O cartaz como suporte de realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senra, Marco de Faria Arantes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30295
Resumo: O cartaz é um artefacto comunicativo já intrínseco na sociedade moderna devido a todas as suas capacidades comunicativas ao nível da representação e pelas tecnologia (s) que lhe estão associadas e que lhe permitem comunicar com as pessoas. No entanto, este suporte compete nos dias de hoje com outros tipos de suportes comunicativos que são capazes de desempenhar o mesmo tipo de funções e agir em vários espaços dimensionais, como o espaço real e o espaço digital. Pode chamar-se a esta competição o paradigma da evolução tecnológica associada ao cartaz. Esta investigação visa responder a essa necessidade em que o cartaz se transpõe para um ambiente digital, onde este suporte possa alcançar um novo estágio evolutivo para comunicar a sua mensagem. Para isso, neste estudo foi utilizada a tecnologia da Realidade Aumentada, onde esta é capaz de agir no meio real e digital, conseguindo assim complementar-se com o cartaz de forma a propor uma mensagem capaz de suportar novos conteúdos e meios de comunicação para as pessoas. Metodologicamente, interessou a este projeto investigativo abordar literatura específica para sustentar teoricamente o projeto prático tendo ainda analisado estudos de caso. No desenvolvimento do trabalho prático, procurou-se estabelecer essa complementaridade tecnológica com o objetivo de aferir as possibilidades e constrangimentos da mesma. Consequentemente, esta componente prática demonstrou que o uso da RA no contexto do cartaz necessita de evoluir para uma vulgarização do uso desta tecnologia. Nesse sentido, novos estudos podem ser realizados com propostas que dependerão desse avanço.
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