Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Ana Filipa Antunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5148
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_6d7e08aefb51b0ae23a88b8a9213d1c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa OcidentalHistória da arte - EuropaEnsino da históriaCivilização europeiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011O objectivo do presente trabalho é demonstrar aos alunos a importância da arte no ensino da História, pois permite promover o entendimento das rupturas e continuidades da História, no aspecto sócio - económico, político e cultural. Este relatório propõe um percurso do período romano ao românico. Sempre com o objectivo de promover uma reflexão histórica, bem como uma educação de valores e um respeito pelas diferentes culturas e ainda uma sensibilização para a preservação patrimonial. Durante as aulas optou-se por promover o documento iconográfico de forma a proporcionar um maior interesse dos alunos, tornando as aulas mais motivadoras e a aprendizagem mais significativa. Este trabalho pretende proporcionar aos alunos a compreensão das dinâmicas históricas através de um processo de continuidades e ritmos de desenvolvimento, condicionados por diversos factores, e a forma como se manifestam nos estilos artísticos. Esta experiência permite aos alunos a interpretação de um diálogo entre o passado e o presente, fundamental na compreensão histórica, bem como a formulação das hipóteses explicativas, através da interpretação do conteúdo de documentos iconográficos, representativo de elementos pictóricos, escultóricos e arquitectónicos. As experiências de aprendizagem desenvolvidas, em sala de aula, tiveram na base os objectivos propostos pelo programa curricular de História A.The objective of this study is to show students the importance of art in the teaching of History, because it allows and promotes an understanding of the ruptures and continuities throughout History, whether of a socio-economical, political or cultural nature. This report proposes a path from the Roman period to the Romanesque, always aiming to encourage a historical reflection through an education based on values and a respect for different cultures, whilst promoting awareness of patrimonial preservation. During the classes, we decided to promote the document of iconographic form in order to provide a greater interest on behalf of the students, making the classes more motivating and learning more meaningful. This work aims to provide students with an understanding of historical dynamics through a process of continuities and pace of development, conditional on various factors and the way they manifest themselves through artistic styles. This experience enables students the interpretation of a dialog between past and present, essential in historical understanding as well as in formulating explanatory hypotheses, through the interpretation of the content of the iconographic documents which represent elements of pictorial, sculptural and architectural features. The learning experiences developed in the classroom were according to the objectives proposed in the curriculum of History A.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaMartinho, Ana Filipa Antunes2012-02-02T17:51:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:37.994059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
title Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
spellingShingle Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
Martinho, Ana Filipa Antunes
História da arte - Europa
Ensino da história
Civilização europeia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
title_full Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
title_fullStr Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
title_full_unstemmed Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
title_sort Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
author Martinho, Ana Filipa Antunes
author_facet Martinho, Ana Filipa Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Ana Filipa Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv História da arte - Europa
Ensino da história
Civilização europeia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic História da arte - Europa
Ensino da história
Civilização europeia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-02T17:51:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5148
url http://hdl.handle.net/10451/5148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193851039744