Marketing político digital - uma perspectiva do consumidor quanto às estratégias de marketing nas eleições presidenciais brasileiras de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Debora Vilela dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28601
Resumo: O aumento de pessoas conectadas a internet e redes sociais, as mudanças na lei eleitoral referente ao fundo de campanha e o recente sucesso no marketing político digital nas últimas eleições americanas, fez com que os políticos finalmente começassem a enxergar esse meio de comunicação como fator relevante para o desempenho de uma corrida eleitoral. Entretanto a internet possui a sua própria linguagem, e as estratégias de companhas tradicionais devem ser adaptadas adequadamente para cada ferramenta, conseguindo dessa forma cumprir um dos principais conceitos do marketing: atender as necessidades do consumidor. O objetivo de estudo desta dissertação é entender as estratégias de marketing político digital, e investigar quais os meios de comunicação digitais são utilizados na promoção da visibilidade dos candidatos presidenciáveis nas eleições brasileiras de 2018, sobretudo tentar perceber qual a visão do eleitorado a respeito das estratégias utilizadas na campanha. O estudo em sua maior parte foi descritivo e observacional com o intuito de perceber as estratégias utilizadas pelos principais candidatos em campanha, tendo o levantamento de dados executado de forma quantitativa através de questionário online aplicado com 308 eleitores distribuídos em diversos estados do Brasil. Os resultados mostram como a estratégia de campanha de alguns candidatos no ano de 2018 se espelhou no modelo americano de marketing digital, observando, contudo, algumas discrepâncias na execução. Além disso, percebe-se a convergência dos meios de comunicação digital utilizados por políticos e eleitores, evidenciando o que o consumidor espera de uma campanha política digital e como a aplicação dessas estratégias influenciam na decisão de voto; ABSTRACT: Digital Political Marketing – a consumer perspective on marketing strategies in the 2018 Brazilian presidential elections The increase in people connected to the internet and social networks, the changes in the electoral law regarding the campaign fund and the recent success in digital political marketing in the last American elections, made politicians finally start to see this means of communication as a relevant factor for the performance of an electoral race. However, the internet has its own language, and the strategies of traditional companies must be adapted appropriately for each tool, thus achieving one of the main concepts of marketing: meet consumer needs. The objective of this studying is to understand the strategies of digital political marketing, and to investigate which digital media are used to promote the visibility of presidential candidates in the 2018 Brazilian elections, especially trying to understand what the electorate's view of the strategies used in the campaign. The study for the most part was descriptive and observational in order to understand the strategies used by the main candidates in the campaign, having the data survey performed in a quantitative way through an online questionnaire applied with 308 voters distributed in several states of Brazil. The results show how the campaign strategy in 2018 resembles the American model of digital marketing, noting, however, some discrepancies in execution. In addition, there is a convergence of the digital media used by politicians and voters, highlighting what the consumer expects from a digital political campaign and how the application of these strategies influence the voting decision.
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