição de conhecimento holística, quer nos setores formais quer nos informais. Para isso, este estudo foca-se na Abibigromma, a companhia de teatro residente da School of Performing Arts da Universidade do Gana, analisando projetos de TfD altamente desenvolvidos e apresentados desde a fundação da companhia. A sua história, contexto e contribuição para a educação e para a comunidade do Gana são apresentados e avaliados, seguidos da análise do mais recente do projeto de TfD da companhia. Recebem particular atenção a estética e elementos dos espetáculos que Abibigromma utiliza nos seus projetos TfD e que poderiam ser introduzidos nas instituições de educação formal para valorizar o impacto e aquisição de conhecimento na educação do Gana. A estética e os elementos foram analisados para demonstrar a relevância de TfD na educação do Gana, sendo este o objeto deste estudo. Com base nessas informações, são sugeridos possíveis projetos de investigação nessa área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-13T15:26:11Z 2017-07-17 2017 2017-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29699 TID:201741296 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29699 |
identifier_str_mv |
TID:201741296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134378799923200 |