Acercar Lisboa ao Tejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleixo, Joana Sofia Fialho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16425
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_6da40382a8a28ce458d35e7b10266597
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acercar Lisboa ao TejoReconversão do sistema ferroviário oriental de Lisboa, como motor da regeneração urbanaSanta ApolóniaFrente ribeirinhaRegeneração urbanaMobilidadeWaterfrontUrban regenerationMobilityDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O presente relatório constitui a base teórica que suporta e justifica o Projeto Final de Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo. Baseado no tema das Frentes Ribeirinhas em Cidades Pós-Industriais e nas intervenções de regeneração urbana que se têm assistido nestes territórios, focando-se, também, na importância que os transportes tiveram no desenvolvimento da cidade. A intervenção situa-se na zona oriental de Lisboa, por se considerar uma área com potencial mas que se encontra desvalorizada devido aos vários constrangimentos urbanos que impedem uma continuidade urbana. As infraestruturas como a linha férrea de Santa Apolónia e o porto de Lisboa, criam o efeito barreira, impedindo não só, a relação entre a cidade em si, como a relação da cidade com o rio. Além disso, criam um ambiente hostil que tanto caracteriza esta Lisboa Oriental. Desde a criação da Estação do Oriente que Santa Apolónia tem vindo a perder importância, enquanto estação de comboios. Apesar do seu valor simbólico, considera-se que o comboio é um transporte inadequado para o centro da cidade. Com o intuito de resolver este problema, a intervenção passa pela Reconversão do Sistema Ferroviário Oriental como Motor da Regeneração Urbana, criando uma alternativa à existência do comboio. Com intervenção urbana entre Santa Apolónia e Xabregas.ABSTRACT: This report constitutes the theoretical basis that supports and justifies the Final Project of Integrated Master in Architecture specializing in Urbanism. Based on the theme of the Waterfront in Post-Industrial Cities and urban regeneration interventions observed in these territories, also focusing on the importance that transportation had in the development of the city. The intervention is located in the eastern Lisbon area, due to its potential, but devalued by various urban constraints that prevent an urban continuity. Infrastructures like the Santa Apolonia railway line and the Lisbon port, creating a barrier effect, preventing not only the link between the city itself and also between the city and the river. In addition, they create an hostile environment characterising East Lisbon. Since the creation of the Oriente Station, the Santa Apolonia station has been losing its importance. Despite its symbolic and cultural value, the train is nowadays considered an inadequate mean of transportation to the city center. To solve this issue, the intervention involves the Reconversion of the Eastern Railway System as Motor of Urban Regeneration, creating an alternative to the outdated train. With urban intervention between Santa Apolonia and Xabregas.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaCosta, João Pedro de AbreuVale, David de Sousa, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaAleixo, Joana Sofia Fialho2018-11-29T16:04:26Z2018-03-142018-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16425TID:201947633porALEIXO, Joana Sofia Fialho - Acercar Lisboa ao Tejo : reconversão do sistema ferroviário oriental de Lisboa, como motor da regeneração urbana.- Lisboa: FA, 2018. Disseertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:50.129751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acercar Lisboa ao Tejo
Reconversão do sistema ferroviário oriental de Lisboa, como motor da regeneração urbana
title Acercar Lisboa ao Tejo
spellingShingle Acercar Lisboa ao Tejo
Aleixo, Joana Sofia Fialho
Santa Apolónia
Frente ribeirinha
Regeneração urbana
Mobilidade
Waterfront
Urban regeneration
Mobility
title_short Acercar Lisboa ao Tejo
title_full Acercar Lisboa ao Tejo
title_fullStr Acercar Lisboa ao Tejo
title_full_unstemmed Acercar Lisboa ao Tejo
title_sort Acercar Lisboa ao Tejo
author Aleixo, Joana Sofia Fialho
author_facet Aleixo, Joana Sofia Fialho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, João Pedro de Abreu
Vale, David de Sousa, coorientador
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleixo, Joana Sofia Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Santa Apolónia
Frente ribeirinha
Regeneração urbana
Mobilidade
Waterfront
Urban regeneration
Mobility
topic Santa Apolónia
Frente ribeirinha
Regeneração urbana
Mobilidade
Waterfront
Urban regeneration
Mobility
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29T16:04:26Z
2018-03-14
2018-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16425
TID:201947633
url http://hdl.handle.net/10400.5/16425
identifier_str_mv TID:201947633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALEIXO, Joana Sofia Fialho - Acercar Lisboa ao Tejo : reconversão do sistema ferroviário oriental de Lisboa, como motor da regeneração urbana.- Lisboa: FA, 2018. Disseertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131107750313984