Considerações sobre procedimentos teórico-metodológicos para a escrita da história da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Teresa Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22933
Resumo: “A História é uma velhota que se repete sem cessar” refere Eça de Queirós no seu livro “Cartas de Inglaterra”. O conhecimento da nossa história interessará hoje e sempre para o conhecimento do homem, como interessará o conhecimento da história da educação, em particular, o conhecimento da história da educação matemática. Não só por parecer repetir-se, como escreveu Eça de Queirós, como por auxiliar a perceber melhor o presente e contribuir para uma construção sustentada do futuro. Na verdade, não será necessário justificar, aqui, a importância da História. Temos, preferencialmente, outras preocupações. A primeira será: Quem escreve a história da educação da disciplina de Matemática? e a segunda: Como se escreve a história das disciplinas escolares? Este artigo procura dar uma possível resposta a estas questões, aprofundando a segunda questão, para nós de mais difícil resposta. Vamos, então, debruçar-nos sobre a metodologia para a escrita desta história que poderá ser feita por quem tem formação em matemática e em educação matemática, recorrendo à metodologia do historiador.
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spelling Considerações sobre procedimentos teórico-metodológicos para a escrita da história da educação matemáticaConsiderações sobre procedimentos teórico-metodológicos para a escrita da história da educação matemáticaArtigos“A História é uma velhota que se repete sem cessar” refere Eça de Queirós no seu livro “Cartas de Inglaterra”. O conhecimento da nossa história interessará hoje e sempre para o conhecimento do homem, como interessará o conhecimento da história da educação, em particular, o conhecimento da história da educação matemática. Não só por parecer repetir-se, como escreveu Eça de Queirós, como por auxiliar a perceber melhor o presente e contribuir para uma construção sustentada do futuro. Na verdade, não será necessário justificar, aqui, a importância da História. Temos, preferencialmente, outras preocupações. A primeira será: Quem escreve a história da educação da disciplina de Matemática? e a segunda: Como se escreve a história das disciplinas escolares? Este artigo procura dar uma possível resposta a estas questões, aprofundando a segunda questão, para nós de mais difícil resposta. Vamos, então, debruçar-nos sobre a metodologia para a escrita desta história que poderá ser feita por quem tem formação em matemática e em educação matemática, recorrendo à metodologia do historiador.“History is an old lady that is repeated incessantly” refers Eça de Queirós in his book “England Card”. The knowledge of our history will interest today and forever for the knowledge of man, as will interest the knowledge of the history of education, in particular, knowledge of the history of mathematics education. Not only because it seems to repeat itself, as Eça de Queirós wrote, as well as for helping to better understand the present and contribute to sustainable construction of the future. In fact, it is not necessary justify here the importance of History. We have, preferably, other concerns. The first is: Who writes the history of education of the discipline of mathematics?, and the second: How to write the history of school subjects? This article seeks to provide a possible answer to these questions, deepening the second question, for us more difficult to answer. So let’s dwell on the methodology for writing this story that may be made by anyone who has a background in mathematics and mathematics education, using the historian’s methodology.APM - Associação de Professores de Matemática2016-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22933por2183-28380872-3915Monteiro, Teresa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:28.630056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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