Os Centros Locais de Aprendizagem e o desenvolvimento local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Manuela Alexandra Andrade Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11869
Resumo: Numa sociedade global, um dos direitos fundamentais de qualquer individuo é o acesso a formação e educação que o prepare para uma cidadania ativa. Em Portugal, existem algumas assimetrias em várias áreas e umas delas diz respeito à localização geográfica das instituições de ensino superior. Apesar de já existir uma oferta diversificada de universidades e institutos politécnicos, ainda há zonas em que existe uma oferta desigual. Nas zonas mais rurais e afastadas dos grandes centros, a oferta é mais escassa e isso dificulta o acesso a essas instituições. O ensino a distância é um método que permitiu diminuir algumas dessas desigualdades em termos educativos, uma vez que não está limitado em espaço e tempo e é acessível em qualquer lugar do mundo. Esta investigação tem por base a Universidade Aberta (UAb), mais propriamente o projeto dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) que surgiram com o objetivo de descentralizar o acesso ao ensino superior, criando Centros da UAb em zonas rurais e afastadas dos centros urbanos. O objetivo desta investigação é perceber qual o impacto que os CLA têm no seu meio envolvente enquanto agentes de desenvolvimento, uma vez que focam a sua intervenção local através de atividades formais e não-formais que desenvolvem, com entidades locais, assim como o seu impacto cultural e educacional. No sentido de responder aos objetivos definidos, foi realizada uma investigação exploratória com catorze parceiros locais de quatro CLA da UAb da região Centro do país. Esta investigação permitiu-nos concluir que os CLA são considerados agentes de desenvolvimento para a região em que se encontram, havendo um desejo de continuidade das parcerias existentes. No entanto, verificou-se que, em alguns casos, a comunidade ainda desconhece o modelo pedagógico da UAb, assim como o projeto dos CLA e os seus objetivos.
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